Home Gramática da língua inglesa False Friends: o que são false friends em Inglês? (falsos cognatos)

False Friends: o que são false friends em Inglês? (falsos cognatos)

by Daniel Silva
0 comment

Você sabe O QUE SÃO FALSE FRIENDS? Se traduzirmos a expressão anterior ao pé da letra temos falsos amigos. Falsos amigos ou falsos cognatos são palavras de línguas diferentes que quando colocadas lado a lado apresentam semelhança extrema na escrita, porém contém significados completamente diferentes. Ou seja, são palavras de idiomas diferentes que apesar de possuírem grafia muito parecida – e isso nos faz pensar que ambas significam exatamente o mesmo – possuem sentidos completamente diferentes.

Aprender Inglês é importante e, partindo dessa perspectiva, aprender false friends é um aspecto importante para alcançar a almejada fluência em Inglês. Seja Inglês online ou qualquer outro meio de aprendizagem, você deve saber sobre a existência desse tópico.

O problema dos falsos cognatos  é que eles costumam enganar muita gente. Costumo chama-los de palavras traiçoeiras, pois olhamos para elas e nos baseando em nosso conhecimento de língua mãe, automaticamente somos forçados a pensar que aquela palavra só pode significar “o que esperamos que ela signifique”.  Por exemplo, você sabe o que significa a palavra suave em Português correto?

Ex: Ela possui uma voz suave.

Ex: O seu primeiro aviso foi em tom suave.

Advertisement

Mas o que significa a palavra suave em Inglês como no exemplo abaixo?

Ex: He is a suave and sophisticated gentleman.

Suave em Inglês significa muito educado, prazeroso e possivelmente falso em virtude dessas características. Você por a caso já viu essa definição de suave em Português?

Como Aprender False Friends e quantos são?

O número de falsos cognatos em Inglês é imenso. A questão é que muitos estudantes de Inglês não dão a devida importância para falsos cognatos em Inglês e por causa disso acabam caindo feito patinhos quando se deparam com algum falsos cognatos muito conhecidos da língua inglesa. Por isso você deve aprender Inglês com false friends e memorizá-los. Do contrário, como dissemos, as chances de ser vítima de um deles em um dado primeiro contato passa a ser relevante.

Onde consigo encontrar False Friends?

De uma rápida pesquisa na internet é possível extrairmos centenas de falsos cognatos em Inglês. É que eu realmente não sei precisar quantos falsos cognatos em Inglês existem. Veja três exemplos de materiais contendo false friends apenas para você ter uma noção geral do que estou dizendo:

Exemplos de False Friends / Falsos Cognatos

Aqui no Inglês no Teclado estamos sempre falando a respeito de falsos cognatos em Inglês e chamando a atenção dos nossos leitores quanto a essas palavras traiçoeiras. Alguns dos nossos textos que fizeram enorme sucesso quando os disponibilizamos (e até hoje fazem) tendo em vista a enorme procura devido a quantidade de falsos cognatos em Inglês que apontamos, são:

Então é isso. Essa foi apenas uma rápida dica sobre o que são false friends para você se prevenir e tomar ciência. Se você quiser ficar por dentro das nossas próximas dicas de falsos cognatos em Inglês e outras dicas de Inglês gratuitas, vem aprender Inglês online com a gente seguindo a nossa página oficial no Facebook. A gente sempre avisa por lá quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy