Home Gramática da língua inglesa Palavras com o prefixo mis: como usar, o que significa e exemplos

Palavras com o prefixo mis: como usar, o que significa e exemplos

by Daniel Silva
0 comment

No texto de hoje, resolvi escrever sobre um assunto bem interessante e que poucas vezes encontrei alguém falando a respeito. Se trata de “palavras com o prefixo mis”. Para quem não sabe ou para quem não se lembra, de uma maneira bem simples,  um prefixo é uma letra ou um conjunto de letras no começo de uma palavra (agrega-se pela esquerda) que muitas vezes altera o sentido de uma palavra.

Não irei entrar tanto no mérito gramatical tocando em assuntos como prefixo, afixo, derivação prefixal, justaposição, radical (ou elemento de posição) para não alongar tanto o nosso assunto. Esse tema já foi explicado por nós por meio do vídeo abaixo. Caso seja do seu interesse aprender mais a respeito dele, é só dar o play.

Palavras com o prefixo mis

Para elaborar esse artigo, tomei por base um artigo científico elaborado pela pesquisadora Isabelle Haïk do departamento de inglês da Universidade de Caen Normandy, livros e também contei com o meu conhecimento sobre a língua inglesa. Espero que você goste.

Vejamos alguns exemplos de palavras com o prefixo mis em inglês:

  • misinformed;
  • misspell;
  • misunderstand;
  • misplay;
  • misjudge;
  • mislead;
  • mispronounce;
  • misread;
  • mis-comprehend;
  • mistrust;
  • misprint;
  • misguide;
  • mistreat;
  • miswrite.

Eu poderia citar inúmeros outros exemplos. Mas creio que basta. Cabe notar que o uso do conjunto de letras mis agrega às palavras acima um mesmo significado (ou muito semelhante disso)  que tende, de forma geral, a um único sentido.

Advertisement

Qual o sentido? 

O sentido de algo ruim, errôneo ou que “está faltando”, que está “fora do caminho”, que é divergente – podendo, até mesmo, dar uma conotação negativa a dado verbo.

Há indícios de que esse tipo de construção seja antiga e tenha origem na Língua Proto-germânica, conhecida também como germânico comum – que é a língua ancestral hipotética de todas as línguas germânicas tais como Inglês, Holandês, Alemão, Dinamarquês, Norueguês, Islandês, Língua Feroesa e Sueco.

Agora, vamos dar uma olhada em como utilizar esse prefixo de forma sábia. Os exemplos abaixo são  casos nos quais a função gramatical deve ser utilizada ou quando algo passa a ser opcional, podendo fazer uso ou não da palavra mis, como no caso em que utilizamos apenas a forma base do verbo (sem mis).

Para expressar alvo ou objetivo

Exemplo 1:

– This led us (to the wrong idea).

Ou simplesmente optamos em fazer da seguinte forma:

– This mislead us (to the conclusion that….).

Observe que, no primeiro formato, narro que algo nos induziu / conduziu à ideia equivocada. Já no segundo formato, descrevo que algo, de forma sorrateira, nos levou a certa conclusão.

Para expressar ordem ou posicionamento

Exemplo 2

We placed the books (in alphabetic order);

Ou ainda:

– We misplaced the books (in the wrong order).

Repare que no primeiro formato, descrevo que posicionamos livros (como, por exemplo, em ordem alfabética). Já no segundo, indico que o fizemos de forma equivocada.

Para expressar orientação

Exemplo 3

– We advised them (to take the plane).

Ou, podemos optar por:

– We misadvised them (to take the plane).

No primeiro formato nos os advertimos (que pegassem o avião, por exemplo), e, no segundo, demos uma recomendação errada.

Para expressar interpretação

 Exemplo 4

– They represented Jack’s ideas (as undemocratic).

E também:

-They misrepresented Jack’s ideas (as undemocratic).

Ao tratar das ideias de uma pessoa chamada Jack elas foram tratadas como antidemocráticas ou foram, inadequadamente, tratadas como antidemocráticas.

Para expressar percepção

Exemplo 5 

-They deemed her as good as dead.

E:

– They misdeemed her as good as dead.

Aqui, para uma equipe médica, a paciente foi dada praticamente como morta. No primeiro caso é a percepção deles, e, no segundo, uma percepção que não condiz com a realidade.

Nos exemplos acima, a pequena combinação de letras foi adicionada ao começo de verbos, mas também poderá ser adicionada a substantivos ligados a verbos, como em:

  • miscalculation;
  • mismanagement;
  • mispronunciation;
  • mischaracterization;

O prefixo -mis compõe o grupo de pronomes que expressam o sentido de contrário do que se espera ou de sentido inverso como -mal (exemplos: malfunction ou malformed) e – un (exemplos: unequal er unfair).

Então, é isso. Essa foi uma breve explicação sobre o prefixo mis do inglês. Caso você tenha ficado com alguma dúvida, é só comentar abaixo para que possamos te ajudar.

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy