Home OFF-TOPIC Ganhar Dinheiro Na Internet (Relato Sincero)

Ganhar Dinheiro Na Internet (Relato Sincero)

by Daniel Silva
0 comment

Ganhar Dinheiro Na Internet Que título mais maluco! Ganhar Dinheiro Na Internet? Não é raro nos depararmos com perguntas do tipo:  “Quanto ganham os blogueiros brasileiros?” ou “Quanto ganham os Youtubers?” – você sabe a resposta?

Acho que muita gente associa o domínio de alguma habilidade a uma potencial máquina geradora de lucro. Não é raro alguém dizer “ei, você pinta muito bem, deveria vender os seus quadros!”; ou “você manja muito de CAD, deveria dar algumas aulinhas”. Como muito bem destacou o mega-empresário Ricardo Semler em uma entrevista concedida ao programa Diários com Mário Sérgio Conti, exibida na Globo News:

“Achamos que moramos em um mundo cada vez democrático, mas a verdade é que a gente vive em uma monarquia e somos todos súditos do ‘King Cash’, o ‘Rei Grana’“.

Semler é um gênio do mundo dos negócios e opõe-se à forma de ensino vigente, principalmente no Brasil. Dentre os seus grande projetos, está uma escola – completamente diferente da escola tradicional que conhecemos cuja grade escolar é bem definida, contemplando matérias completamente desassociadas e nem um pouco interdisciplinar.

Voltando ao tópico central desse texto, essa questão das pessoas enxergarem nos blogs e Youtube uma oportunidade de ganhar a vida é real, contanto que elas mesmas a torne real.

Advertisement

Nunca comentei aqui no blog como já ganhei dinheiro na internet e como pretendo ganhar muito mais.

Don’t get me wrong. Inicialmente, pode soar meio stuck-up essa minha colocação e nos levar a raciocinar algo como “ora, quem ele pensa que é para falar desse jeito com tanta confiança sobre o futuro? O sabedor das sabedorias?”

A minha intenção não é escrever um texto onde eu mesmo fico me idolatrando e apontando as minhas qualidades – longe disso! A minha vida inteira fui uma pessoa reservada e não será a monarquia do King Cash que irá me fazer pensar diferente.

Em outros artigos no Inglês no Teclado, comentei sobre como aprendi a língua inglesa e porque hoje sou muito grato por esta oportunidade. Para saber como tudo começou leia os textos:

Ocorre que nunca esmiucei como isso se deu, ou seja, o porquê de eu me sentir uma pessoa de sorte – por ter aprendido a língua inglesa assim como a forma exata usada para monetizar essa “minha habilidade”.

Um dos meus artigos mais visitados (senão o mais) é : Sotaque do brasileiro falando Inglês (áudio). Com menos de 10 dias de publicação apenas essa artigo teve aproximadamente 700 visualizações. Nada mal para quem nunca imaginou que um único post geraria tanto rebuliço em tão pouco tempo. Mas como eu lucrei online e penso em ganhar muito mais dinheiro na internet daqui para frente?

Como ganhei dinheiro na internet por causa do inglês e pretendo ganhar ainda mais

Você que está aí do outro lado deve estar encucado(a) até agora: como esse profeta pensa em ganhar tanto money assim?

Primeiro, vejamos como eu ganhei dinheiro o longo da minha vida por causa do inglês. Considerando que você já leu um pouco a meu respeito e está ciente da minha trajetória e primeiro contato com a língua inglesa, tudo ocorreu devido a insistência da minha mãe.

Minha mãe dizia: Vai menino! Ou vai para a aula ou a casa cai! (mais ou menos assim rsrsrs 😆 )

Me lembro quando comecei a dar aulas em uma escola de inglês e depois de algum tempo aulas particulares. Nunca pensei que um mero professor de inglês pudesse ganhar uma grana tão boa a ponto de começar a operar no mercado acionário. O meu almoço era: Olho no garfo, olho no noticiários da Bloomberg News.

Não que eu estivesse fazendo fortunas com o dinheiro que recebia pelo meu trabalho, mas era suficiente para eu me virar e investir na bolsa.

E o trabalho não parou.  Eram alunos e mais alunos de aula particular e artigos científicos advindos de professores e alunos universitários que me procuravam para fins de tradução.

Naquele tempo eu era professor de inglês em uma escola de inglês, mas não me contentava com pouco. Recém-chegado de um intercâmbio dos Estados Unidos, me dediquei com força total a língua inglesa até que resolvi criar um blog (isso em 2009).

Contudo, acabei me desligando do blog e simplesmente optei por deixar esse projeto de lado, o que foi um tremendo erro – reconheço. Sempre me perguntei o que eu deveria fazer para ganhar mais dinheiro. O que ocorreu? Enquanto eu pensava, dezenas de professores ganharam espaço na blogosfera e também no Youtube-Brasil. Em termos de audiência, a minha página acabou ficando para trás.

No final de 2014 reconheci o erro de ter colocado o projeto de ensino online na gaveta e o retomei com força total. Hoje (2017) somos um dos blogs de inglês online que mais cresce com centenas de textos inseridos no blog e dezenas de vídeos no nosso canal oficial [clique aqui para conhecê-lo] todos os anos. Nosso canal no Youtube cresce a passos largos e se consolida como uma renda passiva que fermenta meus ganhos todos os dias.  😉

É bem verdade que, paralelamente, outras pessoas também tiveram essa ideia, mas nada que me impedisse de sobressair perante tantos concorrentes, modéstia à parte.

O que digo para quem quer ganhar dinheiro na internet é combinar uma fórmula mágica (que de mágica mesmo nada tem): volume e qualidade.

Que fique claro. Para ganhar dinheiro na internet é preciso comer farofa para depois comer peru. E isso vale tanto para ganhar dinheiro no Youtube  quanto para ganhar dinheiro com blog.

Como Ganhar Dinheiro Na Internet?

Para ganhar dinheiro na internet costumo dizer que há, de maneira geral, dois caminhos. O futuro Youtuber brasileiro ou blogueiro investe pesado logo no início do projeto com pessoas para lhe ajudar a tornar o negócio mais profissional e rapidamente conhecido com direito a anúncios pela internet – sempre na esperança de fazer o negócio ficar no verde.

Ou, então, os youtubers brasileiros e blogueiros podem construir o seu pequeno império aos poucos ao longo de três, quatro ou cinco anos, de acordo com o ramo ou nicho escolhido para atuar.

Eu, particularmente, preferi seguir o segundo caminho para ganhar dinheiro na internet. Trabalho com duas frentes: blog e canal no Youtube. Gasto muito pouco dinheiro (praticamente nenhum) com mídia paga. Sou adepto à fórmula chamada ‘volume’ (números de artigos no blog e de vídeos no Youtube) sem deixar a qualidade de lado.

Para ganhar dinheiro na internet por esse caminho citado, você precisa de uma audiência muito forte e para isso só vai conseguir quando tiver milhares de textos na sua página e dezenas ou quiçá centenas de vídeos no Youtube. Você também pode optar apenas pela página na internet ou canal no Youtube. Fica a seu critério. A razão de eu apontar a necessidade de forte audiência se dá em virtude do valor ínfimo que empresas de anúncio (como Google) pagam por cada visualização de vídeo ou página – geralmente as empresas pagam dada quantia a cada mil visualizações – que você consegue levantar. Também é possível ganhar dinheiro com os cliques.

Esse caminho mencionado é o que você coloca menos dinheiro no negócio, mas, em contrapartida, exige mais do empreendedor. Por óbvio, você é o único trabalhando, então é como uma maratona que te exige resiliência todo santo dia sem exceção, custe o que custar.  Chega a ser como um concurso bem concorrido para juiz ou vestibular do curso de medicina. Também comparo essa atividade à vontade das pessoas de emagrecer ou esculpir o corpo na academia.

Todavia, entendo que o esforço é compensatório. É sempre bom poder contar com uma renda passiva, ainda que não muito expressiva.

Ganhar Dinheiro Na Internet (Alerta)

A maior parte dos blogueiros e youtubers no Brasil desanimam e acabam desistindo dessa empreitada, já que esta parcela não consegue manter um ritmo ininterrupto de trabalho no médio ou longo prazo – capaz de lhe proporcionar rendimentos interessantes apenas com o passar dos anos. Sim! São precisos anos e anos bem trabalhados, principalmente! De nada adianta em um dado ano você postar cinquenta vídeos e no ano seguinte postar apenas dez. De nada adianta você postar noventa textos em um único mês e no mês seguinte postar apenas trinta. Assim você estará fadado ao fracasso como boa parte dos youtubers e blogueiros no Brasil.

Eu indico postar vídeos no mínimo duas vezes na semana (sem exceção). Eu repito: sem exceção. Se não conseguir postar dois vídeos em uma semana, deverá se esforçar para postar três na semana seguinte, mas nunca deixe acumular serviço atrasado, do contrário você estará favorecendo o seu próprio fracasso. Se for para passar por esse desgosto enorme de perda de tempo, então nem comece. Não teime justificando a sua falta de compromisso em publicar material no seu canal, do contrário você estará se auto minando.

Agora, por que essa necessidade do tipo “sem exceção”? Por conta do volume. São precisos centenas de vídeos no Youtube ou até mesmo milhares de textos no seu blog. Sem isso você não conseguirá nem mesmo atingir os cem dólares que empresas (como a Google) exigem para fazer o repasse. Você quer ganhar quanto? Cem dólares ao mês? Ou apenas receber os cem dólares passados cinco meses? É que se, por exemplo, em um único mês você não atingir o mínimo que é cem dólares/mês (pré-requisito, por exemplo, da Google), terá que aguardar os próximos ganhos mensais até atingir esse valor para receber. Ou seja, acaba recebendo misérias mês a mês. Não é isso que você quer, é? Pois então, prepare-se para se dedicar com força total. O quanto mais você se dedicar, mais rapidamente verá os resultados. O quanto mais você postar textos ou vídeos num menor espaço de tempo, mais estará acelerando os rendimentos mensais lá na frente. 

Ganhar Dinheiro Na Internet

Muitos blogueiros adotam o sistema “post do tipo livro” no qual escrevem artigos com mais de mil palavras para justamente competir nas primeiras páginas dos motores de buscas – como o Google. É como se isso (milhares de palavras em um texto) fosse um quesito de relevância para se obter bons resultados de ranqueamento.

Quanto Ganham os Youtubers no Brasil e Blogueiros?

A resposta para essa pergunta é: depende. E depende mesmo. Há blogueiros e youtubers no Brasil pequenos (meu caso) que geralmente oscilam entre trezentos a três mil reais por mês. Tudo vai depender da sua dedicação ao longo dos anos. Há blogueiros que podem ficar milionários, mas não em função do que o Google e outras empresas de anúncios pagam pelas visualizações dos seus vídeos e textos, mas sim em função de empresas que enxergam nesses caras a possibilidade de terem as suas marcas associadas a essas famosidades da internet. Esses contratos sim, deixam os youtubers e blogueiros super ricos. É como o caso do Youtube Whindersson Nunes que recentemente divulgou imagens do brinquedinho adquirido, fruto do seu trabalho como humorista online.

Como Descobrir Quanto Ganha o Youtuber Brasileiro Só com o Google?

Se você ainda assim se pergunta quanto ganha um Youtuber Brasileiro tão somente com os serviços (anúncios) do Google, sugiro que recorra a [essa ferramenta, clique]. Contudo, ela não entrega números precisos. De qualquer forma, você consegue conferir o ranking dos canais rentáveis no mundo e outros dados interessantes.

Bom, então é isso. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ramo de negócio, deixe a sua mensagem abaixo. Fazemos questão de responder todos os leitores do Inglês no Teclado. Antes de finalizar esse texto eu apenas gostaria de reforçar o que já foi dito aqui: é possível “ganhar dinheiro na internet”, mas esse empreendimento vai lhe exigir um esforço hercúleo. Logo, antes de começar se pergunte: estou pronto para isso? Posso perder horas fazendo isso? Consigo manter uma dedicação absoluta independente do que ocorrer ao longos dos próximos anos? É mais ou menos por aí (fazendo esta reflexão) que você deve começar antes de entrar nessa, OK?

Para aprender inglês online conheça o nosso canal no Youtube. Essa é uma ótima oportunidade para você acompanhar a diária de um blogueiro e aprender a língua “mais importantes do mundo”. Será um prazer lhe receber por lá [clique aqui para conhecê-lo]. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr]

[imagem desse texto]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy