Verbos Regulares e Irregulares Em InglĂȘs: Diferença

Verbos Regulares e Irregulares em inglĂȘsQual a Diferença Entre Verbos Regulares e Irregulares Em InglĂȘs? Aqui no InglĂȘs no Teclado jĂĄ falamos diversas vezes sobre como usar verbos regulares e irregulares em inglĂȘs. VocĂȘ encontra diversos textos explicando como usĂĄ-los em diversos tempos verbais.

Contudo, sinto que faltou escrever um texto mais enxuto explicando o que sĂŁo os verbos regulares e irregulares em inglĂȘs e qual a diferença entre eles. É que muitas vezes a gente tenta aprofundar demais em um dado assunto e acaba ficando perdido.

Antes de entrar na explicação propriamente dita, gostaria de te convidar para conhecer o canal do InglĂȘs no Teclado no Youtube. Tem gente do Brasil todo acompanhando a gente por lĂĄ e de outros paĂ­ses tambĂ©m como Estados Unidos, Inglaterra, CanadĂĄ, AustrĂĄlia e muito mais. Essa Ă© uma Ăłtima oportunidade para vocĂȘ aprender inglĂȘs online. É que escolas de inglĂȘs e cursos de inglĂȘs sĂŁo extremamente importantes, mas quem quer continuar aprendendo inglĂȘs de maneira constante e difusa, deve contar com a ajuda dos blogues de inglĂȘs [clique aqui para conhecer].

Verbos Regulares e Irregulares Em InglĂȘs

Na língua portuguesa, quando a intenção é relatar algo que ocorreu no passado, dizemos coisas como:

  • Eu bebi Leite;
  • Thiago e Pedro beberam Leite;
  • Ela bebeu Leite;

Sabemos muito bem que estaria totalmente incorreto dizer coisas como:

  • Eu beberam Leite  [errado]
  • Thiago e Pedro bebi Leite  [errado]
  • Ela bebi Leite  [errado]

VocĂȘ saberia dizer porque estĂĄ totalmente errado estabelecer construçÔes como as que apresentamos acima? É muito simples, nĂŁo Ă©? Sabemos que devemos conjugar o verbo corretamente para cada um dos personagens acima. Exatamente como fizemos em:

  • Eu bebi Leite;
  • Thiago e Pedro beberam Leite;
  • Ela bebeu Leite;
DICA RÁPIDA  em nĂșmero reduzido em InglĂȘs Ă©...?

NĂŁo seria fantĂĄstico se na nossa lĂ­ngua tivĂ©ssemos apenas 1 Ășnico formato para os verbos no passado? NĂŁo terĂ­amos que memorizar: bebi, bebeu, beberam, bebemos. Simples mente dirĂ­amos uma Ășnica para para todas essas opçÔes. O que vocĂȘ acha dessa ideia? Seria algo bem simplificado, nĂŁo?

Essa Ă© a parte legal da lĂ­ngua inglesa. É que, em inglĂȘs, nĂŁo precisamos memorizar todas as formas do passado de um verbo – nĂŁo precisamos lembrar que dizemos:

  • bebi com eu
  • bebeu com a gente, ela ou ela
  • beberam com eles
  • bebemos com nĂłs

Simplesmente temos uma Ășnica forma no passado do verbo. Beber em inglĂȘs Ă© drink e o passado (Ășnico) de beber em inglĂȘs Ă© drank.

  • I drank milk = eu bebi leite;
  • Thiago and Pedro drank mil = Thiago e Pedro beberam leite;
  • She drank milk = Ela bebeu leite;

É evidente que o verbo drink virou drank, mas esse novo formato (do passado) serviu para todos os personagens.

Logo, contanto que vocĂȘ saiba o Ășnico formato no passado de um verbo em inglĂȘs, Ă© possĂ­vel construir qualquer frase em inglĂȘs independentemente do sujeito da sua frase. Super fĂĄcil, vocĂȘ nĂŁo concorda?

DICA RÁPIDA  Futuro Simples em InglĂȘs: explicação, como usar e exemplos

A diferença entre verbos regulares e irregulares em inglĂȘs Ă© uma coisa muito simples (muito mesmo). Quando comparamos a forma do presente do verbo beber em inglĂȘs com a forma do verbo beber no passado em inglĂȘs notamos que drink virou drank.

Sinceramente, vocĂȘ pode atĂ© nĂŁo ter achado essa mudança tĂŁo significativa assim, mas veja na tabela abaixo outro exemplo que indica como ela Ă© radical muitas vezes.

Formato do Verbo no Presente Significado Formato do verbo no Passado Significado
go ir went foi, foram, fui

E agora? VocĂȘ estĂĄ mais convencido da mudança relevante? A palavra go virou went.  De fato, muitos verbos classificados como irregulares por causa dessa grande alteração na escrita e pronĂșncia quando comparados os formatos no presente e passado em inglĂȘs, recebem uma alteração meio duvidosa quando chamada de “grande”, “relevante” ou “considerĂĄvel”.

Mas a diferença entre verbos regulares e irregulares em inglĂȘs reside no fato de que os verbos regulares – os quais nĂŁo vimos ainda – praticamente nĂŁo possuem uma letra alterada na sua estrutura, mas apenas a adição de algumas ao final.

Muitos verbos em inglĂȘs passam por uma modificação menos brusca na escrita, isto Ă©, na grafia (e pronĂșncia, evidente). O formato do passado desses verbos Ă© obtido simplesmente adicionando-se as letras -ed, -ied e coisas do tipo ao final do verbo no formato presente. Ou seja, nĂŁo implica em uma uma alteração tĂŁo intensa como drink e drank e go e went – que sĂŁo verbos irregulares.

DICA RÁPIDA  Pronomes Pessoais em InglĂȘs: como usar e explicação

Os verbos em inglĂȘs que passam por essa singela mudança sĂŁo denominados verbos regulares em inglĂȘs. JĂĄ os verbos como drink que passam por uma “mudança mais radical” para se obter a sua forma no passado, sĂŁo chamados de verbos irregulares em inglĂȘs.

Observe o que ocorre com os verbos regulares:

Formato do Verbo no Presente Significado Formato do verbo no Passado Significado
study estudar studied estudou, estudamos, estudei, estudaram
play brincar played brincou, brincamos, brinquei, brincaram

Como explicamos acima, simplesmente adicionamos as combinaçÔes de letras -ed ou -ied. ModificaçÔes que sĂŁo feitas no mesmo molde resultam na classificação do verbo como sendo um verbo regular em inglĂȘs.

EntĂŁo Ă© isso. Essa foi uma breve explicação sobre a Diferença Entre Verbos Regulares e Irregulares Em InglĂȘs. Caso vocĂȘ queira fica ligado nas nossas dicas de inglĂȘs, conheça o nosso canal oficial no Youtube. Essa Ă© a melhor forma de vocĂȘ ficar por dentro das nossas novidades e aprender inglĂȘs online [clique aqui]. No Facebook, vocĂȘ tambĂ©m fica sabendo quando novos textos forem postados por aqui. Ajuda a gente, Ă© rapidinho!  😉

Curtir pĂĄgina do Facebook

Download PDF

ComentĂĄrios