AULAS DE INGLÊS ONLINE: O Que É Importante Saber?

ESCOLAS DE INGLÊS“AULAS DE INGLÊS ONLINE” é um tema muito buscado na internet. São milhares de pessoas procurando por “cursos de inglês online” todo santo dia. Assim, como eu ainda não havia tratado, aqui no blog, sobe esse tema – decidi que era chegada a hora, uma vez que muitos estudantes vira-e-mexe me perguntam sobre se o blog inglês no teclado irá ministrar aulas de inglês online em breve.  E aí, Daniel, vai rolar a aula de inglês online?

Vejam bem, caros (as), leitores (as). Cursos de inglês online nunca foram o foco do blog e nem meu, para ser super sincero com os nossos leitores. A propósito, se esse é o seu primeiro acesso a essa página, seja muito bem-vindo (a). Meu nome é Daniel e sou o fundador desse site de inglês – um dos mais visitados por falantes nativos do português. Como eu ia dizendo, nunca foi o nosso foco disponibilizar “aulas de inglês online”, para os nossos usuários, no sentido estrito, isto é, de caráter pago. Isso, pois se formos analisar o real cenário de forma mais justa, já o fazemos por meio do nosso canal no Youtube – sem cobrar nada por isso. Por outro lado, estamos avaliando como compor um segmento premium (acesso pago) com dicas exclusivas para os nossos seguidores que assim o pediram sem com isso fechar as portas para quem sempre curtiu o nosso trabalho.

A razão de demorarmos a lançar a versão paga do canal, para quem busca por aulas de inglês online, é que estamos reformulando todo o blog. Esse projeto existe há anos e, de tempos em tempos, mudanças são necessárias para não perder a qualidade e, sobretudo, o foco da sua real missão – que sempre foi a de democratizar o estudo da língua inglesa. Como muitos de você já sabem, por aqui já passaram milhões de pessoas desde o primeiro dia em que lançamos o blog inglês no teclado. Esse também é o caso do nosso canal de inglês no Youtube, que acumula milhões de visualizações.

Não é de se espantar que o projeto mude com o passar do tempo, mas as mudanças devem ser feitas de forma planejada, bem pensada, sem entrar, de qualquer jeito em novas empreitadas, ou seja, se entregar a correrias que o mundo já nos impõe.

AULAS DE INGLÊS ONLINE: O Que É Importante Saber?

Antes de qualquer coisa, existem diversas opções por aí. Sim, eu sei, é ruim quando tempo poucas opções – mas quando há um número elevado a coisa também não fica fácil. Primeiro, eu sugiro que você pesquise (investigue) bem o histórico do curso de inglês que você pensa em realizar a sua matrícula. Lembre-se do ditado segundo o qual na oferta inicial prometem mundos e fundos. Muitos estudantes ficam com uma preguiça tremenda de buscar informações sobre as aulas de inglês muito em função do afã que o dominam em sua peregrinação. Contudo, muito cuidado, pois a captação é intensa e cortar um pacto comercial é, normalmente, moroso. O mercado é assim, isso não ocorre apenas com quem oferece aula de inglês online.

Em segundo lugar, opte pelos critérios certos de avaliação. Quem são os professores? Ele tem um histórico profissional satisfatório? Não se limite a checar currículo ou informações básicas como “tantos anos de experiência” ou o credencialismo que pode te levar a tomar uma decisão precipitada. A melhor forma de saber se o método oferecido para você é o ideal é por meio de testes. Sim, aulas experimentais. Se não for viável ao menos uma aula experimental, é necessário colocar as barbas de molho. Explico. Se você tem, acesso a uma primeira aula (por meio de um vídeo, por exemplo) – ou quem sabe a mais de uma, pode, através dela (s), ter uma noção breve se aquilo vai, de fato, atender os seus anseios.

CURSO DE INGLÊS ONLINEInfelizmente, uma das coisas que mais acomete estudantes de inglês é a desistência causa por incompatibilidade do método de ensino e as especificidades do aluno. No começo tudo caminha bem até que, em certo ponto, aquele sistema se revela não ser o ideal para você. Não é preciso testar todos. Muitos alunos se submetem a vários sistemas, é verdade. Mas, como dito no parágrafo acima, aulas experimentais podem te poupar de todo esse trabalho. Imagina você ter que passar horas no telefone ou mandando um monte de e-mails pedindo o cancelamento? Toda essa dor de cabeça te faz assimilar o estudo do inglês como sinônimo de inferno interminável. Portanto, você deve se poupar de toda essa loucura para não minar a sua disposição em, finalmente, aprender inglês online.

Além desse ponto que levantei acima sobre a familiarização com o método, sei que muitos pesquisam sobre preços, ou seja, “preços” dos curso de inglês online. O preço é realmente importante, para caber no seu orçamento. No entanto, você deve sim fazer um esforço para harmonizar a sua capacidade financeira com um bom produto. E olha, bom produto não significa aquele que está na TV o tempo todo dizendo que é o número 1, pois possui milhares de alunos – bom produto tem a ver com atender requisitos de qualidade como pronto atendimento (e quem sabe personalizado), disponibilidade para esclarecer dúvidas (ponto mais importante) e ferramentas da tecnologia da informação de fácil uso (não é preciso que lhe ofertem um mundo de opções, mas o mínimo que lhe proporcione facilidade e, sobretudo, agilidade).  Pedir para que alguém lhe ajude a pagar pelas aulas de inglês online não é demérito nenhum.

AULA DE INGLÊS ONLINE QUANDO VOCÊ QUISER

Eu já falei aqui no blog sobre esse aspecto, mas vale a pena suscitar ele novamente. Nem todas as pessoas se adaptam bem com a metodologia “faça quando você quiser, a hora que quiser e de onde estiver”. Qualquer atividade que requer prática, requer, na mesma medida, disciplina. Se você não é alguém com muita disciplina (desiste rapidamente das coisas, não dá prioridade para nada, por exemplo), recomendo que pense duas vezes antes de buscar por aulas de inglês online. O “ponto bom” da escola de inglês presencial é a questão da rotina. Eu sei que a rotina enche o saco muitas vezes, mas para muitos de nós ela é necessária. Quem quer se livrar da rotina, mas não tem disciplina alguma é sinônimo de fracasso mais adiante. Não quero ser grosseiro ou jogar um banho de água fria em nossos leitores – esse é apenas um choque de realidade. A vida nos ensina: quem melhor que nós mesmos para descrever como somos? Se você sabe como você é, o seu estilo de vida, leve isso na sua decisão de escolha. Já tratei da escola de inglês duas vezes aqui no blog inglês no teclado. Confira as dicas [clicando aqui] e [clicando aqui].

Tanto a escola de inglês presencial quanto a escola de inglês online têm os seus pontos fortes e os seus pontos fracos – é preciso colocar tudo na balança, ao longo do processo de decisão.

Então, é isso, caros leitores. Não vou continuar tecendo palavras sobre esse tema, do contrário esse artigo fica mais gigante do que já está. Se você tiver interesse em conhecer o nosso trabalho no Youtube, é só [clicar aqui]. Já são milhares de pessoas acompanhando as nossas dicas de inglês por lá.

Bye!

 

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta