Advérbios em inglês: terminação ly

Advérbios em inglês: terminação ly

Drive safe ou drive safely? Go fast ou go fastly? Stars shine bright ou stars shine brightly?

O advérbio safe trata-se do chamado flat adverb. Nesse caso, o advérbio possui a mesma forma que o seu adjetivo associado. Ou seja, o advérbio mantém a mesma forma que o seu adjetivo correspondente. Flat adverbs existem há muito tempo, o que ocorre é que com o passar dos anos, haja vista modificações em qualquer outra língua, alguns flat adverbs deixaram de existir com algumas exceções, como é o caso de fast.

Ex: Time goes fast.

Além disso, para certos advérbios surgiu a possibilidade de empregá-los na forma associada ao adjetivo sem a incorporação do sufixo -ly ou com o uso do sufixo -ly.

Alguns outros exemplos:

slow – go slow
easy – take it easy
right – do right

Mas e o sufixo -ly? De que forma ele atua?

Para o caso de slow, ainda é possível realizarmos a combinação slow + ly  formando slowly. Até mesmo safe, através da combinação safe + ly = safely, não estaria incorreto. Outro exemplo é bright x brightly.

Ex: Shine bright like a diamond.

Para o caso das palavras tight e tightly devemos ter em mente a ocasião correta para usá-las. Assim como near e nearly.

Ex: The day is drawing near.

Ex: The day is nearly over.

No vídeo abaixo, Emily Brewster do site Merriam Webster dá uma explicação genial sobre flat adverbs:

Aprendeu a como usar advérbios em Inglês? Aprendeu sobre advérbios terminados em ly em Inglês? Confira outros posts no blog Inglês no Teclado e aproveite para expandir cada vez mais o seu vocabulário em Inglês! Somos apaixonados pela língua inglesa – simplesmente nos dedicamos a esse blog desde 2009. São diversos posts sobre gramática, gírias, expressões, escuta, pronúncia e leitura através dos quais você aprende Inglês a hora que quiser, do jeito que você quiser e de onde você quiser!

Curta a nossa fanpage oficial no Facebook para não perder nenhuma das nossas novidades e ficar por dentro de outros artigos geniais sobre a língua inglesa!

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta