Criança e InglĂȘs: quando começar a estudar a lĂ­ngua inglesa?

VocĂȘ jĂĄ se perguntou algo como a partir de quantos anos uma criança deve iniciar os estudos da lĂ­ngua inglesa? “Uma criança deve estudar InglĂȘs desde os primeiros aninhos”, “o quanto antes melhor”. Essas sĂŁo algumas das afirmaçÔes que costumo ouvir com bastante frequĂȘncia. NĂŁo apenas de amigos e amigas que sĂŁo pais, mas quando o assunto Ă© “criança e InglĂȘs: quando começar?” as respostas sĂŁo sumĂĄrias: as soon as possible.

Me parece que um nĂșmero relevante de pais adota o consenso o qual aponta que a prĂĄtica leva Ă  perfeição e, assim sendo, o domĂ­nio de outras lĂ­nguas tambĂ©m se encaixa nesse mantra.

É verdade, a prĂĄtica consistente leva Ă  perfeição. Entretanto, como podem crer que a didĂĄtica “o quanto antes melhor” Ă© infalĂ­vel, ou seja, 100% eficiente?

Na minha opinião, a despeito de estudos que analisam positivamente a relação custo-benefício em se tratando de crianças e língua estrangeira, alguns fatores devem ser destacados e, principalmente, questionados.

Criança e InglĂȘs: quando e qual a idade certa?
Com qual idade a criança deve começar a estudar InglĂȘs? O quanto antes melhor?

O primeiro deles é ser capaz de fazer uma anålise crítica do real motivo que leva um pai ou mãe a decidir pela inclusão da criança na rota dos estudos da língua inglesa.

Algumas possíveis explicaçÔes são:

1. Eu nĂŁo aprendi InglĂȘs, mas isso nĂŁo irĂĄ acontecer com o meu filho; 


2. Meu filho é superdotado,  finaliza com facilidade todos os jogos infantis que possui, só pode ter QI elevado;


3.  Que lindo e fofo Ă© ver o meu filho falando as primeiras palavras em InglĂȘs;


4.  Educação vem em primeiro lugar e o estudo de língua estrangeira é fundamental;

Os motivos que levam pais a decidir pelo inĂ­cio imediato ou postegar essa empreitada sĂŁo diversos, apenas levantei alguns deles.

DICA RÁPIDA  Colocar A Fofoca Em Dia Em InglĂȘs: Como Dizer?

Quando me perguntam sobre quando exatamente comecei a estudar a lĂ­ngua inglesa, com qual idade e sob quais circunstĂąncias essa foi a decisĂŁo dos meus pais, nunca sei exatamente o que dizer.

Explico. Nasci no ano de 1985 e naquela Ă©poca Ă  meu pai foi concedida a oportunidade de estudar para o mestrado no CanadĂĄ e logo em seguida veio o doutorado. Meses apĂłs o meu nascimento, mudamos para Kingston em OntĂĄrio.

Voltamos quando eu jå tinha 8 anos de idade e minha mãe fez questão  de que os filhos continuassem a estudar a língua inglesa. Meu irmão mais novo é canadense.

 

Criança e InglĂȘs: quando começar os estudos?
Criança e InglĂȘs: quando começar os estudos? Celebrando o meu aniversĂĄrio na escola.

NĂŁo sei elencar os motivos que me lavaram a ter um melhor desempenho que os meus outros dois irmĂŁos, porĂ©m ao longo desses 30 anos creio que obtive proficiĂȘncia em InglĂȘs e o mais engraçado: com facilidade.

A minha primeira professora de InglĂȘs no Brasil teve um enorme trabalho no começo. É que quando criança eu sabia falar muito bem, porĂ©m o meu writting era terrĂ­vel.

Foram anos de trabalho até atingir um nível satisfatório e, posteriormente, de total domínio.

AtĂ© hoje eu e a minha primeira professora brasileira de InglĂȘs somos muito amigos e ela me conta histĂłrias cheias de detalhes sobre o meu desenvolvimento (e olha que eu nunca fui um aluno exemplar no sentido de fazer todas as tarefas, frequentar aulas com boa vontade etc).

Criança e InglĂȘs quando iniciar estudos da lĂ­ngua inglesa
Dia das Bruxas com meus irmĂŁos no CanadĂĄ: quando a criança deve começar a estudar InglĂȘs? Com quantos anos?

Bom, agora que jĂĄ falei um pouco sobre a minha relação com a lĂ­ngua inglesa, vamos voltar ao dilema criança x InglĂȘs.

DICA RÁPIDA  Como dizer estou puto da vida em InglĂȘs?

Fazendo uma anĂĄlise superficial dessa minha histĂłria, tenderĂ­amos a pensar algo como “eu disse, viu o caso dele? Começou desde novinho! Veja hoje os resultados!”.

Ocorre que aqui vale um heads-up!

Primeiro, as condiçÔes situacionais as quais eu estive exposto nem se comparam Ă s tĂ­picas aulas de InglĂȘs com frequĂȘncia 2 vezes na semana.

Segundo, mesmo que uma criança no Brasil estude em uma escola bilíngue, novamente, as condiçÔes em nada se comparam a estar totalmente imerso em outra realidade.

Ouvir, falar e escutar InglĂȘs durante 8 horas por dia Ă© diferente de sentir o cheiro da lĂ­ngua 24 horas/dia.

Língua inglesa para crianças 24/7. Eu ao centro de boné do Toronto Blue Jays.
Língua inglesa para crianças 24/7. Eu ao centro de boné do time de baseball Toronto Blue Jays e colegas de classe.

Teorias e mais teorias assim como ensinamentos pedagógicos podem se contrapor a essa anålise que faço, mas só mesmo o resultado é capaz de confirmar se uma decisão foi acertada ou não.

Um ponto negativo que vejo no caso de crianças em contato com InglĂȘs desde os primeiros anos Ă© a facilidade com que assimilam o estudo da lĂ­ngua estrangeira a uma mera matĂ©ria que compĂ”e uma grade de disciplinas, isto Ă©,  fica embutida a ideia de exercer uma função puramente obrigacional. As chances de se mentalizar o estudo de uma outra lĂ­ngua como atividade mandatĂĄria Ă© desfavorĂĄvel, pois a criança passa a encarar esse contato como algo vulgarmente instrumental, ou seja, por questĂ”es de sobrevivĂȘncia aprende-se uma palavra aqui, outra ali e pronto. Achar que isso nĂŁo pode ocorrer Ă© fechar os olhos. NĂŁo quero focar no banho de ĂĄgua fria, mas Ă© importante antecipar possĂ­veis consequĂȘncias negativas.

DICA RÁPIDA  Aprender InglĂȘs ouvindo mĂșsica

É aí que, na minha opinião, está o pulo do gato. Por mais que se tente explicar a uma criança a real necessidade de se expressar em uma outra língua que não a sua, ela associa o estudo da língua inglesa a, como dito, o estudo da língua inglesa. Boring!

Se pelo contrårio, expÔe-se a criança às condiçÔes nas quais ela percebe por contra própria a necessidade de mais do que simplesmente compreender a língua inglesa, estabelece-se uma atmosfera de credibilidade da qual a criança passa a extrair elementos que indicam o mundo globalizado e todo misturado em que vivemos.

Curta a nossa fanpage no Facebook e fique por dentro das nossas dicas de InglĂȘs

NĂŁo Ă© a primeira tentativa com um jogo infantil que vai assegurar o contato bem sucedido de uma criança com a lĂ­ngua inglesa. É um conjunto de vetores como: uso de redes sociais, aplicativos para celular, games e muitas outras coisas que ela curti nos dias atuais e que de fato usa naturalmente, as quais a pressionam a melhor compreender a “lĂ­ngua do mundo”.

NĂŁo raro vejo pais serem questionados pelos seus filhos porque eles insistem tanto em enviĂĄ-los para uma escola de InglĂȘs quando eles mesmos nem sabem dar bom dia na outra lĂ­ngua. TouchĂ©!

Por isso, finalizo esse artigo reiterando a necessidade de identificar o real motivo que nos faz estabelecer um vĂ­nculo criança e InglĂȘs logo nos primeiros anos de idade. Individualidade Ă© tudo!

A decisĂŁo, de qualquer forma, Ă© sua.

Good luck!

Download PDF

ComentĂĄrios

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta