BE ABLE TO: explicação completa

BE ABLE TO¬†deve ser uma das maiores pedras no sapato de quem come√ßa a estudar Ingl√™s. Digo isso me baseando na enxurrada de questionamentos sobre o que significa BE ABLE TO¬†ou como usar BE ABLE TO?¬†Com uma r√°pida busca pela internet encontramos diversas explica√ß√Ķes, v√≠deos, infogr√°ficos, mas ainda assim continuamos a nos perguntar:¬†como dizer BE ABLE TO¬†em Portugu√™s?

Existem duas vertentes que tratam dessa questão. Qual seria o equivalente em Português? Alguns estudiosos da língua inglesa apontam que inexiste o verbo modal able to em Português, já outros citam que é possível sim encontramos ele na língua portuguesa, dependendo tão somente da interpretação de cada um.

Antes de continuar a ler esse texto, sugerimos que voc√™ assista o nosso v√≠deo abaixo. ¬†√Č muito esclarecedor. D√° o play!

De qualquer forma, como j√° falamos aqui no Ingl√™s no Teclado, √© crucial que as pessoas interessadas em aprender uma outra l√≠ngua, interpretem¬†os significados de express√Ķes, n√£o se prendendo aos equivalentes do Portugu√™s, j√° que eles eles nem sempre existir√£o. Ainda que isso gere certa instabilidade no come√ßo da aprendizagem, entender o contexto funciona como uma garantia para uma trajet√≥ria de sucesso. Lembre-se: trilhar o caminho da interpreta√ß√£o √© a chave do sucesso em qualquer l√≠ngua que n√£o a sua. Isso √© facilmente explic√°vel, pois fortalece o amadurecimento do seu entendimento e a seguran√ßa para encarar frases com palavras as quais voc√™ desconhece ante √†s situa√ß√Ķes inesperadas.

Por mais que isso possa parecer algo inseguro, já que simplesmente lhe é recomendado que desfaça o laço entre a sua língua-pátria e se dedique à imersão de outra, só mesmo o tempo é capaz de lhe provar que esse é o melhor caminho à ser seguido.

Superada essa questão, veja abaixo uma explicação sobre como usar able to.

Como usar able to: explicação completa

Able to¬†√© um conjunto de duas palavras em Ingl√™s e exemplo de verbo modal o qual¬†usamos com diferentes pronomes pessoais ou simplesmente nomes para, dentre outros empregos, demonstrar habilidade, talento, capacidade ou algum feito em espec√≠fico. H√°, entretanto, muitas discuss√Ķes se realmente devemos classific√°-lo como verbo modal. Alguns estudiosos entendem que sim, outros entendem que n√£o.

DICA R√ĀPIDA  Texto Em Ingl√™s Sobre C√Ęncer Com Exerc√≠cios

Podemos us√°-lo n√£o apenas para nos referirmos ao momento (presente) ou para a√ß√Ķes no futuro, Tamb√©m √© poss√≠vel usar esse verbo modal mas para falar de a√ß√Ķes mal sucedidas no passado justamente porque n√£o foi poss√≠vel (algu√©m n√£o conseguiu) realizar algo. √Č como se cit√°ssemos a inabilidade ou impossibilidade de algu√©m p√īr algum plano em pr√°tica¬†no passado. Muitas vezes able to pode ser substitu√≠do pelos verbos modais can e could, isto √©, s√£o intercambi√°veis. ¬†

√Č esse o principal motivo de tendermos a classific√°-lo como verbo modal. Inclusive j√° falamos sobre a diferen√ßa entre can, could e able to [nesse artigo, clique].

Observe os exemplos abaixo:

Ex: She might never be able to bear children.

Ex: People should be able to live on their wages.

Ex:¬†Donald Trump won’t be able to deport three million illegal immigrants. ¬†

Ex:¬†They won’t be able to kep up with demand.¬†

Ex: We have to be able to talk about it. 

Um detalhe muito importante que devemos ter em mente ao criar frases com able to, é a estrutura que geralmente empregamos:

‚áí Sujeito + able to + verbo + complemento

Aqui a palavra complemento est√° sendo usada com o sentido de toda parte que vem depois do verbo modal able to.

Entretanto, memorizar a estrutura acima, não nos garante montar uma frase gramaticalmente correta se negligenciarmos a análise à ser feita do complemento. Ou você acha que ler três parágrafos lhe assegura um 10 na sua prova de Inglês?

Para o complemento, fique atento. O verbo o qual ocorre logo em seguida da palavra to, dever√° vir no formato base form ou forma base/basal. Veja abaixo:

¬†Ex: Trump won’t be able to ignore Middle East.

Middle East (parte sublinhada) é o complemento, sendo igore o verbo que está na formato chamado base form. Inclusive em se tratando de frases nas quais especulamos sobre a capacidade de alguém (migh never be), o verbo to bear deverá está no formato forma basal.

DICA R√ĀPIDA  WANNA Em Ingl√™s: O Que Significa Wanna?
forma infinitiva base form
to play play
to study study
to work work

Veja que nos exemplos acima, a regra do formato do verbo é respeitada: bear live, deport, keep up with, talk.

Outro detalhe √© quanto as especula√ß√Ķes ou frases de car√°ter opinativo em que empregamos estruturas como:

  • should be able
  • might be able
  • must be able

Como voc√™ deve ter percebido, combinamos os verbos modais should, might e must com able to. √Č por isso que a classifica√ß√£o de able to como verbo modal cai por terra, j√° que uma regra b√°sica da gram√°tica da l√≠ngua inglesa determina que n√£o podemos combinar verbos modais com verbos modais.

Ex: Brazil  must be able to retaliate to cyber-attacks. 

Ex: Soon you might be able to apply for a job on Facebook. 

A inten√ß√£o √© opinar a respeito de algo ou simplesmente especular. No primeiro exemplo digo que, na minha vis√£o, ao Brasil deve ser dada a possibilidade de retalia√ß√£o quando alvo de ataques. O pa√≠s deve ser capaz de retaliar em dadas condi√ß√Ķes. ¬†J√° no segundo caso, aponto que usu√°rios logo-logo conseguir√£o se candidatar a vagas de empregos por meio da rede social Facebook. Essa minha afirma√ß√£o pode estar ou n√£o baseada em alguma informa√ß√£o que possuo. ¬†Observe como aquela quest√£o do uso de able to para expressar habilidade n√£o √© √ļnica. ¬†

BE ABLE TO

Como usar Be Able to na negativa: Be Able to + not

Be able to to na negativa √© muito simples. Basta combinar be able to com a palavra not. O √ļnico detalhe que voc√™ deve ficar atento aqui √© que nesse caso em espec√≠fico, a¬†contra√ß√£o¬†com not inexiste, ou seja, diferentemente dos verbos modais que estudamos anteriormente, n√£o √© poss√≠vel realizarmos uma contra√ß√£o entre essas palavras.

Ex:¬†I’m not able to fly an airplane, are you?

[n√£o sei pilotar avi√Ķes, voc√™ sabe?]

Ex:¬†I wasn’t able to drive.

[não consegui dirigir] 

Ex: You will be able to speak perfect English very sooon.

[você será capaz de falar inglês perfeitamente logo-logo]

Ex: She fought bravely and was able to beat her opponent.

DICA R√ĀPIDA  Some Em Perguntas: Est√° Correto?

[ela lutou corajosamente e conseguiu derrotar a sua oponente]

Como usar Be Able To Em Perguntas

Montar perguntas com able to é bem simples. Basta que você coloque o verbo to be no começo da pergunta em se tratando de frases no presente ou passado Рfazendo o papel de um verbo auxiliar. Se você não estiver muito seguro sobre quando deve optar por um dos formatos do verbo to be {am, is,are} ou {was ou were}, recomendo que você veja [esse vídeo, clique].

{Am, Is, Are} ou {Was ou Were} + sujeito + able to + verbo

Em se tratando de perguntas com wh-questions como how, who, where, coloque essas palavras antes do verbo to be – caso da primeira pergunta abaixo.

Ex: How are you able to do that?

[como você consegue fazer isso?]

Ex Are you able to tackle the issue?

[você é capaz de resolver o problema?]

Ex: This is promising, but is he able to achieve this?

[isso é promissor, mas ele consegue fazer isso?]

Ex: Was she able to finish the report on time?

[ela conseguiu terminar o relatório a tempo?]

Em se tratando de frases no futuro, coloque a palavra will no começo da pergunta.

Will + sujeito + be able to + verbo

Observe:

Ex: Will Donald Trump be able to separate business from government?

[Donald Trump conseguirá separar negócios e governo?]

Ex: Will I be able to see the supermoon tonight?

[conseguirei ver a super lua hoje a noite?]

Ent√£o √© isso. Espero que voc√™ tenha aprendido a como usar be able to em ingl√™s. Para continuar aprendendo ingl√™s com o blog Ingl√™s no Teclado, conhe√ßa o nosso canal oficial no Youtube. Atualmente s√£o milhares de pessoas seguindo a gente por l√°. Essa √© uma √≥tima oportunidade para voc√™ turbinar o seu ingl√™s de vez com as nossas v√≠deo-aulas [clique aqui para conhecer]. Se voc√™ gostou desse post, ajuda a gente curtindo a nossa p√°gina no Facebook porque ficaremos extremamente satisfeitos! Ajuda a gente, √© rapidinho! ¬†ūüėČ

Curtir p√°gina do Facebook

[imagem desse texto]
Download PDF

Coment√°rios

1 COMENT√ĀRIO

Deixe uma resposta