Treinar O Listening: Como Treinar o Listening (de verdade)

Treinar O Listening: Como Treinar o Listening (de verdade) – Outro dia conversando com o meu irmão, ele se queixava do seu desempenho perante a língua inglesa. Segundo ele, ainda era preciso melhorar muita coisa. Ele me confessou que na maioria das vezes escutava alguma palestra em inglês ou conversava de alguém, enfim, estabelecia alguma forma de contato em que o inglês estava presente, mas nunca dera importância para a maneira como as palavras estavam sendo usadas pelos oradores.

Pensando nisso resolvi escrever esse artigo sobre como treinar o listening, pois ainda é relevante o número de pessoas que se perguntam todos os dias como melhorar o inglês. A escuta é uma das habilidades mais importantes, já que como expliquei no artigo Como Praticar O Listening [clique aqui para ler] você fortalece todas as outras habilidades (fala e escrita) quando passa a entender melhor o que as pessoas dizem.

Antes de citar as dicas, no entanto, gostaríamos de te convidar para conhecer o canal do blog Inglês no Teclado no Youtube. Lá compartilhamos dezenas de vídeos todos os meses – em todos os níveis: básico, intermediário,a avançado e proficiente. Já são milhares de pessoas nos seguindo por lá e você com certeza não vai querer perder essa oportunidade única para treinar o listening [clique aqui para conhecer].

DICA RÁPIDA  Como Dizer Despachar Alguém Em Inglês?

Como Treinar o Listening: 4 dicas super úteis

Daremos nesse artigo 4 dicas de como treinar o listening. Se você tiver alguma dúvida sobre essas sugestões, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores.  😉

LYRICS TRAINING

A primeira dica para treinar o listening em inglês não se trata de algo pragmático como ouvir músicas em inglês ou simplesmente assistir a filme em inglês. A primeira dica do Inglês no Teclado é o site Lyrics Training, super vale a apena conhecer o site, clique: http://lyricstraining.com/. Essa é uma ferramenta que vem ganhando muita aprovação por parte de professores.  Você ouve uma determinada música e o sistema lhe pede que complete uma frase, inserindo a palavra correta. O programa irá lhe indicar quantas letras contém a palavra e você pode ouvir novamente o trecho em questão. Outra coisa legal é que também é possível escolher o estilo musical Também é possível escolher o nível de dificuldade. Experimente!

como treinar o listening
Como Treinar o Listening: Utilize a ferramenta Lyrics Training. Escolha o nível de dificuldade para começar.
ASSUMA A POSTURA DE APRENDIZ CRÍTICO

Um ponto que costuma impactar o desempenho de estudantes da língua inglesa no quesito escuta é a postura que assumem ao escutar alguém falando inglês. Tudo bem que é importante você ouvir o conteúdo geral do que está sendo proferido por alguém. Entretanto, o que percebo é que a maioria dos estudantes tem a mania de simplesmente ouvir o que está sendo dito e não como está sendo dito. É o caso do meu irmão.

DICA RÁPIDA  Como Dizer Somos Dois Em Inglês? (IDEM)
treinar o listening
Como Treinar O Listening: Seja um reparador profissional. Fonte dessa imagem: Psycology Today.

Esse é um erro muito recorrente. Vou lhe dizer uma coisa. A razão de eu me tornar melhor em inglês todo santo dia é porque sempre adotei a postura de prestar muita atenção na maneira como as pessoas encaixam as palavras em uma frase, em que tipo de contextos as empregam e, principalmente, como elas soam.  Isso simplesmente faz um enorme diferencial no seu listening, além de ser uma maneira gratuita e nem um pouco artificial de treinar o listening.

AUMENTE O SEU PORTFÓLIO DE VOCABULÁRIO

Muitas pessoas, ao menos inicialmente, acham estranho quando damos esse tipo de dica. O que ocorre é que, conhecendo e memorizando diversas palavras em inglês, as chances de você não captar o que foi dito por alguém, diminuem significativamente. É isso mesmo.

treinar o listening
Dicas Para Treinar O Listening Em Inglês: Aumente O Portfólio do Seu Vocabulário de Maneira Relevante.

Muitas coisas não são entendidas porque você simplesmente não conhece um número razoável de palavras em inglês.  Já explicamos aqui no blog como aumentar o seu vocabulário em inglês [clique aqui]. Então, fica a dica. Para treinar o listening é necessário ao menos conhecer um número relevante de palavras em inglês.

AUMENTE O SEU PORTFOLIO DE COLLOCATIONS

Quando falamos de vocabulário não significa sair por aí lendo um dicionário. Pelo contrário, aprender palavras novas e não se atentar à combinação usual delas é perda de tempo.  Muitas vezes você ouve uma música, não consegue captar o que foi dito por um cantor ou cantora daí quando tem acesso à letra da música em inglês fica estarrecido ao perceber que se tratA de uma palavra que você já conhece. Isso acontece com todo mundo e sabe porque? Porque você não deu importância às chamadas Collocations. Esse é um tema essencial que não é comumente tratado nas escolas de inglês e cursos de inglês. Um dos maiores culpados de alunos continuarem patinando é a defasagem sobre esse tema. Para ficar por dentro, dá play no nosso vídeo abaixo. Você com certeza vai adorar!

DICA RÁPIDA  Você Chegou A Em Inglês e Você Tentou Em Inglês

Então é isso. Essas foram algumas dicas de como treinar o listening. Caso você tenha alguma dúvida e gostaria de esclarecer algum ponto, deixe o seu comentário abaixo! A gente faz questão de responder todos os nossos leitores. Para ter acesso a dezenas de vídeos em inglês para todos os níveis [clique aqui]. São milhares de pessoas inscritas no nosso canal oficial do Youtube. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

 Curtir página do Facebook

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta