Present Perfect: Todos Usos do Presente Perfeito em Inglês

present perfect

Present Perfect: Todos Usos do Presente Perfeito em Ingl√™sHey guys, what’s up? No artigo de hoje vamos dar uma olhada em um assunto que ainda gera muita d√ļvida entre os estudantes de ingl√™s. J√° falamos sobre ele aqui, mas h√° sempre algo a mais para adicionarmos. Como voc√™s j√° devem ter notado, vamos falar sobre os usos do present perfect.

Antes de mais nada, sugerimos que você assista uma das nossas vídeo-aulas mais vistas. Milhares de pessoas já assistiram e conseguiram abrir a mente sobre o tema. Então, dá o play!

Curtiu? Gostaria de te convidar para conhecer o nosso canal oficial no Youtube. Atualmente s√£o milhares de pessoas seguindo a gente por l√°. Tem gente do Brasil todo, Estados Unidos, Inglaterra, Canad√° e muito mais. Essa √© uma oportunidade √ļnica para voc√™ melhorar o seu ingl√™s ou simplesmente continuar aprendendo ingl√™s [clique aqui para conhecer].

Para o texto de hoje, vamos tomar por base um livro relativamente antigo, mas super precioso. √Č o Esl Grammar Workbook 2 do autor Allan Kent Dart. Confira abaixo a explica√ß√£o completa sobre os usos do presente perfeito em ingl√™s.

Present Perfect e duração de um evento: se sabe quando começou

Use o Present Perfect para se referir a duração de um evento que começou no passado, ainda ocorre no momento e provavelmente continuará no futuro.

DICA R√ĀPIDA  Wow em Ingl√™s: O Que Significa WOW?

Ex: The earth has existed for millions of years.

Ex: Elizabeth II has been the Queen of The United Kingdom since 1952.

Ex: He has been here for three hours.

Ex: I have known her for six years.

Ex: They have been married since 1973.

Ex: I have lived in Minas Gerais since 1993.

Present Perfect e duração de um evento: não se sabe quando começou

Também é possível usarmos o Present Perfect para nos referirmos a um evento que se iniciou no passado e que perdura até os dias atuais. Ainda assim, não sabemos quando exatamente ele começou. Nesse caso, apesar de o evento ter ocorrido no passado, de alguma forma ele ainda está relacionado com os dias de hoje.

Ex: She has studies French.

Ex: They’ve finished the job.

Ex: I have been in Europe.

Ex: It’s rained a lot.

Present Perfect: nunca o use para um período de tempo bem definido

√Č sempre bom lembrar os nossos leitores que nunca usamos o Present Perfect para nos referirmos a um per√≠odo do tempo bem espec√≠fico. Nesse caso opte pelo passado simples. Algumas palavras e combina√ß√Ķes de palavras que denotam per√≠odo de tempo bem definido:

  • Yesterday
  • Two days ago
  • Last night

Assim, n√£o diga coisas como:

Ex:  I have been there yesterday. [incorreto]

Ex: I have gone two days ago. [incorreto]

Ex: She has done it last night. [incorreto] 

Nesses casos, opte, como j√° dissemos, pelo passado simples. Veja como ficam os exemplos corrigidos:

DICA R√ĀPIDA  Qual A Diferen√ßa Entre Leave Live e Alive?

Ex:  I was there yesterday. [correto]

Ex: I went two days ago. [correto]

Ex: She did it last night. [correto] 

Palavras e combina√ß√Ķes de palavras como yesterday e ago s√£o empregadas com o Present Perfect, podem ocorrer no caso de ora√ß√Ķes subordinadas¬†como as que s√£o precedidas pela palavra since. Veja como fica:

Ex: He hasn’t felt well since he got up yesterday morning.

Ex: Jack has lived in Belo Horizonte since he graduated from UFMG four years ago.

Present Perfect com a palavra Because

Uma forma super interessante de usar o Present Perfect é quando ele está associado a conjunção subordinativa because com o propósito de justificar algo. Você pode tanto optar por colocar a palavra because ao final da frase ou no começo. Quando a palavra because for adicionada no começo da frase, usamos a vírgula.

Ex: He’s extremily sad because he’s just been fired.

Ex: Because we haven’t had much rain, all of the flowers in our garden are dying.

Ex: They’re worried because their son has become an alcoholic.

Present Perfect para falar de diversos eventos no passado

Um dos usos do Present Perfect é para falar de eventos que ocorreram uma vez ou mais no passado. Nesse caso, há uma expectativa de que o evento ocorra novamente no futuro. Diferentemente do passado simples que quando usado com essa função, não aponta uma expectativa para que eles ocorram novamente.

DICA R√ĀPIDA  Diferen√ßa Entre Verbo Auxiliar E Principal

Ex: Many countries have become independent nations since the end of World War II.

Ex: She’s fallen in love only twice.

Ex: Bob has been married once, but now he is divorced.

√Č por isso que se voc√™ pode dizer¬†I saw two movies last month (o m√™s passado ficou para tr√°s) e I have seen two movies this month (esse m√™s ainda n√£o acabou e voc√™ ainda pode ver mais v√≠deos). H√°, assim, uma grande diferen√ßa.

Na língua inglesa, se você disser I never went to Europe dá uma sensação de que você nunca irá para a Europa. Já dizer I have never gone to Europe, há percepção é de que você ainda poderá ir um dia.

Ent√£o sobre os usos do presente perfeito em ingl√™s? Para ter acesso a diversas dicas de ingl√™s gratuitas, conhe√ßa o nosso canal oficial no Youtube. Essa √© a melhor forma de voc√™ aprender ingl√™s online e o melhor: totalmente de gra√ßa. Conte com a nossa ajuda [clicando aqui]. No Facebook tamb√©m avisamos quando h√° novidades por aqui. Curta a nossa p√°gina. ¬†Ajuda a gente, √© rapidinho!¬† ūüėČ

Curtir p√°gina do Facebook

Download PDF

Coment√°rios

SEM COMENT√ĀRIOS

Deixe uma resposta