Home Gramática da língua inglesa Verbos Frasais Separáveis e Não Separáveis Em Inglês

Verbos Frasais Separáveis e Não Separáveis Em Inglês

by Daniel Silva
0 comment

verbos frasais separáveis e não separáveisVerbos Frasais Separáveis e Não Separáveis Em Inglês são motivo de estresse para muitos estudantes de inglês. Principalmente quem está começando a estudar inglês. Essa turma, então, nem se fala! Fica simplesmente desesperada e muito angustiada. Primeiro porque a definição de phrasal verbs ainda não está bem assentada e segundo porque inciam uma busca sem fim por uma lista de verbos frasais separáveis e não separáveis em inglês com o intuito de memorizar ao menos um número razoável de ambos os formatos para fazer bonito em inglês. Pensando nisso, resolvemos falar sobre esse tema para esclarecer alguns pontos e ajudar toda essa galera que quer muito por uma pá de cal nesse assunto.

Antes de falarmos sobre os verbos frasais separáveis e inseparáveis em inglês, eu gostaria de lhe fazer a seguinte pergunta: você conhece o canal de inglês no Youtube do blog Inglês no Teclado? Hoje em dia há milhares de pessoas assistindo as nossas aulas de inglês as quais são para todos os níveis. São dicas de inglês para os níveis: básico, intermediário, avançado e proficiente. Tem gente do Brasil, Irlanda, Estados Unidos, Canadá, Portugal e muito mais seguindo a gente por lá. Essa é a melhor maneira de esclarecer todas as suas dúvidas em inglês [clique aqui para conhecê-lo]. Como sempre dizemos por aqui, escolas de inglês e cursos de inglês online são importantes, mas blogs de inglês também.

Verbos Frasais Separáveis e Não Separáveis Em Inglês

Não existe uma regra que dê pistas sobre phrasal verbs separáveis e phrasal verbs inseparáveis, isto é, você deverá, como dito no começo desse artigo, memorizar um número razoável e se habituar com o uso de cada um deles.

Existem verbos em inglês que são compostos por duas palavras. O phrasal verb, por exemplo, além de composto por duas palavras, seu sentido geral é diferente do sentido de cada uma das palavras que o compõe.  É como já definimos aqui na nossa página:

PHRASAL VERBS são verbos compostos de duas ou mais palavras. São traduzidos como verbos frasais em função de conterem mais de uma palavra em sua constituição.  Daí porque dizer que se parecem com frases. Verbos frasais podem ser formados por preposições ou não.

Advertisement

Justamente pelo fato de possuírem duas palavras, algumas vezes é possível encaixar uma palavra entre as suas que o compõe ou não, deixando cada uma em uma extremidade. Isso mesmo, incluímos uma palavra entre as duas que o formam.  Os separáveis, como já diz o próprio nome, indica que estão susceptíveis a essa abordagem. Já os não separáveis, não nos permitem fazer isso.  Para fins didáticos, vamos chamar essa “terceira palavra” do tipo “meter a colher” de palavra-alvo.

Estrutura dos verbos separáveis em inglês:

Primeira Palavra do Phrasal Verb + Palavra- alvo + Segunda Palavra do Phrasal Verb

Estrutura dos verbos não separáveis em inglês:

Primeira Palavra do Phrasal Verb + Segunda Palavra do Phrasal Verb +  Palavra-alvo

A palavra-alvo nada mais é do que o objeto da nossa frase. Se alguém diz: eu vi….você o pergunta: viu o quê? Do contrário a frase permaneceria sem sentido. Na sua pergunta você está interessado no objeto da frase. Chamamos no esquema acima o objeto da oração de palavra alvo, mas o objeto pode ser formado por mais de uma palavra.

Vejamos um exemplo para esclarecer isso melhor. O phrasal verb put off significa postergar, adiar, deixar para depois. A sua primeira palavra é put e a sua segunda palavra é off. O que por exemplo podemos postergar? Uma viagem (trip em inglês).  O interessante é que o passado desse verbo é put off também, isto é, não muda.

Ex: We put off our trip.

[a gente postergou nossa viagem] 

Postergou o quê? Resposta: our trip = nossa viagem.

O conjunto our trip, o qual é o objeto da oração, veio ao final – depois da primeira e segunda palavras do verbo frasal. Essa construção, no entanto, poderia se dar de uma outra forma. Eu poderia muito bem dizer em inglês:

Ex: We put our trip off.

[a gente postergou nossa viagem] 

Nesse caso o objeto (na cor verde) ocorreu entre as palavras put e off – o que ilustra a estrutura geral dos verbos separáveis em inglês.

Isso significa que put off é um verbo separável em inglês? Correto! O objeto pode ocorrer ao final ou entre as palavras que o constituem (put e off).

Ainda trabalhando com esse exemplo, vamos agora substituir our trip (nossa viagem) pelo pronome (objetc pronounit que é específico para coisas, animais e ocasiões (nossa viagem, no caso).

Ex: We put it off.

Parte-se do pressuposto que a pessoa que nos ouve já sabe que it faz referência a our trip (nossa viagem). Saiba que a regra gramatical dita que se optarmos por usar um pronome ele deverá vir entre as palavras que constituem um verbo frasal, nunca após ele. Por isso não diga put off it. Logo, conclui-se que o phrasal verb put off é um verbo frasal separável, pois confere ao usuário a faculdade de usá-lo de maneira separável ou não, conforme o seu critério.

Quer saber quais phrasal verbs são separáveis? Confira abaixo uma lista de verbos separáveis em inglês. Se trata de um mero aperitivo, pois existem muitos outros.

Verbo Frasal Separável Significado
Make up Inventar
Wake up Acordar
Turn Off Desligar
Turn On Ligar
Put On Colocar roupas, acessórios e demais apetrechos
Look up Procurar, pesquisar no dicionário, nas páginas amarelas etc
Figure out Desvendar, decifrar

Agora vamos dar uma olhada no verbo frasal run into, cujo uso foi extensivamente explicado [nesse artigo, clique]. Para o nosso estudo de hoje, vamos assumir que o significado de run into seja encontrar com alguém por a caso, se esbarrar com alguém inesperadamente (gíria).  O seu passado é ran into.

Ex: I ran into Jack at the bank.

[encontrei com o Jack no banco]

Vamos agora usar o pronome him no lugar do nome Jack, supondo que a pessoa que nos escuta sabe que him faz referência à pessoa Jack.

Ex: I saw Jack yesterday. I ran into him at the bank.

[vi o Jack ontem. O encontrei no banco]

Um estudantes de inglês desavisado poderia muito bem dizer I ran Bob into at the Bank – adotando a forma separável, alocando Bob entre as palavras que constituem o verbo frasal. Contudo, este não é um exemplo de verbo separável do inglês que tolera essa prática, mas sim um dos tanto exemplos de verbos frasais inseparáveis ou phrasal verbs não separáveis do inglês.

Abaixo destacamos uma lista de verbos frasais inseparáveis do inglês. Novamente se trata de um aperitivo, OK?

Verbo Frasal Separável Significado
Get off Descer, desembarcar ou sair de algum local
Get on Subir, embarcar ou entrar em algum local
Get over Superar, vencer, derrotar
Call on Pedir explicações

Então isso. Se você gostou de aprender sobre os verbos frasais separáveis e não separáveis em inglês e gostaria de poder contar com a nossa ajuda para aprender muito mais, conheça o nosso canal de inglês no Youtube. Essa é a melhor maneira de aprender inglês online e esclarecer todas as suas dúvidas [clique aqui para conhecê-lo]. No Facebook, a gente avisa quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy