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CONSOANTES EM INGLÊS: Estudo da Fonética e Classificação

by Daniel Silva
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Neste novo texto do inglês no teclado sobre a classificação das consoantes em inglês, vamos nos basear em, além de nosso próprio conhecimento, nos entendimentos presentes na obra “Pronunciation Exercises in English” dos autores  M. Elizabeth Clarey e Robert J. Dixson (1963).

Como se sabe, o número de letras do alfabeto depende do sistema de escrita utilizado. O alfabeto mais utilizado é o alfabeto latino, que consiste em 26 letras na versão em inglês. São elas: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.

No entanto, na língua inglesa estima-se que haja mais de 50 sons diferentes. De modo geral, os sons de língua podem ser separados em dois grandes grupos: vogais e consoantes. As vogais são produzidas pela voz resultante da vibração das cordas vocais.  Há quem entenda (caso dos autores citados acima) que o que difere vogais de consoantes diz respeito ao  fluxo externo do som delas ser amplamente irrestrito. As consoantes, por outro lado,  ao ter seu fluxo sonoro externado, sofrem interrupção causada por dentes, língua, lábio e palato mole (relativo ao céu da boca).

As consoantes em inglês são classificadas com base em diversas características articulatórias e acústicas, incluindo o local de articulação, forma de articulação e voz. Como veremos a seguir existem várias categorizações.  Alguns especialistas em fonética costumam classificar as consoantes em inglês da seguinte forma:

PLACE OF ARTICULATION (LOCAL DE ARTICULAÇÃO)

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Aqui atrelamos a classificação da consoante ao local de articulação de seu som (estrutura do corpo humano empregada).  Há as seguintes subcategorias: bilabial, labiodental, interdental, alveolar, palatal, velar e glottal. Abaixo, vamos estudar sobre cada uma delas.

BILABIAL

O som é articulado com os dois lábios unidos (ex., /p/, /b/, /m/). É o caso das palavras: pen (caneta), big (grande) e meet (encontrar / conhecer).

LABIODENTAL

Som articulado usando o lábio inferior contra os dentes frontais superiores  (ex., /f/, /v/). É o caso das palavras fun (diversão), very (muito) e van (van).

INTERDENTAL

Articula-se o som colocando a ponta da língua entre os dentes anteriores superiores e inferiores(/θ/, /ð).

Exemplos:

/θ/:

  1. Think (pensar / imaginar)
  2. Math (matemática / cálculo)
  3. Tooth (dente)
  4. Bath (banho)

/ð/:

  1. This (isso / esse)
  2. Brother (irmão)
  3. Weather (tempo)
  4. Breathe (respirar)

Para aprender mais sobre esse som, confira estas outras dicas:

ALVEOLAR

Articulado com a língua contra a crista alveolar logo atrás dos dentes frontais superiores (/t/, /d/, /n/, /s/, /z/).

/t/:

  1. Table (mesa)
  2. Time (tempo / hora)

/d/:

  1. Dog (cão)
  2. Day (dia)

/n/:

  1. Night (noite)
  2. Nose (nariz)

/s/:

  1. Sun (sol)
  2. See (ver)

/z/:

  1. Zoo (zoológico)
  2. Zero (zero)

/l/:

  1. Lake (lago)
  2. Light (luz)

Posicione a ponta da língua no ponto azul (bem atrás e rente aos dentes superiores frontais). Imagine você pronunciando ‘Laura’, ‘dado’ ou o dispositivo ‘Tablet’ (logo no início).

PALATAL

O palato mole é a região oral próxima à úvula (que é aquela pele grossa pendurada na goela). O palato duro é o céu da boca mais próximo aos dentes da frente.

Neste caso, o som é articulado com a língua próxima ou contra o palato duro (/ʃ/ ; /ʒ/). As consoantes palatais envolvem o contato da língua com o palato duro, que é a parte óssea do céu da boca. Aqui estão alguns exemplos de palavras com consoantes palatais:

/ʃ/:

  • She (ela)
  • Ship (barco, embarcar)
  • Sure (certeza, claro)
  • Ocean (oceano)

/ʒ/:

  • Measure (medir, medida)
  • Vision (visão)
  • Leisure (lazer)

Imagine você pronunciando o nome da personagem ‘She-ra’ ou a cantora ‘Xuxa’. No segundo caso, temos o som de ‘já’ ou  o nome ‘João’.

VELAR

O som da consoante é articulado com a parte posterior da língua contra o palato mole ou véu palatino (ex., /k/, /g/, /ŋ/)

  1. /k/:
    • Kite (pipa)
    • Back (atrás, costas)
    • Stack (pedaço, participação)
  2. /g/:
    • Go (ir / partir)
    • Game (jogo)
    • Dog (cão)
    • Bigger (maior)
  3. /ŋ/:
    • Sing (cantar)
    • Ring (anel)
    • Long (longo)
    • Bring (trazer)

Pense no som da letra ‘k’ em ‘Kátia’ e no som da letra ‘q’ em ‘queijo’. Da mesma forma, pense no som da letra ‘g’ em’gato’ ou ‘Diego’.

Para aprender sobre o som /ŋ/, sugerimos que confira:

GLOTTAL

O som da consoante em inglês é articulado ao nível da glote (ex., /h/). As consoantes glóticas são produzidas com o fechamento ou estreitamento da glote, que é o espaço entre as cordas vocais.

/h/:

  1. Hat (chpéu);
  2. House (casa);
  3. Help (ajuda);
  4. Hello (olá);

/ʔ/:

  • Butter (manteiga): Em alguns dialetos ou discurso casual, o som “t” no meio ou no final das palavras pode ser substituído por uma parada glótica. Por exemplo, alguns falantes podem dizer “bu’er” em vez de “butter”. Aniquila-se o som da letra ‘t’.
  • Bottle (garrafa): em alguns dialetos ou discurso casual, o “t” no meio ou no final das palavras pode ser substituído por uma parada glótica. Alguns oradores podem dizer “bo’le” em vez de “bottle”.

MANNER OF ARTICULATION (MANEIRA DE ARTICULAÇÃO)

STOP/PLOSIVE

O principal aspecto aqui diz respeito ao controle de nossa respiração, eis que ela é controlada na soltura e, repentinamente, promove uma pequena explosão (ex., /p/, /t/, /k/).

/p/:

  1. Pen (caneta)
  2. Pet (pet / apalpar)
  3. Happy (feliz)

/b/:

  1. Bat (morcego)
  2. Big (grande)
  3. Rabbit (coelho)

/t/:

  1. Top (topo)
  2. Cat (gato)
  3. Better (melhor)

/d/:

  1. Dog (cão)
  2. Red (vermelho)
  3. Ladder (escada)

/k/:

  1. Kite (pipa)
  2. Black (preto)

/g/:

  1. Go (ir/partir)
  2. Great (ótimo)
  3. Bigger (maior)

FRICATIVE

Constrição do trato vocal, criando fricção à medida que o ar passa (ex., /f/, /s/, /ʃ/). Pense no som da letra ‘f’ em faca (percebe a fricção causada pela soltura do ar?).  Temos , igualmente, o caso do som da letra ‘v’ em vaca ou da letra ‘s’ em sopa. Vejamos alguns exemplos de palavras com consoantes que emitem esse som.

/f/:

  1. Fish (peixe / peixes)
  2. Fun (diversão)
  3. Leaf (folha)

/v/:

  1. Very (muito)
  2. Love (amor)
  3. Over (por cima / acima)

/s/:

  1. Sun (sol)
  2. See (ver)
  3. Bus (ônibus)

AFFRICATE

Combinação de ‘stop’ e ‘fricative’, com breve fechamento completo seguido de liberação com fricção.

/tʃ/:

  1. Chat (papear / papo)
  2. Teacher (professor)
  3. Watch (assistir / observar)

/dʒ/:

  1. Jump (pular / pulo)
  2. Judge (julgar / julgador)
  3. Bridge (ponte)

NASAL

Fechamento completo da cavidade oral, permitindo a passagem do ar pelo nariz (ex., /m/, /n/, /ŋ/).

/m/:

  1. Man (homem)
  2. Meet (encontrar / conhecer)
  3. Summer (verão)

/n/:

  1. Nose (nariz)
  2. Night (noite)
  3. Run (correr)

/ŋ/:

  1. Sing (cantar)
  2. Ring (tocar / vibrar)
  3. Language (língua)

LIQUID

Fechamento parcial da cavidade oral, permitindo que o ar flua pelas laterais da língua (ex., /l/, /r/).

/l/:

  1. Lake (lago)
  2. Little (pequeno)
  3. Smile (sorriso)

/r/:

  1. Red (vermelho)
  2. Rabbit (coelho)
  3. Car (carro)

Nestes exemplos, você pode observar o som líquido lateral /l/ e o som líquido rótico /r/. O som /l/ é produzido com as laterais da língua permitindo que o ar flua sobre elas (som lateral), e o som /r/ normalmente envolve a língua fazendo uma leve constrição sem um fechamento completo (som rótico).

GLIDE/SEMIVOWEL

Som articulado com um movimento de deslizamento da língua (ex., /j/ na palavra “yes,” /w/ na palavra “we”). Aqui encontramos dois tipos, voiced (com vibração / vocalização) ou o contrário, chamado voiceless.

Voiced Glides:

/j/:

  1. yes
  2. yellow
  3. beyond

/w/:

  1. we
  2. window
  3. away

Voiceless Glides: /hw/ não é tão comum em todos os dialetos ingleses e pode se fundir com o som /w/ em alguns casos.

  1. whale
  2. when
  3. whether

Nestes exemplos, pode-se observar o glide sonoro /j/ (como em “yes”) e /w/ (como em “we”), bem como o glide surdo menos comum /hw/. Deslizamentos ou semivogais são sons que funcionam como uma combinação entre uma consoante e uma vogal e incluem variantes sonoras e surdas.

Então, é isso. Ficou com alguma dúvida sobre o estudo e a classificação das consoantes em inglês? É só perguntar abaixo para que possamos te ajudar. Sugerimos que você confira as nossas aulas de inglês online no YouTube para continuar com o seu aprendizado voltado a truques e macetes da pronúncia em inglês. Cursos de inglês e escolas de inglês são importantes, mas professores de inglês são ainda mais. Nos vemos por lá?

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