Home Gramática da língua inglesa Gerúndios e Infinitivos Em Inglês

Gerúndios e Infinitivos Em Inglês

by Daniel Silva
0 comment

Gerúndios e Infinitivos Em InglêsGerúndios e Infinitivos Em Inglês costumam deixar muita gente desnorteada. É assim que você se sente sobre esse assunto? O que tem de gente procurando por lista de infinitivos e gerúndios em inglês pela internet não é brincadeira. Também pudera, não é raro ficarmos com dúvidas sobre como e quando usar gerúndios em inglês e como e quando usar infinitivos em inglês.  Calma! Não esquenta a cabeça! Você não está sozinho nesse barco.

Muitos verbos em inglês se comportam de maneira distinta, sendo que há inclusive o caso de verbos que são usados no gerúndios e infinitivo, é mole? Antes de entramos nesse assunto e debruçarmos sobre esse tema, eu gostaria de te convidar para conhecer o nosso canal de inglês no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas assistindo as nossas aulas de inglês por lá. Tem gente do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e muitos outros cantos do mundo. Como sempre dizemos por aqui: escolas de inglês e cursos de inglês online são importantes, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecê-lo].

Gerúndios e Infinitivos Em Inglês

Muitas construções de orações e frases em inglês envolvem o uso de um objeto direito indireto ou . Se alguém lhe diz em português: eu gosto…. Isso por acaso faz algum sentido para você? você pode perguntá-la: gosta do quê, meu filho? Será que dá para ser mais específico? É justamente o que ocorre na língua inglesa, muitas frases pedem um complemento que é chamado de objeto para que ela não fique sem sentido.  Vamos grifar o objeto da frase abaixo de verde.

Exemplo 1: I enjoy music.

[eu curto música] 

Advertisement

O substantivo música (music em inglês) é o objeto da frase. Se o orador optasse por dizer I enjoy….. (eu curto) muito provavelmente quem o escuta iria lhe fazer uma pergunta como a que apontamos acima. É tiro e queda. Ouse fazer uma frase sem sentido e muito provavelmente a investigação corretá solta. Agora, você também pode dizer que curte fazer algo.

Exemplo 2: I enjoy listening to music

[curto ouvir música]

Listen to music significa ouvir música.O objeto de uma frase, como conseguímos aduzir dos dois exemplos acima pode ser composto por um substantivo (primeiro exemplo – music) ou até mesmo um verbo no seu formato ing que é chamado de gerúndio – listening).  É bem verdade que uma terceira opção para o objeto é um pronome como em I love her (eu a amo). Assim, o objeto pode ser um verbo, substantivo e inclusive um pronome (object pronoun em inglês). Apenas à título de curiosidade, saiba que a parte grifada nos exemplos é chamada de gerund phrase em inglês.

Veja o próximo exemplo:

Exemplo 3: I want a sandwich.

[quero um sanduíche]

Se você comparar o exemplo 3 com o exemplo 1 vai notar a presença do artigo ‘a’ no terceiro exemplo, diferentemente do primeiro exemplo que não usamos o artigo. Isso tem a ver com o tema substantivos contáveis e incontáveis como já explicamos [nesse vídeo, clique].

Retomando a explicação, no exemplo 3 temos a presença do substantivo sandwich, isto é, sanduíche. Agora repare nesse quarto exemplo:

Exemplo 3: I want to eat a sandwich.

[quero um comer um sanduíche]

É como dizemos na nossa língua: eu quero…..tá, mas você quer o que? Resposta: comer um sanduíche. O objeto de um verbo também pode ser um verbo no formato to o qual é chamado de infinitivo. Qual é o objeto do verbo want na frase acima? Resposta: to eat (comer).

Um detalhe importante é que o primeiro verbo pode estar no passado, presente ou futuro.

Gerúndios e infinitivos em inglês: qual escolher?

Como vimos acima, alguns verbos em inglês são seguindo por um gerúndio (verbo no formato ing) e outros verbos em inglês são seguidos por um verbo na forma infinitivo. Há ainda um terceiro caso que é: alguns verbos comportam o gerúndio ou o verbo no infinitivo, isto  é, fica à gosto do freguês.

Veja a lista de infinitivos e gerúndios em inglês que preparamos para os nossos leitores. Não colocamos todos os verbos da face da terra, mas apenas alguns que achamos interessante vocês saberem de cor.

Verbos Que São Seguidos de Gerúndios (verbos + ing)
VERBO SIGNIFICADO EXEMPLO TRADUÇÃO
enjoy curtir, gostar I enjoy working in my garden  Curto me dedicar ao jardim
finish terminar, finalizar Jack finished studying at midnight  Jack terminou de estudar à meia noite
stop parar, cessar It stopped raining a few minutes ago  Parou de chover a alguns minutos atrás
quit desistir, parar, abandonar, largar  Daniel quit smoking  Daniel parou de fumar
postpone postergar  I postponed doing my homework  Eu posterguei o meu dever de casa
put off adiar  I put off doing my homework  Eu adiei o meu dever de casa
keep manter, continuar  Keep walking. Don’t stop  Continue andando. Não pare
discuss discutir  They discussed buying a new car  Eles discutiram a respeito da compra de um novo carro
Verbos Que São Seguidos do Infinitivo (verbos com to)
VERBO SIGNIFICADO EXEMPLO TRADUÇÃO
want querer I want to say thank you Eu quero lhe agradecer
need precisar, necessitar Jack needs to talk to you Jack precisa conversa com você
hope esperar (ter esperança), pretender I hope to see you soon Espero lhe ver em breve
expect esperar (ter esperança), aguardar  I expect to get to São Paulo at 8 Espero chegar em São Paulos às 8
promise prometer  I promise not to tell a thing Prometo não contar nada
refuse se negar, negar  He resused to answer  Ele se negou a respoder
decide decidir, resolver I decided not to go Decidi não ir
forget esquecer I forgot to buy some milk  Esqueci de comprar leite
Verbos Que São Seguidos de Gerúndios ou Infinitivo
VERBO SIGNIFICADO EXEMPLO TRADUÇÃO
begin começar iniciar It began to rain / it began raining começou a chover
start começar, iniciar It started to snow / it started snowing começou a nevar
continue continuar Bob continued to work / Bob continued working  Bob continuou a trabalhar
hate detestar, odiar  Jack hates to go to the dentist / jack hates going to the dentist  Jack detesta ir ao dentista

 

É evidente pessoal que como toda boa regra existem alguma exceções e verbos que se comportam de maneiras especiais, se assim podemos dizer.

Verbo INTEND

O verbo intend é geralmente seguido de um verbo no gerúndio, apesar de ser mais comum o uso de um verbo no infinitivo após intend.

Ex: I intend to go to Brazil on my next vacation. | I intend going to Brazil on my next vacation.

[pretendo ir ao Brasil nas minhas próximas férias] 

Verbo TRY

Geralmente o verbo que vem após try está no formato infinitivo e vincular a ideia de ser esforçar. Também é possível encontrarmos um gerúndio depois de try para vincular a ideia de aplicar uma nova abordagem.

Ex: I’m trying to learn english.

[estou tentando aprender inglês]

Ex: Daniel tried to finish his report before midnight.

[Daniel tentou terminar o seu relatório antes de meia-noite] 

Ex: I tried opening the windows, but that didn’t work.

[tentei abrir as janelas, mas não adiantou] 

Verbo LIKE

O verbo like é um verbo mais chatinho, pois pode ser seguido de um gerúndio ou verbo no infinitivo. A composição would like, no entanto, é seguida de um infinitivo e não gerúndio.

Ex: I like to go to movies | I like going to movies

[gosto de ir ao cinema] 

Ex: I would like to a movie tonight.

[gostaria de ir ao cinema hoje a noite]

Então é isso pessoa. Espero que esse artigo sobre gerúndios e infinitivos lhe tenha ajudado de alguma forma. Se você quiser saber mais alguma coisa sobre como usar gerúndio em inglês ou como usar infinitivo em inglês, deixe a sua mensagem abaixo. A gente faz questão de responder todos os nosso leitores. Não se esqueça de baixa a lista de gerúndios e infinitivos que disponibilizamos nesse texto em formato PDF. Assim você poderá consultá-la, mesmo se estiver sem acesso a internet. Para continuar aprendendo inglês com o inglês no teclado, conheça o nosso canal no Youtube. Essa é a melhor maneira de você melhorar a sua pronúncia e escuta  [clique aqui para conhecê-lo]. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui como textos e artigos. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

 [vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

[imagem desse texto]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy