This, That, These e Those: como usar (explicação) – As palavras, ou melhor, pronomes demonstrativos this, that, these e those são extremamente importantes e por isso são, geralmente, ensinados nos primeiros dias de uma aula de inglês. Você sabe qual a diferença entre eles? Nesse novo artigo do Inglês no Teclado vamos aprender a usar cada uma deles corretamente, desde o fundamental ao uso avançado que reparo fazer muita falta para estudantes de inglês. Sugerimos, entretanto, que você primeiro assista o nosso vídeo em que falamos sobre esse assunto! Dá play!
Antes de entrarmos nesse assunto propriamente dito, gostaríamos de te convidar para conhecer o canal do Inglês no Teclado no Youtube. Já são milhares de pessoas nos seguindo por lá que contam com a nossa ajuda todos os dias para aprender inglês. Nível básico, intermediário, avançado e proficiente. Gente do Brasil, Angola, Portugal, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e muito mais! E o melhor de tudo: vídeos de graça que vão lhe ajudar a desenvolver a pronúncia e escuta de uma maneira incrível [clique aqui para conhecer].
This, That, These, Those: regra básica
A regra básica ensinada nas escolas de inglês e cursos de inglês é que usamos this e these para nos referirmos a uma coisa ou coisas próxima (s) de nós. Como dizemos em português: esse e esses, respectivamente. Da mesa forma, usamos that e those se nos referimos a uma coisa ou coisas distantes de nós. Aquele e aqueles, respectivamente. Observe o quadro abaixo para entender o que dita essa regrinha básica de inglês.
Artigo definido | Contexto | Exemplo | Tradução |
This | objeto perto, coisa nas redondezas, pessoa próxima | I love this coat | Amo esse casaco |
These | objetos pertos, coisas nas redondezas, pessoas próximas | These bikinis look rad | Esses biquinis são demais |
That | objeto longe, coisa distante, pessoa afastada | Is that Bob? | Aquele é Bob? |
Those | objetos longes, coisas distantes, pessoas afastadas | Who are those guys? | Quem são aqueles caras? |
Então, essa é a regra para this e these e that e those. Como você já deve ter percebido, usamos this para apenas uma coisa, pessoa ou objeto, isto é, está atrelado ao singular. Da mesma forma these é usado quando nos referimos a mais de uma coisa, pessoa ou objeto.
Seguindo essa mesma regra, podemos optar por that ou those. E claro, há a questão da distância que deve ser levada em conta.
Se você estiver se perguntando, mas como sei o que é longe e o que é perto? Isso realmente vai depender do seu bom senso, assim como ocorre na nossa língua. Você tem que ficar ligado quando a pronúncia dessas palavras. Todas elas contam com a pronúncia do th. É imprescindível pronunciar essas palavras corretamente, por isso sugerimos que você veja o vídeo super curto abaixo em que explicamos o som do th em inglês (inclusive no caso dessas palavras). Dá play!
Ordem de This, That, These, Those
Agora que já vimos o sentido geral dos demonstrativos bem como suas pronúncias, vamos ver como usá-las em uma frase em inglês. Veja que a ordem com a qual posicionamos essas palavras pode mudar em inglês.
Ex: This is an old house.
[essa é uma casa velha]
Ex: This house is old.
[esta casa está velha]
Ex: These are my dogs.
[esses são meus cães]
Ex: These dogs are mine.
[estes cães são meus]
Para aprender quando usamos usar my e mine em inglês [clique aqui].
THIS E THAT PARA ENFATIZAR
Também é possível usarmos os demonstrativos this e that para enfatizar em inglês. Esse é um uso que costuma confundir estudantes de inglês que estão apenas acostumados com o básico sobre This, That, These e Those.
Digamos que um amigo seu (casado) tem brigado muito com a esposa. Um dia a briga foi tão feita que ele lhe disse algo como:
Ex: I’m this close to divorcing my wife.
[estou a isso daqui de divorciar da minha esposa]
Ele quis dizer que faltava muito pouco para se separar da sua esposa. É muito comum nativos da língua inglesa fazerem o gesto abaixo para representar que falta ou faltou muito pouco para algo acontecer. A palavra this indica o quão pouco.
Uma amiga sua estava com uma faca de churrasco na mão e fez um movimento brusco (gesticulava enquanto falava sobre algo). Por descuido ou distração, a faca passou muito perto do seu braço. Nesse caso você pode usar “this close” para indicar a proximidade com a qual a faca passou de você.
Agora vamos pensar a seguinte situação. Jornais e revistas estão dizendo que você é muito rico, muito mesmo. Um belo dia um jornalista lhe entrevista e você lhe dá a vontade de dizer que você não é tão rico quanto dizem. Você pode dizer em inglês:
Ex: I am not that rich.
[não sou tão rico assim]
A palavra that aqui foi usada justamente com a intenção de indicar que você você não é tão rico quanto dizem por aí. A parte that rich faz referência a todo luxo que dizem você gozar. Veja um exemplo clássico da língua inglesa:
Ex: It’s not that important.
[não é tão importante assim]
DESAMBIGUAÇÃO: This, That, These e Those
É necessário que incluamos na nossa explicação, alguns detalhes que não são muitas vezes mencionados por professores de inglês. Um deles diz repeito a desambiguação de This, That, These e Those. Por exemplo, apesar de apontarmos acima o uso de that com o sentido de aquele, nem sempre isso procede. Quando há uma discussão em inglês, é muito comum alguém dizer algo como:
Ex: That’s not true.
[isso não é verdade]
Veja que optamos por traduzir como “isso”, apesar de aprendermos nas primeiras linhas desse artigo que usamos o demonstrativo that com o sentido de aquele/ aquela. Outro detalhe é que podemos usar this, that, these e those com o sentido de naquele, naqueles, daquele, daqueles e por aí vai. Observe:
Ex: I remember those days fondly, although they are long gone now.
[me lembro daqueles dias com carinho, apesar de já fazer muito tempo]
Ex: Later that month they attended another party at Maidenhead.
[na sequência, naquele mesmo mês, eles compareceram a uma festa na Maidenhead]
Outros casos em que a regra básica que apresentamos no começo desse texto pode não fazer sentido:
- That’s great! = isso é ótimo! / que ótimo!
- Why is that? = porque isso?
- That’s a good idea = essa é uma boa ideia
- That one is my favorite = esse é o meu favorito
Então é isso. Espero que essa explicação sobre this, that, these e those tenha lhe ajudado a compreender como usar os pronomes demonstrativos em inglês. Caso você tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder. Para contar com a nossa ajuda e aprender inglês de verdade, melhorando a sua pronúncia e escuta, se inscreva no nosso canal do Youtube. São milhares de seguidores do mundo todo que assistem as nossas dezenas de vídeos pelo Youtube [clique aqui para conhecer]. Ajuda a gente, é rapidinho! 😉
[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]
1 comment
Não consigo abrir o pdf do artigo abaixo:
http://inglesnoteclado.com.br/2016/08/this-that-these-e-those.html