Pretty Para Homem: Posso Usar Pretty Para Homens?

Posso Usar Pretty Para Homens? Foi uma pergunta que nos fizeram no nosso canal de inglês no Youtube. Como ainda não consegui dedicar parte do meu tempo para gravar uma aula sobre esse, achei por bem postar um texto aqui na nossa página para aditar a explicação aos nossos seguidores. Se ao final você tiver alguma dúvida, deixe a sua mensagem. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores.

Antes de conferirmos se podemos usar pretty para homem, eu gostaria de te dizer que caso você queira conferir mais dicas de inglês além dessas, pode conhecer o nosso canal de inglês no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas acompanhando as nossas aulas de inglês por lá. Tem gente do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e muito mais. Como sempre dizemos por aqui, escola de inglês e curso de inglês são importantes, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecê-lo]. Você com certeza não vai se arrepender!  😀

Posso Usar Pretty Para Homens?

A gente aprende nas primeiras aulas de inglês a utilizar o adjetivo pretty para elogiar alguém. Assim, construímos frases como:

Ex: A pretty little girl.

[uma garotinha linda]

Ex: Maria looks much prettier with her hair cut short.

[Maria fica mais bonita com o cabelo curto]

Agora veja o próximo exemplo com essa mesma palavra:

Ex: He is not just a pretty face, he is both talented and charismatic.

[ele não é apenas um rostinho bonito, ele é talentoso e carismático também]

Observe que apesar de a frase fazer alusão a um homem, o adjetivo pretty atua sobre face para transmitir o sentido de “rostinho bonito” e não sobre a pessoa em si. A palavra compõe uma gíria. Seria diferente se tivesse ocorrido como na frase abaixo:

Ex: When Elvis was in black leather, good lord, he was a pretty man.

[quando Elvis colocava uma calça de couro.. meu deus.. ele era um gatão]

Agora sim, agora o  termo em questão atua sobre a palavra man. Os ditames gramaticais sempre fixaram esse termo como exclusivo para mulheres, como introduzido no começo desse artigo. Entretanto, não raro escuto mulheres, homossexuais e combatentes à favor do unisex,  utilizarem essa palavra de tal forma – contrária ao que determina a norma culta da língua inglesa. É que dificilmente um homem hétero empregaria esse modo de se expressar.

Assim, convencionou-se adotar beautiful para ambos os gêneros, pretty apenas para mulheres e handsome para homens.

Apesar de alguns blogueiros de inglês sugerirem o critério “delicadeza” para diferenciar o uso de pretty e handsome, não lhe sugiro que adote isso na prática. Explico. Nos tempos estranhos em que vivemos as pessoas estão extremamente radicais. Assim, muitos homens podem se sentir ofendidos ao serem elogiados com pretty ou ouvintes interpretarem das duas uma: você não sabe que “apenas usamos pretty para mulheres”, logo você é um ignorante, ou você é no mínimo gay já que usa pretty para homens.

Então é isso. Espero que você tenha entendido a minha explicação sobre o uso de pretty para homem. Caso você tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores. Para contar com a nossa ajuda e continuar aprendendo inglês online, conheça o nosso canal de inglês no Youtube. No momento milhares de pessoas de todo o mundo acompanham o nosso trabalho por lá. Essa é uma excelente oportunidade para você aprender inglês online e ainda contar com a nossa cooperação para turbinar o seu conhecimento [clique aqui para conhecê-lo]. Você não vai gastar nada com isso e ainda tem a chance de melhorar a sua pronúncia e escuta. São vídeos para todos os níveis: básico, intermediário, avançado e proficiente. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui como dicas, artigos e textos novos. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

Curtir Página do Facebook

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta