Home Gramática da língua inglesa Used to X Used to ING – Como usar!

Used to X Used to ING – Como usar!

by Daniel Silva
0 comment

Aprenda de uma vez por todas a diferença entre Used to X Used to ING. 

De modo geral, quando queremos destacar algo (algum fato, evento) que ocorria no passado e não ocorre mais ou ocorre de uma forma diferente (talvez mais intenso, menos intenso, etc.), algum hábito que possuíamos, por exemplo, a construção used to é muito útil e cai como uma luva. Isso porque a estrutura used to é empregada justamente para enfatizar que houve alguma mudança ao longo do tempo. Grosso modo, podemos lembrar da sequência abaixo para montarmos as nossas frases.

Sujeito + used to + verbo [base form] + complemento [se necessário]

Você quer dizer que costumava estudar muito. E agora não mais.

Ex: I used to study a lot. Now I don’t.

Advertisement

Repare que se você dissesse apenas I used to study. Também faria sentido. Ao usar a lot a sua intenção foi simplesmente relatar a maneira através da qual uma ação ocorria. Se você optasse por não dizer now I don’t. Também faria sentido. É que o objetivo foi dizer que você costumava estudar muito, porém não mais. Você também poderia ter dito que você costumava estudar bastante e que no atual momento você estuda ainda mais.

Ex: I used to study a lot. Now I study even more.

Você quer dizer que no passado chovia muito em Nova York. Se foi dito no passado, isso significa que não chove mais de tal forma ou que chove mais intensamente. Vamos optar por não mais.

Ex: It used to rain a lot in New York. Now it doesn’t.

Três exemplos bem simples:

Ex: Bob used to work. Now he studies.

Ex: I used to play video games back in the 90’s.

Ex: Did you use to play Soccer at school?

Dois exemplos avançados:

Ex: The bills used to be paid by Jerry.

Ex: There used to be a cinema in the town but now there isn’t.

Ambos exemplos fogem à sequência apresentada. O primeiro encontra-se na voz passiva e os exemplos anteriores estavam na voz ativa.  Já o segundo exemplo avançado, faz o uso da estrutura completa there used to be que será trabalhada em outro texto.

Um detalhe interessante é que a expressão used to não permiti o seu uso no presente. A estrutura imutável é: used to.  Se ocorrer use to é porque está sendo empregada em perguntas com o verbo auxiliar do passado como did (um dos últimos exemplos).

Para contextualizar esse assunto. Veja o vídeo de uma das versões da música Somebody that I used to know:

Used to X Used to ING – Como usar

Vamos ver agora outro tópico parecido à combinação acima que ainda gera muito confusão devido ao uso de estrutura semelhante.

Sujeito + verb to beused to + verbo [ing form] + complemento [se necessário]

Para essa situação used to é precedido do verbo to be e o verbo após a estrutura estudada vem com ing (já que a regra gramatical dita que após preposições – nesse caso to – todo verbo deve vir na forma ing.

A sequência completa comporta variações no quesito tempo verbal, bastando alterar a conjugação do verbo to be.

Neste caso, a estrutura empregada tem a função de destacar algo que temos o hábito de fazer. Estamos acostumados a fazer.

Ex: Bod is used to cooking.

É evidente que, em se tratando do verbo to be, no caso de perguntas, a sequência apresentada sofre alterações (por se tratar de sequência para uso na voz ativa).  O exemplo abaixo exemplifica isso:

Ex: Are you used to waking up early eveyday?

Ocorre que ao usamos o verb to be no passado (formas: was e were) estaremos embutindo o sentido de algo que tínhamos o hábito de fazer. Estávamos acostumados a fazer.

Ex: I was used to seeing her every other day.

Além disso, como já explicado que podemos alterar a conjugação do verbo to be para ocorrências em diferentes pontos do tempo, podemos usá-la no futuro empregado will.

Ex: You will soon be used to living alone.

O que causa confusão entre os estudantes da língua inglesa é não aceitar que ambas as estruturas quando empregadas no passado, por exemplo, possuem os mesmos sentidos.

Ex: I used to see her every other day.

Ex: I was used to seeing her every other day.

Quer saber mais? Dá play no vídeo abaixo!

Então é isso. Esperamos que com essas dicas de Inglês você se sinta mais confiante. Se você curtiu esse texto, faça a sua boa ação do dia e compartilhe com os seus amigos, é sempre interessante divulgar informações que podem ajudar a todos. Curta a página do Inglês no Teclado no Facebook para não perder os nossos próximos textos. Ajuda a gente, é rapidinho!

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”green” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy