Home O que significa, como usar e traduções em Inglês PHUBBING: o que significa e como usar?

PHUBBING: o que significa e como usar?

by Daniel Silva
1 comment

Você sabe o que significa phubbing? To Phub é uma gíria composta de outras duas palavras snob (esnobar) e phone (usar o telefone).  Já foi a época em que usávamos a palavra phone apenas com o sentido de fazer uma ligação telefônica, até porque, nos tempos atuais, parece que a ligação telefônica passou a ser algo de menor importância em se tratando de smartphones.

É que a ideia de esnobar nesse caso está associada ao ato de não dar importância para quem, por exemplo, está ao seu lado, perto de você. Simplesmente ignorá-la.

Não que a intenção seja puramente fingir que alguém ou pessoas não estão ao seu lado, mas identificar quão ruim isso pode ser, especialmente em se tratando de um ato que se tornou praticamente inconsciente.

Fala a verdade, quantas vezes você pegou o celular simplesmente para conferir se há alguma notificação, novidade ou  mensagem no whatsapp de algum contato na lista? É realmente um fenômeno dos tempos atuais que não podemos negar.

Quando se pressupõe que o mais provável seria fazer companhia interagindo com a pessoa, ficamos enfurnados no celular. Daí surgiu o termo phubbing que é justamente fazer isso, dar preferência ao celular do que à pessoa que está próxima de você.

Advertisement
Phubbing: o que significa e como usar

Inclusive, é possível encontrar inúmeras campanhas pelo mundo contra esse costume que já adotamos, alertando as pessoas sobre o vício de não conseguir ficar um segundo sem conferir o celular mesmo estando de ante de outras.

No quadrinho acima a mulher diz: você se importa se eu amarrar o seu celular na minha testa e se comportar como se  você estivesse olhando para mim enquanto eu falo?

Você não precisa necessariamente estar acompanhado de uma única pessoa. Digamos que em uma festa você fica o tempo todo conferindo o celular

Quando a palavra phub é usada como verbo (to phub), é tratada como verbo regular, portanto o passado de to phub é phubbed.

A Coca Cola lançou recentemente um vídeo educativo chamando a atenção das pessoas para que cessem esse hábito de total desconexão com o mundo;

Veja alguns exemplos de como empregar essa gíria:

Ex: Please stop phubbing right now!

Ex: Excuse me, can you save that phone while I’m here? Stop phubbing.

Ex: Please don’t phub me like that.

Ex: They stupidly phubbed me for at least 15 minutes.

Ex: People are realy prone to phub theses days.

Então é isso! Fica a dica!

 #stopphubbing

Advertisement

You may also like

Comentários

1 comment

jeanneliru@hotmail.com'
Jeanne mar 14, 2018 - 15:13

Olá, Daniel! Adorei a matéria, esclareceu minha dúvida sobre o que é “phubbing”. Obrigada! Só uma coisa, tive a impressão que o texto da tirinha teria uma versão mais aproximada ao português (brasileiro) se traduzido assim: Posso amarrar o seu celular na minha testa para poder fingir que você está olhando para mim enquanto eu falo?

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy