Pronomes Pessoais em Inglês: como usar e explicação

Uma das primeiras aulas de Inglês envolve a abordagem de um tema essencial chamado PRONOMES PESSOAIS em Inglês ou personal pronouns. Você sabe quais são e como usá-los? Aqui no Inglês no Teclado já falamos sobre eles, mas de uma maneira espaçada o que nos fez decidir por escrever um artigo em que falamos sobre todos eles de maneira detalhada. Nesse novo texto do Inglês no Teclado você irá conferir a explicação sobre pronomes pessoais em Inglês e exemplos de como empregá-los para esclarecer a sua dúvida de vez.

Explicação dos Pronomes Pessoais em Inglês

Se você estiver se perguntando quais são os pronomes pessoais em Inglês, saiba que as opções são as seguintes:

Pronome Pessoal Em InglêsEquivalência em PortuguêsSingular ou PluralExemplos com o Pronome
IEuSingularI love Maria = eu amo a Maria
YouTu/ Você ou vocêsYou are beautiful = você é linda (o) / você são lindas (os)
TheyEles/ElasPluralThey are hungry = eles estão com fome
WeA gente ou nósPluralWe are happy = somos felizes/ estamos felizes
HeEleSingularHe likes to sing = ele gosta de cantar
SheElaSingularShe’s gone = ela se foi/ ela já foi
ItSingularIt’s beautiful = é lindo (a)

Quando eu era professor, costumava dizer aos meus alunos que o maior erro dos estudantes da língua inglesa é não querer aceitar ou criar enorme resistência ao fato de cada língua possui suas particularidades. Esse é o caso da língua inglesa.  Em se tratando dos pronomes pessoais em Inglês isso fica ainda mais claro.

Por exemplo, como já vimos em outros textos, o pronome pessoal you pode ser usado no singular ou plural. O que estudantes de Inglês não conseguem compreender é que a conjugação de verbos em Inglês se dá de uma forma muito mais simples, restando memorizar pequenos detalhes. Você não terá que decorar uma lista imensa como seria no caso da língua portuguesa.

Eu compro, a gente compra, nos compramos, etc. Na língua inglesa é muito mais fácil. Muito professores optam por ensinar que, por exemplo, no caso do verbo to be no presente temos o singular ‘is’ e plural ‘are’ o que é totalmente inverídico. No caso do pronome you, ainda que você diga ‘você é’ ou ‘vocês são’ iremos sempre optar por ‘are’, desmascarando essa regra de que iremos usar o singular ou plural. Por isso coloquei um tracinho na tabela acima. Sugerimos que você veja [esse vídeo, clique aqui] em que explicamos de maneira detalhada sobre como usar o pronome you com o verbo to be no presente.  Veja alguns exemplos:

Ex: You are beautiful.

[você é bonita (o)] ou [vocês são bonitas (os)]

Ex: You were very tired.

[você estava muito cansado (a)] ou [vocês estavam muito cansados (as)]

Ex: You can’t go.

[você não pode ir] ou [vocês não podem ir]

Ex: You tried hard.

[você tentou bastante] ou [vocês tentaram bastante] 

A beleza da língua inglesa é a simplificação e o uso de formas extremamente simples e descomplicadas. A principal pergunta de estudantes da língua inglesa é saber como diferenciar you no singular e you no plural. Como já falamos em outros textos, se não forem usadas palavras associadas a esse pronome pessoal como indicativos de que ele está sendo empregado no plural (vocês), o contexto em questão é tão óbvio que fica difícil não perceber. Veja alguns exemplos de you no singular e you no plural:

Ex: You two! Get out of here!

[vocês dois! Caiam o fora daqui!] 

Ex: You guys shouldn’t be here.

[vocês não deveriam estar aqui] 

Ex: You have to tell me the truth.

[você tem que me contar a verdade] 

O primeiro exemplo em que foi montada a estrutura ‘you two’ denuncia que não estamos apenas nos referindo a uma pessoa. A palavra guys (singular: guy) contém o sentido de ‘caras’, ‘pessoal’, ‘galera’. A razão de não termos efetuado a sua tradução juntamente à frase e omitido essa parte é muito simples. Não é comum na língua portuguesa dizermos coisas como “vocês galera”, vocês pessoal”. Não concorda? Simplesmente dizemos ‘vocês’.  A não ser no caso de dizermos coisas como ‘vocês rapazes poderiam dar licença para a moça trocar de roupa?’

Contudo, essa não é a intenção ao usar a palavra ‘guys’ associada ao pronome you. O propósito aqui é justamente deixar claro o sentido de plural. Isso porque em alguma situação o uso de you no singular e you no plural pode não ficar claro e, para fins se evitar alguma confusão, a intenção é justamente essa, não deixar dúvidas de que se trata do plural – vocês.

Pronomes pessoais em Inglês: como usar it

Dentre os pronomes pessoais em Inglês, it é sem sombra de dúvidas é o que mais embola a mente dos entusiastas da língua inglesa e por uma simples razão: não temos um equivalente na língua portuguesa.

Como usar it? O pronome pessoal it pode ser usado para se referir a animais e coisas de modo geral. Você pode se referir a um objeto como the plate (o prato) ou simplesmente chamá-lo de it. Você pode dizer the chair (a cadeira) ou simplesmente chamá-la de it. É claro que quando optamos por essa mudança, deve estar bem claro a o que exatamente nos referimos;

Ex: The dog is tired = it is tired = o cão está cansado

Ex: The chair is broken = it is broken = a cadeira está quebrada

Nos exemplos acima até poderíamos ter optado por traduzir como ‘ele está cansado’ e ‘ela está quebrada’, respectivamente. No entanto, isso costuma dar brecha para erros, já que muitos estudantes ao memorizar os significados de he e she tendem a usar esses pronomes livremente, quando eles deveriam ser usados apenas para pessoas e não para todas as outras coisas. Bem verdade que é comum vermos as pessoas se referindo aos animais como ‘ele’ e ‘ela’. Na língua inglesa é comum ouvirmos alguém dizer ‘he’ ou ‘she’ para um cão.   😆

O pronome pessoal it pode ser usado em situações nas quais queremos fazer algum tipo de observação que não envolve pessoas, como por exemplo:

Ex: It rains in Salvador every Summer.

[chove em Salvador todo verão] 

Ex: It didn’t take to long to get here.

[não demorou muito tempo para chegar aqui] 

Ex: It is important to dress well.

[é importante te se vestir bem] 

Ex: It’s ten o’clock.

[são dez horas] 

No vídeo abaixo você confere uma explicação detalhada sobre como usar it em Inglês. Dá play!

Quanto aos outros pronomes pessoais em Inglês, as coisas ficam mais simples, embora seja extremamente importante você aprender a como usá-los com o verbo to be e de acordo com os tempos verbais eM Inglês.

Ex: Julia has two dogs = she has two dogs = ela tem dois cachorros

Ex: Bob and Richard live in São Paulo = they live in São Paulo = eles vivem em São Paulo

Ex: Jessica and I don’t like you = we don’t like you = nós não gostamos de você = a gente não gosta de você

Alguns textos relacionados disponíveis aqui no blog Inglês no Teclado que sugerimos a leitura:

Se você gostou dessa explicação e gostaria de receber mais dicas de Inglês do blog Inglês no Teclado, curta a nossa página oficial no Facebook. Também estamos no Youtube divulgando um vídeo mais legal que outro [clique aqui para conhecer o nosso canal oficial]. Se assim como a gente você também acha que todos têm o direito de aprender Inglês gratuitamente ajude o Inglês no Teclado curtindo a nossa fanpage oficial. Ajuda a gente vai, é rapidinho!  😉

Curtir página do Facebook

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta