Home Gramática da língua inglesa Go e Verbo ING: Como Usar, Significado e Exemplos

Go e Verbo ING: Como Usar, Significado e Exemplos

by Daniel Silva
0 comment

Você sabe como usar a combinação Go e Verbo ING em inglês? A combinação “go + verbo ing” é muito comum e costuma confundir muitos estudantes de inglês. Você sabe o seu real sentido? Nesse novo artigo do Inglês no Teclado você aprenderá a como empregá-la corretamente. Se ao final da explicação você tiver alguma dúvida, deixe a sua mensagem abaixo. A gente faz questão de ajudar todos os nossos leitores.

Antes de explicamos como usar o significado da combinação “go + verbo ing”, gostaríamos de te convidar para conhecer o canal do Inglês no Teclado no Youtube. No momento, são milhares de pessoas assistindo as nossas aulas de inglês por lá. Com os nossos vídeos você pode aprender inglês online e matar todas as suas dúvidas sobre pronúncia e escuta. Tem gente do Brasil todo acompanhando o nosso trabalho por lá e de outros países também [clique aqui para conhecer]. Escolas de inglês e cursos de inglês são importantes, mas blogs de inglês também.

Como Usar Go e Verbo ING?

Usamos “Go + Verbo + Ing”, isto é, go e um gerúndio em inglês como um padrão fixo compondo as chamadas collocations. Ou seja, grupos de palavras que ocorrem com muita frequência – como se tivessem uma maior afinidade ou andassem “aos bandos”. É por isso que devemos dizer em inglês:

Ex: Did you go shopping? [correto]

[você foi às compras?]

Advertisement

Não devemos optar pelo formato:

Ex: Did you go to shopping? [incorreto]

O verbo to shop significa comprar e o formato que adotamos aqui é o ing.  Assim, usamos go e na sequência um verbo no formato ing. Ocorre que essa regra não é a ideal para qualquer verbo em inglês. Ao longo dos anos algumas collocations se consagraram e passaram a admitir o uso desse padrão em inglês. Essas collocations estão, em sua maioria, associadas a atividades, principalmente àquelas relacionadas aos esportes e hobbies.

Algumas das collocations mais comuns em inglês que seguem o padrão go + verbo ing são:

Go + verbo Ing Significado  Go + verbo ing Significado Go + verbo ing Significado
 go boating  passear de barco  go camping  acampar  go sailing  velejar
 go fishing  pescar  go bowling  jogar boliche  go running  correr
 go swimming  nadar  go h,iking  caminhar  go skating  andar de skate
 go dancing  dançar  go jogging  correr  go skiing  esquiar

Podemos, por outro lado, traduzir os exemplos acima como “ir correr”, “ir pescar” e coisas do tipo, mas muitas vezes justamente em função dessa escolha, a frase fica sem sentido ao adotarmos essa sugestão.

Para trabalhar com esse padrão no passado ou futuro, basta modificar o verbo to go. É evidente que isso vai depender do tempo verbal com o qual você deseja trabalhar. Vamos dar uma olhada no exemplo go fishing:

  • went fishing – passado simples
  • was/ were going to go fishing – passado contínuo
  • will go fishing – futuro simples
  • am/ is/ are going to go fishing – futuro simples
  • have gone fishing – presente perfeito
  • have been going fishing – presente perfeito contínuo
  • had gone fishing – passado perfeito
  • had been going fishing – passado perfeito contínuo

Espero que você tenha entendido a explicação sobre como usar “go + verbo ing” em inglês. Para continuar ligado nas nossas próximas dicas de inglês, conheça o nosso canal no Youtube. Essa é a melhor forma de você aprender inglês online e matar todas as suas dúvidas. Não fique apenas no go e verbo ing, vem melhorar a sua pronúncia e escuta com a nossa ajuda [clique aqui para conhecer]. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui como textos e artigos novos. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

 [vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

[imagem desse texto]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy