Present Perfect: Todos Usos do Presente Perfeito em Inglês

present perfect

Present Perfect: Todos Usos do Presente Perfeito em InglêsHey guys, what’s up? No artigo de hoje vamos dar uma olhada em um assunto que ainda gera muita dúvida entre os estudantes de inglês. Já falamos sobre ele aqui, mas há sempre algo a mais para adicionarmos. Como vocês já devem ter notado, vamos falar sobre os usos do present perfect.

Antes de mais nada, sugerimos que você assista uma das nossas vídeo-aulas mais vistas. Milhares de pessoas já assistiram e conseguiram abrir a mente sobre o tema. Então, dá o play!

Curtiu? Gostaria de te convidar para conhecer o nosso canal oficial no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas seguindo a gente por lá. Tem gente do Brasil todo, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e muito mais. Essa é uma oportunidade única para você melhorar o seu inglês ou simplesmente continuar aprendendo inglês [clique aqui para conhecer].

Para o texto de hoje, vamos tomar por base um livro relativamente antigo, mas super precioso. É o Esl Grammar Workbook 2 do autor Allan Kent Dart. Confira abaixo a explicação completa sobre os usos do presente perfeito em inglês.

Present Perfect e duração de um evento: se sabe quando começou

Use o Present Perfect para se referir a duração de um evento que começou no passado, ainda ocorre no momento e provavelmente continuará no futuro.

Ex: The earth has existed for millions of years.

Ex: Elizabeth II has been the Queen of The United Kingdom since 1952.

Ex: He has been here for three hours.

Ex: I have known her for six years.

Ex: They have been married since 1973.

Ex: I have lived in Minas Gerais since 1993.

Present Perfect e duração de um evento: não se sabe quando começou

Também é possível usarmos o Present Perfect para nos referirmos a um evento que se iniciou no passado e que perdura até os dias atuais. Ainda assim, não sabemos quando exatamente ele começou. Nesse caso, apesar de o evento ter ocorrido no passado, de alguma forma ele ainda está relacionado com os dias de hoje.

Ex: She has studies French.

Ex: They’ve finished the job.

Ex: I have been in Europe.

Ex: It’s rained a lot.

Present Perfect: nunca o use para um período de tempo bem definido

É sempre bom lembrar os nossos leitores que nunca usamos o Present Perfect para nos referirmos a um período do tempo bem específico. Nesse caso opte pelo passado simples. Algumas palavras e combinações de palavras que denotam período de tempo bem definido:

  • Yesterday
  • Two days ago
  • Last night

Assim, não diga coisas como:

Ex:  I have been there yesterday. [incorreto]

Ex: I have gone two days ago. [incorreto]

Ex: She has done it last night. [incorreto] 

Nesses casos, opte, como já dissemos, pelo passado simples. Veja como ficam os exemplos corrigidos:

Ex:  I was there yesterday. [correto]

Ex: I went two days ago. [correto]

Ex: She did it last night. [correto] 

Palavras e combinações de palavras como yesterday e ago são empregadas com o Present Perfect, podem ocorrer no caso de orações subordinadas como as que são precedidas pela palavra since. Veja como fica:

Ex: He hasn’t felt well since he got up yesterday morning.

Ex: Jack has lived in Belo Horizonte since he graduated from UFMG four years ago.

Present Perfect com a palavra Because

Uma forma super interessante de usar o Present Perfect é quando ele está associado a conjunção subordinativa because com o propósito de justificar algo. Você pode tanto optar por colocar a palavra because ao final da frase ou no começo. Quando a palavra because for adicionada no começo da frase, usamos a vírgula.

Ex: He’s extremily sad because he’s just been fired.

Ex: Because we haven’t had much rain, all of the flowers in our garden are dying.

Ex: They’re worried because their son has become an alcoholic.

Present Perfect para falar de diversos eventos no passado

Um dos usos do Present Perfect é para falar de eventos que ocorreram uma vez ou mais no passado. Nesse caso, há uma expectativa de que o evento ocorra novamente no futuro. Diferentemente do passado simples que quando usado com essa função, não aponta uma expectativa para que eles ocorram novamente.

Ex: Many countries have become independent nations since the end of World War II.

Ex: She’s fallen in love only twice.

Ex: Bob has been married once, but now he is divorced.

É por isso que se você pode dizer I saw two movies last month (o mês passado ficou para trás) e I have seen two movies this month (esse mês ainda não acabou e você ainda pode ver mais vídeos). Há, assim, uma grande diferença.

Na língua inglesa, se você disser I never went to Europe dá uma sensação de que você nunca irá para a Europa. Já dizer I have never gone to Europe, há percepção é de que você ainda poderá ir um dia.

Então sobre os usos do presente perfeito em inglês? Para ter acesso a diversas dicas de inglês gratuitas, conheça o nosso canal oficial no Youtube. Essa é a melhor forma de você aprender inglês online e o melhor: totalmente de graça. Conte com a nossa ajuda [clicando aqui]. No Facebook também avisamos quando há novidades por aqui. Curta a nossa página.  Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

Curtir página do Facebook

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta