Home Gramática da língua inglesa Don’t e Doesn’t: Como Usar, O Que Significa e Diferença

Don’t e Doesn’t: Como Usar, O Que Significa e Diferença

by Daniel Silva
0 comment

don't e doesn'tComo Usar e O Que Significa “Don’t e Doesn’t”? Você sabe? Esses são dois verbos auxiliares exclusivos do presente simples e essenciais para quem quer realmente falar inglês. Simplesmente não há como querer se expressar com clareza sem aprender a usá-los corretamente.

Já falamos sobre eles no nosso canal do Youtube e esse é inclusive um dos nossos vídeos que mais faz sucesso. Se você quiser conferir a explicação completa, dá play no nosso vídeo abaixo! Vale super a pena encurtar o tempo que você irá levar lendo esse artigo. Se você achar o vídeo abaixo lento demais, coloque na velocidade 2 X. Confira!  😉

Antes de iniciarmos a explicação sobre “don’t e doesn’t”, eu gostaria de te convidar para conhecer o canal do inglês no teclado no Youtube. No momento milhares de pessoas assistem as nossas aulas de inglês por lá e essa é uma excelente oportunidade para você aprender inglês online. Como sempre dizemos por aqui, escola de inglês e curso de inglês online são importantes, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecê-lo]. Você com certeza vai adorar!  😀

Como Usar Don’t e Doesn’t?

Na língua portuguesa, fazemos o uso da palavra não como em “eu não entendi”, “eu não gosto dele” ou “não vou viajar amanhã”. Em Inglês, não existe uma única palavra como “não” (do português) que pode ser usada de maneira idêntica ao português. Apesar de don’t e doesn’t serem empregadas com esse sentido, há toda uma regra que determina quando optar por elas.  Confira as regras que destacamos abaixo para você não errar mais. Vale frisar que todas as regras devem ser empregadas ao mesmo tempo.

Regra #1: Diferença Don’t e Doesn’t

Um erro crasso cometido por muitos estudantes de inglês é usar don’t e doesn’t de maneira intercambiável, isto é, sem nenhum critério. Lembre-se que don’t deve ser combinados com sujeitos que possam ser representados por um dos pronomes pessoais do grupo (I, you, they e we) e o verbo auxiliar doesn’t deve necessariamente ser combinado a um sujeito que pode ser substituído por um dos pronome composto pelo grupo (he, she, it).

Advertisement
Frases Em Inglês Correta Frase Em Inglês Incorreta Tradução Da Frase
 I don’t speak Enlgish I doesn’t speak English Eu Não Falo Inglês
 Maria doesn’t speak English Maria don’t speak English Maria Não Fala Inglês

Regra #2: Don’t e Doesn’t Para O Presente

Como já foi dito nas linhas acima, na língua inglesa não existe uma maneira única de dizer “não” e apesar de esses verbos auxiliares nos seus respectivos formatos contraídos com a palavra not (do + not = don’t e does + not = doesn’t) desempenharem essa função em inglês, eles podem tão somente ser empregados no contexto do presente.

Frases Em Inglês Tradução Da Frase Tempo Verbal Da Frase Frase Na Negativa Tradução Da Frase
 I like chocolate  Gosto de Chocolate  Presente Simples  I don’t like chocolate Eu não gosto de chocolate
 She speaks English  Ela fala inglês Presente Simples She doesn’t speak English Ela Não Fala Inglês

Acima eu indico dois exemplos de frases no presente simples com don’t e doesn’t. Seriamente completamente diferente se eu montasse frases como “comprarei os ingressos amanhã” ou até mesmo “conversei com a sua mãe ontem”, já que aquela frase estaria no futuro e essa frase no passado. Apensas utilizamos os dois verbos auxiliares em questão no presente. Para os outros tempos verbais encontramos outras opções.

Regra #3: Don’t e Doesn’t e Verbos

Os verbos principais que ocorrem após os verbos auxiliares nas frases deverão ocorre no formato base, isto é, sem a preposição to. Não posicione don’t e doesn’t antes de um verbo que não obedeça essa regra de ouro. Atenção! Nos referimos ao verbo que vem logo após um desses dois verbos auxiliares na negativa.  Vamos fazer um risco nos exemplos abaixo para você captar o erro com mais facilidade.

Frase Em Inglês Correta Frase Em Inglês Incorreta Tradução Da Frase
I don’t like to surf the net I don’t to like to surf the net Não gosto de navegar pela internet
She doesn’t need help She doesn’t to need help Ela não precisa de ajuda

O formato do verbo principal (nos exemplos acima: like e need) vem no formato sem a palavrinha ‘to’. Essa conjugação do verbo é chamada de forma base.  Não se esqueça dessa dica de inglês. Se trata de uma das mais importantes em relação a esse tema.

Regra #4: Don’t e Doesn’t com Verbo To Be

Uma terceira regra importante para quem quer aprender a como usar don’t e doesn’t em inglês é que eles não podem ser combinados com o verbo to be em nenhum dos seus formatos (am, is, are, was ou were). O verbo to be adota uma sistemática diferente e particular. Se você quiser aprender sobre ele pode [clicar aqui]. Confira abaixo como fica:

Frase Em Inglês Correta Frase Em Inglês Incorreta Tradução Da Frase
I’m not a teacher I don’t am a teacher Não sou um professor
She is not happy She doesn’t is happy Ela não está feliz

Regra #5: Don’t e Doen’t e Verbos Modais

Outra regra fundamental que não vale apenas para don’t e doesn’t é que não devemos combiná-los com verbos modais e nem com outros verbos auxiliares, apenas verbos comuns que denominamos verbo principal de uma frase.

Frase Em Inglês Correta Frase Em Inglês Incorreta Tradução Da Frase
I can’t swim I don’t can swim Não sei nadar
Bob should help Maria Bob don’t should hlep Maria Bob não deveria ajudar Maria

Então é isso. Aprendeu a como usar “don’t e doesn’t” em inglês? Caso você ainda tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores. No Youtube você acompanha todas as nossas dicas de inglês e melhora tanto o seu speaking quanto listening [clique aqui para conhecê-lo]. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui como textos e artigos novos. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir Página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

[imagem desse texto]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy