Was Going e Were Going: Como Usar?

Como Usar Was Going e Were Going Em Inglês? Outro dia postamos um vídeo no nosso canal oficial do Youtube explicando como usar was e were em inglês e ficamos super felizes com a excelente recepção por parte dos internautas. Adoramos saber quando alguma das nossas explicações atenderam as expectativas dos estudantes da língua inglesa. O nosso blog está no ar desde 2009 ensinando as pessoas os meandros do inglês. No vídeo abaixo explicamos como usar was e were em inglês e ele tem tudo a ver com was going e were going. Por isso, dá play!

Se você quiser ficar sabendo sobre novos vídeos disponíveis, se inscreva no nosso canal oficial no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas nos seguindo por lá. Tem gente do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e muito mais. E o melhor: é de graça! [clique aqui para conhecer].

De qualquer forma, nesse novo artigo vamos focar nas estruturas was going to e were going to, ao final não se esqueça de fazer os exercícios com was e were para ficar craque no assunto! Agora mãos à obra.

Was Going e Were Going: Como Usar?

A gente usa as estruturas was going to e were going to em inglês quando precisamos falar de planos que não se concretizaram. Por exemplo, você tinha a intenção de fazer algo, mas por algum motivo teve que abortar os planos. Podemos citar desde uma atividade simples como limpar a cozinha à uma viagem internacional. Não importa a magnitude ou complexidade.

Na nossa língua costumamos dizer coisas como “eu ia fazer isso…mas” ou  “eu ia fazer aquilo mas….”. E aí, no lugar das reticências a gente pode justificar o que ocorreu, o que nos fez mudar de planos. Lembrando que o motivo não precisa ser voluntário, isto é, algo involuntário (independente da nossa vontade) também pode ser a razão de um plano não ter sido concretizado – como a chuva, porque não?

Estrutura para Was Going e Were Going

No nosso vídeo acima explicamos que a escolha de was e were é acordo com o pronome pessoal da língua inglesa ou nome, enfim, ocorre em função do sujeito presente na frase. Confira a tabela abaixo:

PRONOMES
WAS I, YOU, THEY, WE
WEREHE, SHE, IT

Você deve ficar ligado que nem sempre usaremos pronomes pessoais em inglês. Podemos usar nomes de pessoas, cidades, ou qualquer outra forma de nos referirmos ao sujeito da frase. Veja:

  • Daniel – Marta – Richard – Mary = He – She – He – She, logo combinamos cada um deles com was;
  • Daniel and Pedro = They, logo combinamos com were;
  • Pedro and I = We, logo combinamos were;

Conseguiu entender a ideia geral de como usar was going e were going em inglês em relação ao sujeito da frase?

Vamos dar uma olhada em alguns exemplos e ver se isso fica mais claro. A estrutura geral que utilizamos para frases com was going e frases com were going é a seguinte:

WAS GOING / WERE GOING TO + VERBO NA FORMA BASE

O verbo na forma base nada mais é do que um verbo na forma infinitiva sem a partícula to. Observe a tabela abaixo:

Verbo na forma infinitivaVerbo na forma base
to playplay
to studystudy
to eateat

Logo, adotando a estrutura acima, temos:

  • I was going to play…
  • Bob and Daniel were going to study…
  • They were going to travel…

Sacou? Vejamos agora exemplos completos para facilitar a sua vida. 😉

Exemplos com Was Going e Were Going

Agora que já falamos sobre quando escolher was e quando escolher were nas estruturas was going to e were going to, vamos aprender a empregar essas estruturas e como montar frases com elas. Veja abaixo exemplos esclarecedores.

Ex: We were going to take a trip to Europe last summer, but we decided to go to Canada instead.

[íamos viajar para a Europa no último verão, mas em vez disso decidimos ir para o Canadá] 

Ex: Jack and Mary were going to get married, but much to everyone’s surprise, they suddenly decided against it.

[Jack e Mary iam se casar, mas para a surpresa de todos, do nada voltaram atrás] 

Ex: You promissed that you were going to help me study.

[você prometeu que ia me ajudar com os estudos] 

Agora, é a sua vez. Faça os exercícios com was going e were going e confira as respostas ao final.  Para as frases abaixo complete o espaço vazio com a forma correta aplicando o verbo dado em parêntesis. Siga o exemplo abaixo:

Exemplo: We were going to do another exercise, but there wasn’t enough time.

1. (to get) Peter _______________ married to Carla, but at the last moment he married her sister instead.

2. (to go) I _______________ to the movies last night, but I changed my mind.

3. (to be) Mary _______________ a nurse, but she became a doctor instead.

4. (go out) We _______________ last night, but it started to rain.

5. (to cal) I _______________ you, but I forgot.

Respostas:

1.  was going to get

2.  was going to go

3. was going to be

4. were going to go out

5. was going to call

Então é isso. Caso você tenha alguma dúvida deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder. Para ficar por dento das nossas dicas de inglês, curta a nossa página oficial no Facebook. A gente sempre avisa por lá quando há novidades por aqui. No nosso canal oficial do Youtube é possível checar diversos vídeos que vão turbinar o seu inglês e melhorar a sua pronúncia e escuta [clique aqui para conhecer]. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

Curtir página do Facebook

Imagem desse texto
Download PDF

Comentários

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de tirar uma dúvida, no exemplo:
    We were going to take a trip to Europe last summer, but we decided to go to Canada instead (íamos viajar para a Europa no último verão, mas em vez disso decidimos ir para o Canadá)
    Eu poderia dizer? We were going to take a trip to Europe last summer, instead of we decided to go to Canada instead

    tirar o instead do final da frase e colocá-lo no início?

    • Oi Antônio, tudo bem? Existem algumas maneiras de usarmos a palavra ‘instead’ em inglês e a do exemplo é uma delas. Você pode usar ‘instead of’, mas nesse caso sugiro que você coloque logo no começo da frase. Ex: Instead of going to Europe, we decided to go to Canada.

Deixe uma resposta