BE ABLE TO: explicação completa

BE ABLE TO deve ser uma das maiores pedras no sapato de quem começa a estudar Inglês. Digo isso me baseando na enxurrada de questionamentos sobre o que significa BE ABLE TO ou como usar BE ABLE TO? Com uma rápida busca pela internet encontramos diversas explicações, vídeos, infográficos, mas ainda assim continuamos a nos perguntar: como dizer BE ABLE TO em Português?

Existem duas vertentes que tratam dessa questão. Qual seria o equivalente em Português? Alguns estudiosos da língua inglesa apontam que inexiste o verbo modal able to em Português, já outros citam que é possível sim encontramos ele na língua portuguesa, dependendo tão somente da interpretação de cada um.

Antes de continuar a ler esse texto, sugerimos que você assista o nosso vídeo abaixo.  É muito esclarecedor. Dá o play!

De qualquer forma, como já falamos aqui no Inglês no Teclado, é crucial que as pessoas interessadas em aprender uma outra língua, interpretem os significados de expressões, não se prendendo aos equivalentes do Português, já que eles eles nem sempre existirão. Ainda que isso gere certa instabilidade no começo da aprendizagem, entender o contexto funciona como uma garantia para uma trajetória de sucesso. Lembre-se: trilhar o caminho da interpretação é a chave do sucesso em qualquer língua que não a sua. Isso é facilmente explicável, pois fortalece o amadurecimento do seu entendimento e a segurança para encarar frases com palavras as quais você desconhece ante às situações inesperadas.

Por mais que isso possa parecer algo inseguro, já que simplesmente lhe é recomendado que desfaça o laço entre a sua língua-pátria e se dedique à imersão de outra, só mesmo o tempo é capaz de lhe provar que esse é o melhor caminho à ser seguido.

Superada essa questão, veja abaixo uma explicação sobre como usar able to.

Como usar able to: explicação completa

Able to é um conjunto de duas palavras em Inglês e exemplo de verbo modal o qual usamos com diferentes pronomes pessoais ou simplesmente nomes para, dentre outros empregos, demonstrar habilidade, talento, capacidade ou algum feito em específico. Há, entretanto, muitas discussões se realmente devemos classificá-lo como verbo modal. Alguns estudiosos entendem que sim, outros entendem que não.

Podemos usá-lo não apenas para nos referirmos ao momento (presente) ou para ações no futuro, Também é possível usar esse verbo modal mas para falar de ações mal sucedidas no passado justamente porque não foi possível (alguém não conseguiu) realizar algo. É como se citássemos a inabilidade ou impossibilidade de alguém pôr algum plano em prática no passado. Muitas vezes able to pode ser substituído pelos verbos modais can e could, isto é, são intercambiáveis.  

É esse o principal motivo de tendermos a classificá-lo como verbo modal. Inclusive já falamos sobre a diferença entre can, could e able to [nesse artigo, clique].

Observe os exemplos abaixo:

Ex: She might never be able to bear children.

Ex: People should be able to live on their wages.

Ex: Donald Trump won’t be able to deport three million illegal immigrants.  

Ex: They won’t be able to kep up with demand. 

Ex: We have to be able to talk about it. 

Um detalhe muito importante que devemos ter em mente ao criar frases com able to, é a estrutura que geralmente empregamos:

⇒ Sujeito + able to + verbo + complemento

Aqui a palavra complemento está sendo usada com o sentido de toda parte que vem depois do verbo modal able to.

Entretanto, memorizar a estrutura acima, não nos garante montar uma frase gramaticalmente correta se negligenciarmos a análise à ser feita do complemento. Ou você acha que ler três parágrafos lhe assegura um 10 na sua prova de Inglês?

Para o complemento, fique atento. O verbo o qual ocorre logo em seguida da palavra to, deverá vir no formato base form ou forma base/basal. Veja abaixo:

 Ex: Trump won’t be able to ignore Middle East.

Middle East (parte sublinhada) é o complemento, sendo igore o verbo que está na formato chamado base form. Inclusive em se tratando de frases nas quais especulamos sobre a capacidade de alguém (migh never be), o verbo to bear deverá está no formato forma basal.

forma infinitivabase form
to playplay
to studystudy
to workwork

Veja que nos exemplos acima, a regra do formato do verbo é respeitada: bear live, deport, keep up with, talk.

Outro detalhe é quanto as especulações ou frases de caráter opinativo em que empregamos estruturas como:

  • should be able
  • might be able
  • must be able

Como você deve ter percebido, combinamos os verbos modais should, might e must com able to. É por isso que a classificação de able to como verbo modal cai por terra, já que uma regra básica da gramática da língua inglesa determina que não podemos combinar verbos modais com verbos modais.

Ex: Brazil  must be able to retaliate to cyber-attacks. 

Ex: Soon you might be able to apply for a job on Facebook. 

A intenção é opinar a respeito de algo ou simplesmente especular. No primeiro exemplo digo que, na minha visão, ao Brasil deve ser dada a possibilidade de retaliação quando alvo de ataques. O país deve ser capaz de retaliar em dadas condições.  Já no segundo caso, aponto que usuários logo-logo conseguirão se candidatar a vagas de empregos por meio da rede social Facebook. Essa minha afirmação pode estar ou não baseada em alguma informação que possuo.  Observe como aquela questão do uso de able to para expressar habilidade não é única.  

BE ABLE TO

Como usar Be Able to na negativa: Be Able to + not

Be able to to na negativa é muito simples. Basta combinar be able to com a palavra not. O único detalhe que você deve ficar atento aqui é que nesse caso em específico, a contração com not inexiste, ou seja, diferentemente dos verbos modais que estudamos anteriormente, não é possível realizarmos uma contração entre essas palavras.

Ex: I’m not able to fly an airplane, are you?

[não sei pilotar aviões, você sabe?]

Ex: I wasn’t able to drive.

[não consegui dirigir] 

Ex: You will be able to speak perfect English very sooon.

[você será capaz de falar inglês perfeitamente logo-logo]

Ex: She fought bravely and was able to beat her opponent.

[ela lutou corajosamente e conseguiu derrotar a sua oponente]

Como usar Be Able To Em Perguntas

Montar perguntas com able to é bem simples. Basta que você coloque o verbo to be no começo da pergunta em se tratando de frases no presente ou passado – fazendo o papel de um verbo auxiliar. Se você não estiver muito seguro sobre quando deve optar por um dos formatos do verbo to be {am, is,are} ou {was ou were}, recomendo que você veja [esse vídeo, clique].

{Am, Is, Are} ou {Was ou Were} + sujeito + able to + verbo

Em se tratando de perguntas com wh-questions como how, who, where, coloque essas palavras antes do verbo to be – caso da primeira pergunta abaixo.

Ex: How are you able to do that?

[como você consegue fazer isso?]

Ex Are you able to tackle the issue?

[você é capaz de resolver o problema?]

Ex: This is promising, but is he able to achieve this?

[isso é promissor, mas ele consegue fazer isso?]

Ex: Was she able to finish the report on time?

[ela conseguiu terminar o relatório a tempo?]

Em se tratando de frases no futuro, coloque a palavra will no começo da pergunta.

Will + sujeito + be able to + verbo

Observe:

Ex: Will Donald Trump be able to separate business from government?

[Donald Trump conseguirá separar negócios e governo?]

Ex: Will I be able to see the supermoon tonight?

[conseguirei ver a super lua hoje a noite?]

Então é isso. Espero que você tenha aprendido a como usar be able to em inglês. Para continuar aprendendo inglês com o blog Inglês no Teclado, conheça o nosso canal oficial no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas seguindo a gente por lá. Essa é uma ótima oportunidade para você turbinar o seu inglês de vez com as nossas vídeo-aulas [clique aqui para conhecer]. Se você gostou desse post, ajuda a gente curtindo a nossa página no Facebook porque ficaremos extremamente satisfeitos! Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

Curtir página do Facebook

[imagem desse texto]
Download PDF

ARTIGOS SEMELHANTES

Comentários

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta