Home Gramática da língua inglesa Forma Comparativa Dos Adjetivos

Forma Comparativa Dos Adjetivos

by Daniel Silva
0 comment

Forma ComparativaA Forma Comparativa Dos Adjetivos Em Inglês ainda é objeto de muita discussão entre estudantes de inglês. Você domina o seu uso com plenitude?

Antes de conferirmos sobre a forma comparativa dos adjetivos em inglês, eu gostaria de te perguntar: já conhece um dos canais de inglês mais queridinhos do Brasil? Atualmente milhares de pessoas acompanham as nossas aulas de inglês por lá. Essa é uma chance incrível de você aprender inglês online e matar todas as suas dúvidas com a gente. Como sempre dizemos por aqui, escolas de inglês e cursos de inglês online são imprescindíveis, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecê-lo]. Você com certeza não vai se arrepender!  😀

Forma Comparativa Dos Adjetivos

Neste texto daremos uma breve olhada em um tópico de extrema importância negligenciado por muitos que, por preguiça ou outro motivo descabido, preferem não fazer esforço para compreender algo essencial. A chamada forma comparativa em inglês.

  • João é menos rico que Pedro;
  • Esta roupa é mais bonita que aquela;
  • Hoje estou menos feliz do que ontem;
  • Esse produto é mais barato do que aquele.

Acima, exemplos do assunto que veremos nas próximas linhas.

A primeira coisa que todo e qualquer pessoa deve ter em mente é que, na língua inglesa, existem palavras correspondentes a “mais”e “menos”, como àquelas nos exemplos anteriores.O que ocorre, no entanto, é que existe uma regra a qual define duas situações distintas: quando exatamente faremos o uso dessas palavras e quando não faremos o uso delas.

Advertisement

Vamos começar com o caso no qual não iremos utilizar estas palavras equivalentes. Como proceder, então?

O parâmetro utilizado para definir isso é se o adjetivo empregado na frase (nos exemplos acima na cor azul) são curtos ou longos. Isto é:

  • Short adjectives (de uma sílaba)
  • Long adjectives (mais de uma sílaba)

Assim sendo, podemos estruturas frases da seguinte forma:

– I am rich (eu sou rico)

– I am richer than Bob (Sou mais rico do que o Bob) [forma comparativa]

Simplesmente adiciona-se ao adjetivo rich (que significa rico) à terminação er e emprega-se o uso da palavra than que estabelece uma comparação entre duas pessoas, coisas, locais etc.

Outro exemplo:

– My sister is pretty. (minha irmã é bonita)

– My sister is prettier than your sister. (minha irmã é mais bonita que a sua irmã)

Neste caso, a alteração foi realmente diferente do primeiro exemplo. No primeiro exemplo, o adjetivo era terminado com uma consoante (letra h). No segundo exemplo também temos uma consoante (letra y). No entanto, para este tipo de palavra faremos da seguinte forma:

  • pretty (adjetivo) – prettier (forma comparativa do adjetivo)
  • spicy (adjetivo) – spicier (forma comparativa do adjetivo)
  • clumsy (adjetivo) – clumsier (forma comparativa do adjetivo)

Em se tratando de adjetivos terminados em ‘y’ a alteração da palavra ocorrerá com a retirada da letra ‘y’ e a indexação das letras ‘ier’ – justamente como nos exemplos acima.

Para dominar o uso da forma comparativa em inglês, em especial quanto a grafia das palavras, é fundamental que você memorize ao menos a construção dos principais tipos de terminação das palavras e dessa forma não cometer quaisquer tipos de erros ortográficos.

No caso dos adjetivos longos, ao comparar duas pessoas, duas cidades, dois grupos, duas casas e por aí vai, basta empregarmos a palavra more que exprimi o sentido de mais. Da mesma forma, use a palavra less para dizer menos. Confira dois exemplos com adjetivos considerados longos (valuable e vunerable). Ambos os termos devem estar associados a palavra than que significa “do que”. Confira como se dá a construção:

Ex: Why player is more valuable? Neymar or Messi?

[qual jogador é mais valioso? Neymar ou Messi?]

Ex: Brazil is less vunerable than France to Islamic State attacks.

[o Brasil é menos vulnerável do que a França aos ataques do Estado Islâmico] 

Para conferir uma explicação completa sobre esse tema [clique aqui]. Você irá aprender muito mais sobre a forma comparativa dos adjetivos em inglês.

Para contar com a nossa ajuda e continuar aprendendo inglês online, conheça o nosso canal de inglês no Youtube. No momento milhares de pessoas de todo o mundo acompanham o nosso trabalho por lá. Essa é uma excelente oportunidade para você aprender inglês online e ainda contar com a nossa cooperação para turbinar o seu conhecimento [clique aqui para conhecê-lo].  No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui como dicas, artigos e textos novos. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir Página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy