Home Gramática da língua inglesa VERBO AUXILIAR DO VERBO TO BE: Qual é o verbo auxiliar?

VERBO AUXILIAR DO VERBO TO BE: Qual é o verbo auxiliar?

by Daniel Silva
0 comment

Qual é o “verbo auxiliar do VERBO TO BE”? Já perdi a conta de quantas pessoas me fizeram essa pergunta. O “verb to be” ainda deixa muita gente encucada por conta das suas peculiaridades. Nesse novo artigo do inglês no teclado, vamos matar essa dúvida das pessoas de uma vez por todas. Por que o verbo to be é tão diferente dos demais? Por que o verb to be aparece na frente em perguntas? Nas próximas linhas vamos conferir respostas para todas essas perguntas e outras relacionadas.

A primeira coisa que todos devem ter em mente ao estudar línguas, é que elas funcionam como códigos. Isso significa que existe um padrão o qual dita  a ordem das palavras, qual palavra usar e como combiná-las com outras. Assim, se você domina as regras (e em especial as exceções), isso já é um grande avanço.

VERBO AUXILIAR DO VERBO TO BE

Em relação à frase:

Ex: Do you speak English?

caso você opta-se por, em vez disso, dizer: you speak English? e a traduzisse ao pé da letra, encontraria: você fala inglês? Observe, portanto, que a palavra do tem um sentido neutro, uma vez que, mesmo optando por dizer a forma completa (como no exemplo acima), o termo do simplesmente some na tradução. É que como expliquei diversas vezes aqui no blog, os verbos auxiliares tem uma função mais sintática do que semântica. Repare que, aqui, temos dois verbos: o verbo auxiliar do (na sua função operacional) e o verbo principal speak.

Advertisement

Agora, observe a seguinte frase com o verbo to be no formato are (do presente simples):

Ex: Am I beautiful?

Se você optasse por traduzi-la ao pé da letra, encontraria: sou eu bonita? Observe que, em português, normalmente, dizemos: eu sou bonita? É que temos que respeitar as particularidades de cada língua.  O verbo to be, diferentemente dos demais verbos principais, atua, ao mesmo tempo, como verbo auxiliar e verbo principal em perguntas. Ele está como verbo auxiliar na pergunta acima (ocorre logo no começo da pergunta – característica de verbo auxiliar), porém ele exprime sentido (ser), aspecto principal dos verbos principais.

Você constata dois verbos na pergunta acima? Não. Temos um único verbo fazendo o papel de verbo auxiliar e de verbo principal. É por isso que o verbo to be é tão especial.

Você não diz coisas como:

Ex: Do I am beautiful? [errado]

Então, é isso. Se mesmo após checar essa explicação você tenha ficado com alguma dúvida, é só comentar abaixo para que possamos te ajudar. Não se esqueça de conferir as nossas aulas de inglês online no Youtube e a nossa aula completa sobre esse verbo especial do inglês, assistindo a dica abaixo. Dá o play!

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy