CAN: Como usar can em InglĂȘs


HOW IS IT GOING?

Em um dos artigos passados, dei inĂ­cio ao estudo dos verbos modais em inglĂȘs. No artigo de hoje, aprenderemos como e em quais situaçÔes podemos usar o modal verb CAN, mais precisamente como usar can em InglĂȘs.

Basicamente, can pode ser utilizado em dois contextos distintos. Antes de falarmos sobre isso, no entanto, gostarĂ­amos de te convidar a conhecer o canal do InglĂȘs no Youtube. Atualmente sĂŁo milhares de pessoas nos seguindo por lĂĄ. Tem gente do Brasil todo, Estados Unidos, Inglaterra, Canada, AustrĂĄlia e muito mais. Essa Ă© uma Ăłtima oportunidade para vocĂȘ aprender inglĂȘs de graça e aprimorar tanto a sua pronĂșncia quanto a escuta [clique aqui para conhecer].

DICA RÁPIDA  Can't Have com Past Participle: como usar em InglĂȘs?

Inclusive jĂĄ falamos sobre como usar can em inglĂȘs por meio da vĂ­deo-aula abaixo. Super vale a pena conferir o vĂ­deo antes de continuar a ler esse artigo. Primeiro, sugerimos que vocĂȘ assista a nossa aula abaixo e depois leia o texto caso vocĂȘ ainda tenha alguma dĂșvida. DĂĄ o play!

Expressando habilidade e/ ou capacidade 

Alguns exemplos:

Ex: Can you play the piano? (habilidade)

Yes, I can play the piano.

Ex: Can you play soccer? (habilidade)

No, I can’t play soccer.

Ex: Can you lift your arm? (capacidade)

DICA RÁPIDA  ContraçÔes Duplas Em InglĂȘs

No, I can’t lift my arm.

Expressando permisão (solicitação), favor ou possibilidade 

Ex: Can you do me a favor? (favor)

Yes, I can.

Ex: Can I drink a glass of water? (solicitação)

Yes, you can.

Ex: Can you come here tomorrow? (possibilidade)

No, I can’t.

Ex: She cannot stay out after 10 PM. (permissĂŁo)

Notou a palavra ‘cannot’? Muitos leitores devem estar questionando um possĂ­vel erro do blogueiro. “SerĂĄ que o blogueiro mais uma vez esqueceu de separar a palavras e o que ele queria dizer na verdade era “can not”?

NĂŁo caros amigos! Este nĂŁo Ă© um erro do blogueiro. Existem muitas controvĂ©rsias sobre o verdadeiro uso da palavra cannot. Muitos experts da lĂ­ngua insistem em dizer que hĂĄ uma diferença no sentido e uso entre  ‘can not’ e ‘cannot’.

DICA RÁPIDA  It's Hard Work ou It's a Hard Work?

Outros dizem que se trata de uma palavra arcaica muito utilizada no InglĂȘs britĂąnico. NĂŁo vislumbro qualquer diferença relevante. Agora que vocĂȘ aprendeu a como usar can em InglĂȘs, confira os vĂ­deos do InglĂȘs no Teclado no Youtube e aproveite para engrandecer o seu conhecimento sobre InglĂȘs cada vez mais. SĂŁo todos gratuitos e vocĂȘ ainda tem a opção de esclarecer dĂșvidas. Viu que demais? Conheça e se junte aos milhares de seguidores do InglĂȘs no Teclado!  😉

Ver canal do Youtube

Download PDF

ComentĂĄrios

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta