I’m Afraid: o que significa? (não é com medo!)

O que significa afraid em inglês? Você muito provavelmente já deve ter ouvido alguém dizendo I’m afraid em Inglês, não é verdade? Você sabe o que I’m afraid significa em inglês? Alguns exemplos simples de como usar essa combinação de palavras em inglês:

Ex: I’m afraid my crippling shyness will ruin my career.

Ex: I’m afraid to date guys who treat me well.

Agora veja os exemplos abaixo:

Ex: I’m afraid of spiders.

Ex: Are you afraid of the dark?

Você consegue distinguir com tranquilidade a diferença entre as frases acima? Pois é. Essa é uma confusão frequente cometida por estudantes de inglês. Vamos ser bem breves em nossa explicação porque realmente não há muito o que dizer a respeito desse assunto. É até bom que sejamos curtos, assim as chances de você lembrar desse detalhe aumentam.

Quando dizemos I’m afraid em inglês isso significa que você está com medo de algo ou possui algum receio. Quando dizermos I’m afraid of spiders, em uma tradução direta significa tenho medo/fobia de aranhas. Logo, você deve distinguir esses dois usos da palavra afraid. O primeiro com o sentido de ter algum receio ou preocupação (estar temeroso) e o segundo de ter medo, como ter medo de altura.

Nem sempre encontraremos afraid associada a preposição of formando afraid of indicando se tratar do sentido de medo. Isso significa que também é possível usarmos o adjetivo afraid com o sentido de medo – sem que ele esteja ligado à palavra of. É por isso que existe a construção to be afraid to do something. Observe:

Ex: Jack was afraid to go back in the house.

[Jack estava com medo de voltar na casa] 

Ex: He was afraid that the other kids would laugh at him.

[ele estava temeroso de que as outras crianças rissem dele] 

Ex: I’m afraid of heights.

[tenho medo de alturas] 

Ex: Don’t be afraid to ask for help.

[não fique com receio de pedir ajuda] 

Uma maneira interessante de usar I’m afraid em inglês é quando queremos ser educados, demonstrar empatia pela pessoa que está prestes a ouvir uma notícia ruim da nossa parte, algo que pode frustrá-la, criar desapontamentos.  Na nossa língua costumamos dizer coisas como:

  • lamento
  • infelizmente
  • sinto muito

Ex: That’s the most we can offer you, I’m afraid.

[isso é tudo que podemos lhe oferecer, infelizmente] 

Você também pode combinar afraid com algumas palavras como:

  • I’m afraid not = receio que não
  • I’m afraid so = receio que sim

Então é isso. Essa foi uma explicação super rápida de como usar e o que significa AFRAID em Inglês. Caso você tenha alguma dúvida e gostaria de esclarecer alguma questão que talvez não foi mencionada nesse texto ou que não ficou clara, deixe o seu comentário abaixo. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal oficial do Youtube para melhorar a sua pronúncia e escuta como nunca [clique aqui]. Ajuda a gente, é rapidinho mesmo!  😉

 Curtir página do Facebook

Download PDF

Comentários

1 COMENTÁRIO

  1. Oi me deparei com esse “I’m afraid not” e fiquei com muitas dúvidas, que felizmente foram entendidas graças ao site kkkk mas uma é o uso do *i’m* não poderia ser apenas “I” (ex: I afraid not) ??
    assim faria mais sentido pra mim com receio que não…

Deixe uma resposta