Gerúndios e Infinitivos Em Inglês

Gerúndios e Infinitivos Em InglêsGerúndios e Infinitivos Em Inglês costumam deixar muita gente desnorteada. É assim que você se sente sobre esse assunto? O que tem de gente procurando por lista de infinitivos e gerúndios em inglês pela internet não é brincadeira. Também pudera, não é raro ficarmos com dúvidas sobre como e quando usar gerúndios em inglês e como e quando usar infinitivos em inglês.  Calma! Não esquenta a cabeça! Você não está sozinho nesse barco.

Muitos verbos em inglês se comportam de maneira distinta, sendo que há inclusive o caso de verbos que são usados no gerúndios e infinitivo, é mole? Antes de entramos nesse assunto e debruçarmos sobre esse tema, eu gostaria de te convidar para conhecer o nosso canal de inglês no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas assistindo as nossas aulas de inglês por lá. Tem gente do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e muitos outros cantos do mundo. Como sempre dizemos por aqui: escolas de inglês e cursos de inglês online são importantes, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecê-lo].

Gerúndios e Infinitivos Em Inglês

Muitas construções de orações e frases em inglês envolvem o uso de um objeto direito indireto ou . Se alguém lhe diz em português: eu gosto…. Isso por acaso faz algum sentido para você? você pode perguntá-la: gosta do quê, meu filho? Será que dá para ser mais específico? É justamente o que ocorre na língua inglesa, muitas frases pedem um complemento que é chamado de objeto para que ela não fique sem sentido.  Vamos grifar o objeto da frase abaixo de verde.

Exemplo 1: I enjoy music.

[eu curto música] 

O substantivo música (music em inglês) é o objeto da frase. Se o orador optasse por dizer I enjoy….. (eu curto) muito provavelmente quem o escuta iria lhe fazer uma pergunta como a que apontamos acima. É tiro e queda. Ouse fazer uma frase sem sentido e muito provavelmente a investigação corretá solta. Agora, você também pode dizer que curte fazer algo.

Exemplo 2: I enjoy listening to music

[curto ouvir música]

Listen to music significa ouvir música.O objeto de uma frase, como conseguímos aduzir dos dois exemplos acima pode ser composto por um substantivo (primeiro exemplo – music) ou até mesmo um verbo no seu formato ing que é chamado de gerúndio – listening).  É bem verdade que uma terceira opção para o objeto é um pronome como em I love her (eu a amo). Assim, o objeto pode ser um verbo, substantivo e inclusive um pronome (object pronoun em inglês). Apenas à título de curiosidade, saiba que a parte grifada nos exemplos é chamada de gerund phrase em inglês.

Veja o próximo exemplo:

Exemplo 3: I want a sandwich.

[quero um sanduíche]

Se você comparar o exemplo 3 com o exemplo 1 vai notar a presença do artigo ‘a’ no terceiro exemplo, diferentemente do primeiro exemplo que não usamos o artigo. Isso tem a ver com o tema substantivos contáveis e incontáveis como já explicamos [nesse vídeo, clique].

Retomando a explicação, no exemplo 3 temos a presença do substantivo sandwich, isto é, sanduíche. Agora repare nesse quarto exemplo:

Exemplo 3: I want to eat a sandwich.

[quero um comer um sanduíche]

É como dizemos na nossa língua: eu quero…..tá, mas você quer o que? Resposta: comer um sanduíche. O objeto de um verbo também pode ser um verbo no formato to o qual é chamado de infinitivo. Qual é o objeto do verbo want na frase acima? Resposta: to eat (comer).

Um detalhe importante é que o primeiro verbo pode estar no passado, presente ou futuro.

Gerúndios e infinitivos em inglês: qual escolher?

Como vimos acima, alguns verbos em inglês são seguindo por um gerúndio (verbo no formato ing) e outros verbos em inglês são seguidos por um verbo na forma infinitivo. Há ainda um terceiro caso que é: alguns verbos comportam o gerúndio ou o verbo no infinitivo, isto  é, fica à gosto do freguês.

Veja a lista de infinitivos e gerúndios em inglês que preparamos para os nossos leitores. Não colocamos todos os verbos da face da terra, mas apenas alguns que achamos interessante vocês saberem de cor.

Verbos Que São Seguidos de Gerúndios (verbos + ing)
VERBOSIGNIFICADOEXEMPLOTRADUÇÃO
enjoycurtir, gostarI enjoy working in my garden Curto me dedicar ao jardim
finishterminar, finalizarJack finished studying at midnight Jack terminou de estudar à meia noite
stopparar, cessarIt stopped raining a few minutes ago Parou de chover a alguns minutos atrás
quitdesistir, parar, abandonar, largar Daniel quit smoking Daniel parou de fumar
postponepostergar I postponed doing my homework Eu posterguei o meu dever de casa
put offadiar I put off doing my homework Eu adiei o meu dever de casa
keepmanter, continuar Keep walking. Don’t stop Continue andando. Não pare
discussdiscutir They discussed buying a new car Eles discutiram a respeito da compra de um novo carro
Verbos Que São Seguidos do Infinitivo (verbos com to)
VERBOSIGNIFICADOEXEMPLOTRADUÇÃO
wantquererI want to say thank youEu quero lhe agradecer
needprecisar, necessitarJack needs to talk to youJack precisa conversa com você
hopeesperar (ter esperança), pretenderI hope to see you soonEspero lhe ver em breve
expectesperar (ter esperança), aguardar I expect to get to São Paulo at 8Espero chegar em São Paulos às 8
promiseprometer I promise not to tell a thingPrometo não contar nada
refusese negar, negar He resused to answer Ele se negou a respoder
decidedecidir, resolverI decided not to goDecidi não ir
forgetesquecerI forgot to buy some milk Esqueci de comprar leite
Verbos Que São Seguidos de Gerúndios ou Infinitivo
VERBOSIGNIFICADOEXEMPLOTRADUÇÃO
begincomeçar iniciarIt began to rain / it began rainingcomeçou a chover
startcomeçar, iniciarIt started to snow / it started snowingcomeçou a nevar
continuecontinuarBob continued to work / Bob continued working Bob continuou a trabalhar
hatedetestar, odiar Jack hates to go to the dentist / jack hates going to the dentist Jack detesta ir ao dentista

 

É evidente pessoal que como toda boa regra existem alguma exceções e verbos que se comportam de maneiras especiais, se assim podemos dizer.

Verbo INTEND

O verbo intend é geralmente seguido de um verbo no gerúndio, apesar de ser mais comum o uso de um verbo no infinitivo após intend.

Ex: I intend to go to Brazil on my next vacation. | I intend going to Brazil on my next vacation.

[pretendo ir ao Brasil nas minhas próximas férias] 

Verbo TRY

Geralmente o verbo que vem após try está no formato infinitivo e vincular a ideia de ser esforçar. Também é possível encontrarmos um gerúndio depois de try para vincular a ideia de aplicar uma nova abordagem.

Ex: I’m trying to learn english.

[estou tentando aprender inglês]

Ex: Daniel tried to finish his report before midnight.

[Daniel tentou terminar o seu relatório antes de meia-noite] 

Ex: I tried opening the windows, but that didn’t work.

[tentei abrir as janelas, mas não adiantou] 

Verbo LIKE

O verbo like é um verbo mais chatinho, pois pode ser seguido de um gerúndio ou verbo no infinitivo. A composição would like, no entanto, é seguida de um infinitivo e não gerúndio.

Ex: I like to go to movies | I like going to movies

[gosto de ir ao cinema] 

Ex: I would like to a movie tonight.

[gostaria de ir ao cinema hoje a noite]

Então é isso pessoa. Espero que esse artigo sobre gerúndios e infinitivos lhe tenha ajudado de alguma forma. Se você quiser saber mais alguma coisa sobre como usar gerúndio em inglês ou como usar infinitivo em inglês, deixe a sua mensagem abaixo. A gente faz questão de responder todos os nosso leitores. Não se esqueça de baixa a lista de gerúndios e infinitivos que disponibilizamos nesse texto em formato PDF. Assim você poderá consultá-la, mesmo se estiver sem acesso a internet. Para continuar aprendendo inglês com o inglês no teclado, conheça o nosso canal no Youtube. Essa é a melhor maneira de você melhorar a sua pronúncia e escuta  [clique aqui para conhecê-lo]. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui como textos e artigos. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

 Curtir página do Facebook

[imagem desse texto]
Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta