Home Dicas para Aprender e Estudar Inglês O que são verbos modais e quais são (explicação)

O que são verbos modais e quais são (explicação)

by Daniel Silva
0 comment

O que são verbos modais e quais são (explicação) – Você muito provavelmente já se perguntou algo como: o que são verbos modais e como usar verbos modais em Inglês, os chamados modal verbs? Porque eles possuem esse nome? Confesso que eu aprendi a usar os verbos modais sem saber que eles possuíam esse nome. Inclusive nunca me preocupei em agrupá-los e descobrir se eles possuíam algum tipo de classificação ou regra geral de como empregá-los. Simplesmente aprendi a lidar com eles naturalmente e só então após anos de estudo, me deparei com um texto o qual falava dos tais “verbos modais” (o qual, à propósito, já não lembro a procedência). Foi ali que descobri que muitas pessoas acreditavam (e ainda acreditam) que o agrupamento dessas palavras auxiliavam estudantes da língua inglesa. Bom, já que para alguns entusiastas essa é a melhor forma de aprender Inglês, vamos então dar uma olhada na definição, classificação e aspectos interessantes dos verbos modais em Inglês.

O que são verbos modais? Qual a definição?

Existem diversas definições para verbos modais. Por exemplo, o site solinguainglesa.com.br assim define:

“Os verbos modais (modal verbs) são um tipo especial de verbos auxiliares que alteram ou completam o sentido do verbo principal. De um modo geral, estes verbos expressam idéias como capacidade, possibilidade, obrigação, permissão, proibição, dedução, suposição, pedido, vontade, desejo ou, ainda, indicam o tom da conversa (formal / informal). Os verbos modais (modal verbs) podem ser chamados também de modal auxiliaries ou apenas modals”

Já o blog www.inglesnapontadalingua.com.br destaca que:

“…Modal Verbs (ou Modal Auxiliary Verbs) é um nome feio para algo muito simples. Trata-se do nome técnico dado pela Gramática Normativa para um grupo de palavras (verbos) em inglês que possuem algumas características próprias. Esse grupo de verbos não segue as mesmas regras que os outros verbos da língua inglesa seguem. Continue lendo e você entenderá isso melhor daqui a pouco.”

Advertisement

E o site www.englishexperts.com.br ensina o seguinte sobre verbos modais:

“Os verbos modais (modal verbs) ou anômalos são uma classe de verbos que possuem características distintas dos “comuns””

Outras definições na internet também não nos dão uma boa visão do que exatamente são verbos modais. O que você tem que entender é que verbos modais são verbos que atuam diferentemente de verbos como comprar, fazer, estudar, ler etc. Se procurássemos uma equivalência entre os verbos que destacamos e as suas respectivas fomas em Inglês, teríamos:

  • comprar = to buy
  • fazer = to do / to make
  • estudar = to study
  • ler = to read

No caso de verbos modais, entretanto, esse paralelismo cai por terra. Isso porque inexistem equivalentes absolutos para os verbos modais da língua inglesa em função do descompasso entre ambas as línguas, isto é, em decorrência das particularidades existentes em cada língua ficamos impossibilitados de montarmos reciprocidades soberanas entre o Português e o Inglês. Veja a lista de verbos modais em Inglês:

  • Can
  • Cold
  • Must
  • Might
  • May
  • Should
  • Will
  • Shall
  • Ought to

Uma característica que diferencia os verbos modais de verbos como to buy, to do/to make, to study, to read é que ao passo que podemos conjugá-los de acordo com os ditames gramaticais e como justamente faríamos em Português, isto é, eu compro, ela estuda, ele leu e por aí vai, os verbos modais não podem ser conjugados. É por isso que construímos exemplos como:

Ex: She can read [ela pode ler]

Ex: They can read [eles podem ler]

Percebeu como o verbo ‘can’ não foi conjugado? Usamos a mesma forma independentemente do pronome pessoal, ou seja, do sujeito.

o que são verbos modais

O que são verbos modais em Inglês?

Quando dissemos que verbos modais não possuem equivalentes na nossa língua, não significa que eles são intraduzíveis – mas que cada caso é um caso. Se o verbo modal ‘can’ está sendo traduzido como “pode” ou “podem” nesse caso, não significa que será sempre assim.

Como usar verbos modais em Inglês?

De qualquer forma, mais importante do que se perguntar o que são verbos modais é focar no uso específico de cada um deles. Por isso, a melhor forma de aprender sobre como usar verbos modais em Inglês é estudando cada um separadamente e entendendo a função ou funções que cada um deles exerce de maneira desapegada do Português. Aqui no blog Inglês no Teclado você pode encontrar diversos textos e vídeos em que explicamos como usá-los. Alguns exemplos:

Inclusive aqui mesmo no nosso blog de Inglês você encontra textos explicando como usar verbos modais de maneira avançada, caso você já saiba o arroz com feijão sobre cada um deles.

Mais alguns aspectos sobre verbos modais

Se alguém te peguntar sobre a diferença entre verbos modais e verbos auxiliares, saiba que verbos modais atuam como verbos auxiliares e isso fica ainda mais evidente em se tratando de perguntas. Veja a construção usando os verbos modais would, will e can em perguntas:

Ex: Would you like a glass of water?

[você gostaria de um copo d’água?]

Ex: Will you please open the window?

[você poderia por gentileza abrir a janela?]

Ex: Can you help me, please?

[você pode me ajudar por favor?]

Agora veja a construção em perguntas com os verbos auxiliares do, does e did.

Ex: Do you speak English?

[você fala Inglês?]

Ex: Does she like to swim?

[ela gosta de nadar?]

Ex: Did you clean the table?

[você limpou a mesa?]

Podemos, assim, aferir que nem todo verbo auxiliar é modal, mas todo verbo modal é auxiliar. Isso porque, por exemplo, o verbo to be é um verbo que ora atua como auxiliar, ora não, porém não é um verbo modal. Há casos de verbos modais que exercem o papel de verbo modal em algumas circunstâncias e em outras não. Esse é o caso de dare e need. Vamos deixar para falar sobre esses casos em um outro texto. Além disso, um aspecto interessante dos verbos modais em Inglês é que eles não podem ser combinados concomitantemente. Isto é, um seguido do outro. Dois verbos modais podem aparecer na mesma frase, mas não atuando um sob o outro.

Uma característica que costuma ser um divisor de águas entre essas duas categorias é que os verbos auxiliares costumam não influenciar no sentido estrito da frase em que aparecem, apenas dando luz ao tempo verbal em que se encontra uma frase. Já verbos modais podem ou não interferir no sentido da frase.

Eu gostaria de poder escrever tudo o que sei sobre verbos modais em um único texto e não ficar apenas no questionamento “o que são verbos modais”, mas sei que esse artigo ficaria grande demais. Então vou deixar para falar mais sobre verbos modais em um outro post. Se você quiser ser avisado quando esse novo texto estiver disponível, curta a nossa página oficial no Facebook. Essa é a maneira mais fácil de você ficar por dentro das nossas dicas de Inglês. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy