Home Gramática da língua inglesa Por que Adjetivo Vem Antes do Substantivo Em Inglês?

Por que Adjetivo Vem Antes do Substantivo Em Inglês?

by Daniel Silva
0 comment

A língua inglesa, assim como muitas outras línguas, possui suas próprias regras gramaticais que ditam a ordem das palavras em uma frase. Uma das características distintivas do inglês é a colocação do adjetivo antes do substantivo, ao contrário de línguas como o português e o espanhol, onde a ordem é muitas vezes inversa. Nessa dica do portal inglês no teclado, vamos buscar responder a pergunta: por que o adjetivo vem antes do substantivo em inglês? 

Pois bem. Uma das razões fundamentais para essa estrutura é a tradição linguística. A língua inglesa, ao longo de sua evolução, desenvolveu a prática de posicionar o adjetivo antes do substantivo. Isso se tornou uma parte intrínseca da língua e da gramática inglesa ao longo dos séculos. Ou seja, convencionou-se esta prática.  

Outra razão para, no inglês, colocarmos o adjetivo antes do substantivo é favorecer a ênfase. Colocar o adjetivo antes do substantivo permite ao falante ou escritor destacar o atributo descrito pelo adjetivo. Por exemplo, quando queremos enfatizar a cor de um carro, dizemos “a red car” (um carro vermelho) em vez de “a car red.” Essa ordem “red car” coloca a ênfase na característica (vermelho) que queremos destacar. Basta pensar que o que vem primeiro é, normalmente, lembrado.  

Além disso, a colocação do adjetivo antes do substantivo em inglês contribui para a clareza e a compreensão. Permite que o ouvinte ou leitor identifique o atributo e o associe imediatamente ao substantivo correspondente. Isso torna a comunicação mais eficiente, uma vez que o ouvinte não precisa esperar até o final da frase para entender o que está sendo descrito. Por exemplo, “a beautiful flower” (uma bela flor) é mais claro e compreensível do que “a flower beautiful” (uma flor bela). Sabemos que isso pode soar estranho, mas é um aspecto fonético ligado à língua inglesa.  

Há também casos em que a mudança na ordem dos adjetivos pode alterar o significado da frase. Por exemplo, “a big, blue ball” (uma bola grande e azul) se refere a uma bola que é grande e azul, enquanto “a blue, big ball” (uma bola azul e grande) pode dar ênfase à cor antes do tamanho, talvez indicando que a cor é mais relevante naquele contexto. 

Advertisement

De todo modo, vamos resumir alguns pontos importantes: 

Evolução Histórica e Linguística: a ordem das palavras em um idioma muitas vezes evolui ao longo do tempo, influenciada por fatores culturais, históricos e linguísticos. No caso do inglês, a colocação de adjetivos antes de substantivos tem uma longa história. Essa ordem das palavras pode ser rastreada até o Inglês Antigo e o Inglês Médio, onde os adjetivos predominantemente apareciam antes dos substantivos. Com o tempo, essa prática tornou-se profundamente enraizada na gramática do idioma. 

Ênfase e Clareza: colocar adjetivos antes dos substantivos permite aos falantes e escritores enfatizar atributos ou características específicas do substantivo. Os falantes de inglês podem facilmente manipular a ênfase e o matiz, escolhendo onde posicionar o adjetivo. Por exemplo: 

“A stunning sunset” enfatiza a beleza do pôr do sol. 

“A sunset stunning” pode focar na natureza surpreendente da beleza do pôr do sol.  

Essa flexibilidade fornece uma ferramenta poderosa para transmitir significados precisos e capturar o tom pretendido. 

Facilidade de Compreensão: a ordem de adjetivo substantivo em inglês contribui para a clareza e a facilidade de compreensão. Essa ordem ajuda o ouvinte ou leitor a identificar o atributo imediatamente e associá-lo ao substantivo correspondente. Elimina a necessidade de esperar até o final de uma frase para compreender a descrição. Por exemplo: 

  • “A fast car” torna mais claro que o carro é rápido. 
  • “A car fast” dá margem para confusões, já que o ouvinte pode se perguntar que aspecto do carro está sendo rotulado como rápido. 

Tradição Cultural e Linguística: as estruturas e convenções da linguagem muitas vezes são influenciadas por fatores culturais. A prática de colocar adjetivos antes dos substantivos em inglês está profundamente enraizada em sua tradição linguística. É uma característica distintiva que diferencia o inglês de idiomas como o francês ou o espanhol, onde os adjetivos frequentemente seguem os substantivos. 

Flexibilidade e Matiz: O inglês oferece flexibilidade na colocação de adjetivos para transmitir matizes e ênfase. Por exemplo, “a little black dress” sugere uma imagem diferente em comparação com “a black little dress.” O primeiro implica um item clássico e elegante, enquanto o segundo pode implicar algo menos convencional ou lúdico. 

Adjetivos Inerentes vs. Qualificativos: Colocar adjetivos antes dos substantivos é particularmente comum ao lidar com qualidades inerentes ou semelhantes às inerentes (por exemplo, cor, tamanho, idade) em vez de atributos qualificativos. Por exemplo, “a red apple” (a cor é inerente) versus “a delicious apple” (atributo qualificativo). Isso ilustra ainda mais como a ordem das palavras pode indicar a natureza do adjetivo. 

A gente nota que a colocação de adjetivos antes dos substantivos em inglês é resultado do desenvolvimento histórico, da tradição linguística e do desejo de clareza, ênfase e matizes na comunicação. Essa prática tornou-se fundamental para a língua inglesa, permitindo uma expressão rica e precisão na transmissão de significados.  

Gostou dessas dicas do portal inglês no teclado? Quer continuar a aprender inglês com a nossa ajuda? Confira nossas aulas de inglês online no Youtube. Tem gente do mundo todo acompanhando o nosso trabalho por lá. Bora buscar a fluência em inglês!

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy