Música em Inglês: porque não consigo entender nem a pau?

aprende inglês com músicaMúsica em Inglês: porque não consigo entender nem a pau? – Porque não consigo entender uma música em Inglês que gosto muito? Eu forço bastaste para entender o que o cantor está dizendo, mas simplesmente não entra no meu ouvido de jeito nenhum! O que acontece?

Não é só você que sente o peso nessa hora. É muito comum ao ouvir uma MÚSICA EM INGLÊS, sofrermos para entende o que o vocalista diz. De fato há a questão do forte sotaque que impacta a nossa compreensão e quanto a esse ponto nada podemos fazer – o cantor ou cantora permanecerá com aquele sotaque carregado independente da nossa vontade.

Contudo, do nosso lado podemos melhorar algumas frentes através de pequenas estratégias que farão o nosso entendimento dar um salto quântico na escala da escuta.

Dica #1: Vocabulário Memorizado

Um dos principais erros de quem estuda inglês é aprender uma palavra hoje e na semana que vem não lembrar o que ela significa ou como pronunciá-la. A memorização é uma das etapas fundamentais para quem quer aprender ouvindo música em Inglês ou qualquer outra forma. Lembrar o que você aprendeu hoje no mês que vem ou no ano que vem é essencial. Isso porque quando você se dá o luxo de esquecer acerca do seu significado e principalmente de como pronunciá-la está dando brecha para, em um momento futuro, não captá-la quando for solicitado, isto é, ouvindo música em Inglês. Eu poderia tecer palavras sobre como memorizar vocabulário em Inglês corretamente, mas já falei sobre isso de maneira mais completa no texto: Como Aumentar o Vocabulário em Inglês [clique aqui para ler]. São dicas de inglês extremamente valiosas e poderosas as quais vêm funcionando ao longo desses mais de 20 anos estudando Inglês. Vale a pena conferir!

Dica #2: Vocabulário contextualizado

Já que mencionei sobre a questão do vocabulário que acreditamos “ter aprendido de verdade”, aproveito para falar sobre outra questão que impacta negativamente o seu entendimento da língua inglesa. Como mencionei no texto Como Aumentar o Vocabulário em Inglês, muitos estudantes da língua inglesa têm o péssimo costume de decorar o significado de uma palavra em Inglês de maneira totalmente desassociada dos contextos nos quais ela é empregada.  O principal problema disso é que quando vão ouvir uma música em Inglês, não raro uma palavra que já tiveram um primeiro contato passa de maneira batida aos seus ouvidos ainda que eles toquem a música com o “replay” ligado. O que ocorre é que a técnica na qual olhamos no dicionário o significado de uma palavra e no máximo aprendemos a pronunciá-la não é suficiente para que você aprenda a usá-la.

Música em Inglês
Música em Inglês: Como Aprender Inglês com Música Corretamente.

Um dos motivos de eu gostar do The Free dictionary é que ele te dá vários exemplos  nos quais uma palavra aparece, ou seja, contextualiza o seu uso devidamente. A importância disso é encontrar respostas para perguntas como: com quais palavras essa palavra costuma ser usada? Como eu uso essa palavra em uma frase?  Como ela soa quando é posicionada entre diferentes palavras? Tá aí porque você não consegue entender o que um cantor ou cantora diz, mesmo já tendo contato prévio com uma determinada palavra ou expressão em Inglês.

Dica #3: Entenda o que é Connected Speech

Seu eu pudesse mandar um recado para todos os professores de Inglês do mundo seria: alerte os estudantes de inglês sobre o uso de connected speech. Esse é um dos temas mais importantes que é constantemente negligenciado por quem quer aprender Inglês. Se você não domina o uso de connected speech ela se torna uma vilã para você. Simples assim.  Eu, a Carina do English in Brazil e o Denilso de Lima do Inglês na Ponta da Língua frisamos sobre aspecto o tempo todo, mas mesmo assim muitas pessoas parecem não dar a devida importância, dedicando os estudos à aprender palavras e dominar a gramática da língua inglesa. A fala encadeada é um assunto igualmente importante. Coloque ela na sua pastinha de estudos.

Quer saber o que é connected speech e como ela influencia a sua compressão não apenas em músicas em Inglês, mas de modo geral? Dá play no vídeo super curto abaixo em que explicamos o que é connected speech com exemplos.

Dica #4: Aprenda sobre Reductions em Inglês

Outro ponto extremamente essencial para quem tem dificuldade de entender o inglês falado, não apenas em música em Inglês, mas, por exemplo, ao telefone, é que ela desconhece um expediente comumente usado por nativos da língua inglesa. Você sabe o que são reductions? Como bem definimos em um outro texto aqui do Inglês no Teclado:

Reductions, conhecidas em Português como reduções vocálicas, são simplificações, encurtamentos, apagamentos ou compactações de parte da pronúncia de palavras em série que nativos da língua inglesa cometem impondo um resultado de pronúncia diferente do que se teria ao pronunciar cada palavra isoladamente. Em função da mesclagem e moldagem que nativos naturalmente cometem ao praticamente fundir o começo e final de cada palavra, causando alterações na pronúncia do conjunto, geram subprodutos em forma de unidades fonéticas habitualmente empregadas no dia-a-dia.

Reductions ocorrem aos montes no Inglês falado e quem não souber usá-las será fortemente penalizado como ocorre ao ouvirmos uma música em inglês. Para quem já está aprendendo inglês ou pensa em começar a aprender inglês, estude sobre as reduções vocálicas.

Para aprender inglês e entender mais a fundo sobre reduções vocálicas, leia o artigo super completo (com áudio): Reductions em Inglês: o que são, como usar e exemplos.

Dica #6: Aprenda sobre collocations em Inglês

Acho que a grande maioria dos nossos leitores não devem estar mais aguentando ouvir essa palavra: collocations. Na maioria dos textos do Inglês no Teclado aponto a importância de aprender sobre collocations. Se você estiver se perguntando o que são collocations, leia o artigo em que falamos sobre isso [clicando aqui]. Se você já sabe o que são collocations e quer exemplos de collocations em Inglês, leia o Texto: 60 Collocations que são como senhas de banco [clicando aqui] . Aprender Inglês é importante e para entender o que está sendo dito em uma música em Inglês, é essencial que você domine collocations básicas. Leia ambos os textos que sugerimos. Eles certamente vão abrir portas para você!

Então é isso. Essas foram algumas dicas de como aprimorar o deu desempenho de escuta. Se você quiser continuar aprendendo inglês online, curta a nossa página oficial no Facebook. A gente sempre avisa por lá quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho! 😉

Curtir página do Facebook

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta