Home Gramática da língua inglesa Tempo verbal Presente Perfeito: Explicação e exemplos

Tempo verbal Presente Perfeito: Explicação e exemplos

by Daniel Silva
0 comment

No artigo anterior, vimos uma das funções do tempo verbal Present PerfectConforme aprendemos, empregamos o tempo verbal presente perfeito para designar fatos, eventos, acontecimentos, ações que começaram no passado, mas que de alguma forma estão conectados ao atual momento (o presente).

Imagine agora que alguém te pergunte se você quebrou o braço. 

Preste atenção, você quebrou o braço (ação no passado) e hoje você está com o braço enfaixado.

Ex: Have you broken your arm?

O past participle broken vem de qual verbo? To break (quebrar).

Advertisement

Em uma tradução livre ficaria “Você quebrou o braço?”, não seria, então, Simple Past? É ai que está o segredo! Nenhum na verdade!

Utilizamos o Present Perfect e não o Simple Past quando queremos focar no evento não no momento exato quando tal evento ocorreu.

Utilizando o Simple Past poderíamos perguntar:

Ex: When did you break you arm?

Utilizando o tempo verbal presente perfeito – Have you broken your arm? focamos no fato de se ter quebrado o braço e não quando isso ocorreu.

Agora vejamos um exemplo diferente:

Digamos que você ficou de conversar com o seu vizinho sobre algo, mas agora já são 23:30 e você está com medo de incomodá-lo, pois já está tarde. Sua esposa/marido diz:

Você conversou com o Paulo?

Como o dia não acabou ainda ( faltam 30 minutos e o Paulo é seu amigo de futebol há anos) você diz para a sua esposa/marido: No, I haven’t.

Isso significa que você ainda poderá alterar a situação e conversar com o Paulo antes que o dia acabe.

Utilizamos o tempo verbal presente perfeito quando uma situação que começou no passado ainda pode ser alterada.

O dia não acabou e, portanto, você não terá que voltar no tempo  para conversar com o Paulo. A situação ainda poderá ser alterada.

Utilizamos tempo verbal presente perfeito quando queremos saber se em algum momento na vida de uma pessoa ele/ela já realizou algo que é de nosso interesse saber. Por exemplo, uma viagem para a Europa, algo ilícito, comer peixe cru..

Para isso poderemos usar as palavras ever e  never.

Vejamos um exemplo:

Ex:  Have you ever been to Europe?

Possíveis respostas:

-Yes, I have already been to Europe.

– No I’ve never been to Europe.

Usamos a palavra ever na construção de perguntas do tempo verbal presente perfeito fazendo referência desde o momento em que você saiu da barriga da sua mãe até os tempos atuais, ou seja, em algum momento na sua vida.

Para expressar a ideia de “nunca” utilizamos a palavra never. Already expressa a ideia de já, como em: Sim, eu já estive na Europa.

[vc_button title=”Ver canal do Youtube” target=”_self” color=”red” href=”https://www.youtube.com/channel/UCpQlroCo9UpR1ONqNqUksLQ”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy