Can no Futuro: Qual o Futuro de Can?

Voc√™ muito provavelmente em algum momento j√° se perguntou: qual o “futuro de can” em Ingl√™s? ou talvez: como usar can no futuro?¬†Pois √© caros leitores. N√≥s, meros mortais e eterno estudantes da l√≠ngua inglesa (me incluo nesse bolo), tendemos sempre a procurar uma equival√™ncia perfeita entre as l√≠nguas, um paralelismo que nem sempre existir√° entre o ingl√™s e portugu√™s.

Antes de adentrar nesse m√©rito, eu gostaria de te convidar para conhecer o canal do Ingl√™s no Teclado no Youtube. S√£o milhares de seguidores acompanhando o nosso trabalho por l√° todo dia e essa √© uma √≥tima oportunidade para voc√™ aprender ingl√™s online e esclarecer todas as usas d√ļvidas. No momento h√° gente do Brasil, Estados Unidos, Austr√°lia, Canad√° e muito mais acompanhando o nosso trabalho por l√° [clique aqui para conhecer].

Can no Futuro: Qual o Futuro de Can?

No vídeo abaixo fizemos uma explicação super completa sobre os usos mais comuns do verbo modal can tanto na sua forma afirmativa quanto negativa. Sugerimos que você o assista para complementar o seu entendimento sobre ele. Dá o play!

De qualquer forma, devemos relembrar alguns aspectos importantes sobre ele. Usamos can para expressar habilidade no sentido de ter algum dom ou talento para algo.

DICA R√ĀPIDA  Como Usar Got Em Ingl√™s

Ex: Can you cook?

[você sabe cozinha?]

O interessante √© que na nossa l√≠ngua costumamos dizer “sabe” e em ingl√™s optamos por can para exprimir a ideia de habilidade.

A gente inclusive traduz o verbo modal can com o sentido de poder em contextos relacionados a pedidos e solicita√ß√Ķes (possibilidade):

Ex: Can you help me?

[você pode me ajudar?]

Outra maneira muito habitual de usar can é com o sentido de capacidade, mas se referindo a algo pontual com o sentido de conseguir.

Ex: Can you hear me?

[você pode me ouvir?]

Tamb√©m √© poss√≠vel traduzir a frase acima como “voc√™ consegue me ouvir?”. Pois bem. Acho que essa r√°pida revis√£o j√° √© suficiente para falarmos sobre o futuro de can em ingl√™s, isto √©, como usar can no futuro. Essa d√ļvida tormenta estudantes de ingl√™s em fun√ß√£o de questionamentos como, por exemplo:

  • como eu digo n√£o poderei comparecer na reuni√£o em ingl√™s?
  • como eu digo n√£o conseguirei te ajudar em ingl√™s?

Devemos lembrar que uma das regras de ouro da gramática da língua inglesa determina que não podemos combinar verbos modais, o que nos impede de dizer coisas como:

DICA R√ĀPIDA  WOULD - n√≠vel b√°sico, como usar, explica√ß√£o e exemplos

Ex: I won’t cant… [incorreto]

Ex: She will not can.. [incorreto]

Ex: Bob won’t can…¬†[incorreto]

O que podemos fazer para contornar essa impossibilidade é substituir can por be able to que expressa o mesmo sentido em determinados contextos. Como já explicamos [nesse vídeo, clique] Be Able To, não é um verbo modal, apesar de exprimir o sentido de capacidade como can e could em inglês, como também já explicamos [nesse artigo, clique]

Logo, você pode dizer (no presente):

Ex: I am not able to hlep you = I can’t help you.

[não posso te ajudar] 

De fato, no dia-a-dia, é muito mais comum ouvirmos as pessoas usando o verbo modal can em vez de be able to em se tratando do exemplo acima.

No futuro a frase acima vira:

Ex: I won’t be able to help you.

[não vou conseguir lhe ajudar = não poderei lhe ajudar] 

Ou seja, uma vez que be able to e can podem ser usados de maneira intercambiável e can não possui um formato próprio para o futuro, optamos por usar will be able to como se fosse o futuro de can.  Entendeu? Se trata de um macete, um artifício que adotamos em função dessa limitação de can no futuro.

DICA R√ĀPIDA  Como dizer escrever na sujeira do carro em Ingl√™s?

Be able to comporta o uso de will para conferir a ideia de futuro, diferentemente de can que n√£o. √Č que o verbo auxiliar will atua no verbo to be o qual comp√Ķe a estrutura be able to.

Ex: Unfortunately, I won’t be able to attend the meeting.

[infelizmente não poderei comparecer a reunião] 

Ex: Jack and I won’t be able to stop by your house tomorrow.

[Jack e eu não conseguiremos dar uma passada na sua casa amanhã] 

Ex: Will you be able to help me later?

[você conseguirá me ajudar mais tarde?]

Para aprender mais sobre como usar will be able to e muitos outros exemplos [clique aqui]. Para continuar ligado nas nossas dicas de ingl√™s, conhe√ßa todo o nosso arsenal de v√≠deo aulas de ingl√™s no Youtube. Essa √© a melhor maneira de voc√™ continuar aprendendo ingl√™s online¬†[clique aqui para conhecer]. No Facebook, sempre avisamos quando h√° novidades por aqui como artigos e textos novos. Ajuda a gente, √© rapidinho!¬† ūüėČ

 Curtir página do Facebook

[imagem desse texto: EarthTones]

Download PDF

Coment√°rios

SEM COMENT√ĀRIOS

Deixe uma resposta