Used to X Used to ING – Como usar!

Aprenda de uma vez por todas a diferença entre Used to X Used to ING. 

De modo geral, quando queremos destacar algo (algum fato, evento) que ocorria no passado e nĂŁo ocorre mais ou ocorre de uma forma diferente (talvez mais intenso, menos intenso, etc.), algum hĂĄbito que possuĂ­amos, por exemplo, a construção used to Ă© muito Ăștil e cai como uma luva. Isso porque a estrutura used to Ă© empregada justamente para enfatizar que houve alguma mudança ao longo do tempo. Grosso modo, podemos lembrar da sequĂȘncia abaixo para montarmos as nossas frases.

Sujeito + used to + verbo [base form] + complemento [se necessĂĄrio]

VocĂȘ quer dizer que costumava estudar muito. E agora nĂŁo mais.

Ex: I used to study a lot. Now I don’t.

Repare que se vocĂȘ dissesse apenas I used to study. TambĂ©m faria sentido. Ao usar a lot a sua intenção foi simplesmente relatar a maneira atravĂ©s da qual uma ação ocorria. Se vocĂȘ optasse por nĂŁo dizer now I don’t. TambĂ©m faria sentido. É que o objetivo foi dizer que vocĂȘ costumava estudar muito, porĂ©m nĂŁo mais. VocĂȘ tambĂ©m poderia ter dito que vocĂȘ costumava estudar bastante e que no atual momento vocĂȘ estuda ainda mais.

Ex: I used to study a lot. Now I study even more.

DICA RÁPIDA  Pepino em InglĂȘs: como dizer descascar o abacaxi em InglĂȘs!

VocĂȘ quer dizer que no passado chovia muito em Nova York. Se foi dito no passado, isso significa que nĂŁo chove mais de tal forma ou que chove mais intensamente. Vamos optar por nĂŁo mais.

Ex: It used to rain a lot in New York. Now it doesn’t.

TrĂȘs exemplos bem simples:

Ex: Bob used to work. Now he studies.

Ex: I used to play video games back in the 90’s.

Ex: Did you use to play Soccer at school?

Dois exemplos avançados:

Ex: The bills used to be paid by Jerry.

Ex: There used to be a cinema in the town but now there isn’t.

Ambos exemplos fogem Ă  sequĂȘncia apresentada. O primeiro encontra-se na voz passiva e os exemplos anteriores estavam na voz ativa.  JĂĄ o segundo exemplo avançado, faz o uso da estrutura completa there used to be que serĂĄ trabalhada em outro texto.

Um detalhe interessante Ă© que a expressĂŁo used to nĂŁo permiti o seu uso no presente. A estrutura imutĂĄvel Ă©: used to.  Se ocorrer use to Ă© porque estĂĄ sendo empregada em perguntas com o verbo auxiliar do passado como did (um dos Ășltimos exemplos).

DICA RÁPIDA  NĂŁo Foi Para Frente Em InglĂȘs: Como Dizer?

Para contextualizar esse assunto. Veja o vĂ­deo de uma das versĂ”es da mĂșsica Somebody that I used to know:

Used to X Used to ING – Como usar

Vamos ver agora outro tópico parecido à combinação acima que ainda gera muito confusão devido ao uso de estrutura semelhante.

Sujeito + verb to be + used to + verbo [ing form] + complemento [se necessårio]

Para essa situação used to Ă© precedido do verbo to be e o verbo apĂłs a estrutura estudada vem com ing (jĂĄ que a regra gramatical dita que apĂłs preposiçÔes – nesse caso to – todo verbo deve vir na forma ing.

A sequĂȘncia completa comporta variaçÔes no quesito tempo verbal, bastando alterar a conjugação do verbo to be.

Neste caso, a estrutura empregada tem a função de destacar algo que temos o håbito de fazer. Estamos acostumados a fazer.

Ex: Bod is used to cooking.

É evidente que, em se tratando do verbo to be, no caso de perguntas, a sequĂȘncia apresentada sofre alteraçÔes (por se tratar de sequĂȘncia para uso na voz ativa).  O exemplo abaixo exemplifica isso:

Ex: Are you used to waking up early eveyday?

DICA RÁPIDA  Como Dizer Funcionando Normal Em inglĂȘs? (normalmente)

Ocorre que ao usamos o verb to be no passado (formas: was e were) estaremos embutindo o sentido de algo que tĂ­nhamos o hĂĄbito de fazer. EstĂĄvamos acostumados a fazer.

Ex: I was used to seeing her every other day.

AlĂ©m disso, como jĂĄ explicado que podemos alterar a conjugação do verbo to be para ocorrĂȘncias em diferentes pontos do tempo, podemos usĂĄ-la no futuro empregado will.

Ex: You will soon be used to living alone.

O que causa confusĂŁo entre os estudantes da lĂ­ngua inglesa Ă© nĂŁo aceitar que ambas as estruturas quando empregadas no passado, por exemplo, possuem os mesmos sentidos.

Ex: I used to see her every other day.

Ex: I was used to seeing her every other day.

Quer saber mais? DĂĄ play no vĂ­deo abaixo!

EntĂŁo Ă© isso. Esperamos que com essas dicas de InglĂȘs vocĂȘ se sinta mais confiante. Se vocĂȘ curtiu esse texto, faça a sua boa ação do dia e compartilhe com os seus amigos, Ă© sempre interessante divulgar informaçÔes que podem ajudar a todos. Curta a pĂĄgina do InglĂȘs no Teclado no Facebook para nĂŁo perder os nossos prĂłximos textos. Ajuda a gente, Ă© rapidinho!

Curtir pĂĄgina do Facebook

Download PDF

ComentĂĄrios

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta