Aqui, em nossa página, você encontra diversas explicações sobre o gerúndio. Basta utilizar a lupa no topo desse site para encontrar mais explicações. Nesse novo post, vou citar 4 regras sobre como obter o gerúndio do verbo em inglês. Você precisa adicionar o ing ao verbo e não sabe como fazer isso? Está no lugar certo.

De qualquer jeito, não se esqueça de conferir as nossas aulas de inglês online no Youtube. Lá você também tem a oportunidade de não só aprender inglês, mas, também, melhorar a sua pronúncia.

REGRA 1

Se o verbo possuir uma única sílaba e terminar com apenas com uma consoante (com exceção das letras h,w,x e y) a qual é precedida de uma só vogal, dobra-se a consoante, antes de se acrescentar ing.

Observe o verbo work que vira working.

Ex: I’ve been working like a dog.

Advertisement

[tenho trabalhado feito um condenado]

Repare, agora, no verbo put que vira putting:

Ex: Stop putting thing off.

[pare de procrastinar tudo]

Por fim, citamos o verbo stop – o qual é modificado para stopping.

Ex: They asked for the public’s help in stopping the spread of COVID-19.

[eles pediram a ajuda da população para conter a disseminação do covid-19]

REGRA 2

Caso o verbo possua duas sílabas, termine em uma só consoante (com exceção das letras h,w,x,y) a qual é precedida de uma só vogal (com o acento que recai na última sílaba), dobra-se a consoante final, antes de se acrescentar ing.

Um exemplo que adota essa regra é o verbo admit (admitir):

Ex: He died of COVID-19 after admitting he thought it was a hoax.

[He died of COVID-19 after admitting he thought it was a hoax]

REGRA 3

Quando o verbo terminar com a letra ‘e’ com pronúncia muda (não a pronunciamos), removemos e letra ‘e’ do final da palavra. Esse é o caso de palavras como live, write, come, love – que viram living, writing, coming e loving. Se a letra ‘e’ não for muda, não retiramos a letra e – caso de be e see.

REGRA 4

Caso o verbo termine em ie, substituímos esse par de letras por y, antes de acrescentar ing. É o caso dos verbo die e lie, por exemplo, pois viram dying e lying.

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy