LOCKDOWN: O QUE SIGNIFICA LOCKDOWN?

O QUE SIGNIFICA LOCKDOWN EM INGLÊS? Você já deve ter ouvido esse termo por aí. Mas sabe qual é a “tradução de lockdown”? Por exemplo, o Governador disse que farão “lockdown”. O que isso significa? Essa é uma combinação de duas palavras do inglês que são escritas como um único vocábulo. Em Inglês, existem termos que são compostos de duas palavras e que a junção delas dá um único sentido.

O QUE SIGNIFICA LOCKDOWN?

Lockdown significa trancafiar ou confinamento compulsório, isto é, ninguém sai e ninguém entra de onde estiver. É uma palavra do inglês que pegamos emprestado, por não existir termo equivalente em nossa língua. O lockdown é muito comum como medida decorrente de um tiroteio policial em escolas nos Estados Unidos – quando um maníaco entra e começa a atirar em pessoas e a polícia exige que todos fiquem em suas casas (ninguém coloca o pé do lado de fora). Outra situação em que pode ocorrer o lockdown é quando há brigas, motins e badernas em presídios e as autoridades decidem que ninguém sairá da cela, após a rebelião.

DICA RÁPIDA  Como Dizer Sensação Do Momento Em Inglês?

No caso do coronavírus, falamos em lockdown, pois pessoas passam  a ser obrigadas a permanecerem em seus lares. No confinamento, temos uma simples recomendação de autoridades, no lockdown, por outro lado, é uma ordem a ser acatada por todos com possibilidade de aplicação de sanções severas e sermos interpelados na rua por policias que buscam saber o motivo de estarmos na rua. As ruas são fechadas por barreiras de modo que o tráfego de pessoas e carros também decaem subitamente. É uma forma de nos protegermos de um inimigo do lado de fora dos nossas casas. Se no confinamento lojas são fechadas, no lockdown as ações de fiscalização se intensificam para que os proprietários não ousem burlar a regra (como o fazem no confiamento).

DICA RÁPIDA  Mandão em Inglês: como dizer mandão em Inglês? (áudio)

A primeira parte do termo (lock) faz referência ao ato de trancar e a outra parte (down) ao aspecto do inevitabilidade ou compulsoriedade. Se trata, portanto de um protocolo de emergência (uma ação de governo) que, a princípio, é usado em ambientes menores (como imóveis), mas nada impede que seja imposto a uma cidade (algo bem maior) em razão das circunstâncias de contaminação. Observe uma frase e exemplo em inglês:

DICA RÁPIDA  Como Dizer Pessoa Voada, Desligada? (cabeça de vento em inglês)

Ex: The school went into lockdown after the shooting.

[a escola foi submetida ao lockdown após o tiroteio]

Entendeu o “significado de lockdown”? Espero que sim. Não confunda com look down (que possui sentido completamente diferente) e já foi tratado aqui no blog [nesse artigo, clique].

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta