Home Aprender Inglês com Música e Séries de TV Como Entender Notícias Em Inglês

Como Entender Notícias Em Inglês

by Daniel Silva
0 comment

como entender notícias em inglêsComo Entender Notícias Em Inglês? Em 2015 postamos um texto no qual elencamos excelentes sites de notícias para aprender inglês. Você já conferiu esse artigo? Super vale a pena conferir as dicas daquele texto [clique aqui para acessá-lo]. Apesar das dicas de fontes para aprender inglês com notícias, alguns leitores relataram aversão por essa forma de aprendizagem uma vez que não raro ficam confusos ao ler notícias em inglês. Tratam como se mais fosse uma tarefa árdua do que prazerosa. É assim que você se sente? Pensando nisso, hoje vamos citar dicas para entender notícias em inglês e tornar a sua vida mais fácil.

Primeiramente, antes de explicarmos como entender notícias em inglês, eu gostaria de lhe fazer a seguinte pergunta: já conhece o canal do Inglês no Teclado no Youtube? No momento são milhares de pessoas acompanhando o nosso trabalho por lá todo santo dia. São aulas de inglês online que vão abrir a sua mente e lhe ajudar a alçar voos ainda maiores. Tem gente do Brasil todo aprendendo inglês com a gente e de outros cantos do mundo também. Como sempre dizemos por aqui, escolas de inglês e cursos de inglês são importantes, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecê-lo]. Você com certeza não vai se arrepender.

Como Entender Notícias Em Inglês: Aprenda Sobre A Voz Passiva

Isso pode parecer desconexo para você. Duas perguntas que você, caro leitor, deve estar fazendo nesse momento: “por que eu preciso aprender sobre a voz passiva para entender notícias em inglês?”  e “preciso aprender sobre a voz passiva apenas para lidar com notícias em inglês?” Segue a minha resposta para ambos os questionamentos:  é evidente que não!

Ocorre, entretanto, que o uso da voz passiva é muito recorrente em inglês e se você não compreende como ela é usada, muito provavelmente a sua capacidade de compreensão ficará impactada ao ler notícias em inglês, pois, como dito, é um meio em que ela se faz muito presente.

Alguns verbos em inglês são frequentemente  usados em notícias que contemplam o uso da voz passiva. São eles: believe, say, think e know. A voz passiva emprega o verbo to be de uma maneira diferenciada como já explicamos [nesse artigo, clique] e posteriormente [nesse texto, clique]. Alguns exemplos de frases que representam o padrão encontrado em diversas notícias em inglês:

Advertisement

Ex: She‘s known to be dangerous.

Ex: They are believed to be in Brazil.

Ex:  It‘s thought that the children are safe.

Ex: It‘s said that he works as a painter.

Você consegue compreender com clareza cada um dos exemplos acima? Esse é um padrão extremamente comum em notícias em inglês.

Como Entender Notícias Em Inglês: Intercale Modalidades

Um erro comumente cometido por estudantes de inglês é limitar os estudos a apenas um tipo de modalidade de notícias em inglês. Intercale textos e outras notícias advindas da radiodifusão. Captar uma notícia via transmissão televisiva é interessante, pois o misto de pessoas entrevistadas e participantes convidados lhe força a acompanhar uma discussão, seguir um tema específico debatido. O seu foco não fica direcionado tão somente às palavras proferidas, mas também a linha de raciocínio proposta por eles. A leitura labial dos personagens envolvidos é super benéfica ao seu desenvolvimento intelectual. À propósito, ouvir notícias em rádio – situação na qual não há a possibilidade de realizarmos a leitura labial – também é hiper favorável ao seu aprendizado. É que assim você fortalece a habilidade da escuta chamada de listening em inglês.

Eu costumo deixar a TV ligada enquanto faço outras coisas. E olha que fico de costas para a TV, boa parte do tempo.   😆

Como Entender Notícias Em Inglês: Um Vocabulário Por Notícia

O que costuma frustrar os planos de quem quer aprender inglês é optar pela correria, isto é, sair atropelando tudo por conta do afã de querer se tornar fluente em inglês da noite para o dia. O que me ajuda a tornar  ainda mais fluente em inglês a cada dia, é o fato de eu não querer decorar um dicionário de vez. Como já expliquei aqui no Inglês no Teclado, a melhor forma de você memorizar as coisas novas que aprende é por assimilação. Por isso eu sugiro que de cada notícia em inglês você extraia apenas 1 única palavra nova, 1 única expressão idiomática desconhecida, 1 única collocation. Do contrário, você não memorizará uma única coisa nova sequer – esquecerá tudo em poucos dias após o primeiro contato. A melhor forma de memorizar qualquer coisa em inglês ou em qualquer outro contexto é prender (conectar) aquele termo recentemente aprendido a um contexto maior – nesse caso será a notícia. Acontece mais ou menos assim: “Onde foi mesmo que aprendi essa palavra? Ah! Na notícia sobre o 11 de setembro”. Pronto. Você aloca o termo na sua “memória de longo prazo”.

Como Entender Notícias Em Inglês: Repita O Que Foi Aprendido

Assim que você se habituar com notícias em inglês, vai perceber que muitas coisas em qualquer uma das modalidades ocorrem “de lei”.

  • Thanks for having me = cumprimento geralmente dito por convidados;
  • Breaking / Latest [news] = chamada feita por âncoras para indicar notícia fresquinha;
  • What do you make of it? = pergunta feita para pedir a opinião de alguém (convidado);
  • Coming up on this program = aviso do que será tratado no próximo quadro do programa;

Eu simplesmente me familiarizei com esses termos de tão recorrentes que eles são. A importância de se familiarizar com blocos de palavras é justamente antever o que ocorrerá entre uma ação e outra, entre um movimento e outro, entre uma fala e outra e, assim, conseguir acompanhar a história sem se perder ou ficar para trás.

Para reforçar esses pontos eu costumo repetir o que escuto na TV ou rádio ou até mesmo o que leio, no mínimo três vezes (modo papagaio) logo após aprender o (s) termo (s) novo (s). Escutar a sua voz é importante para se certificar de que você está mentalizando a pronúncia das palavras corretamente em inglês. Escute, processe, mentalize e reproduza.

Bom, então é isso. Essas foram três dicas de como entender notícias em inglês. Caso você ainda tenha alguma dúvida ou gostaria de esclarecer algum ponto sobre como entender notícias em inglês, deixe a sua mensagem abaixo A gente faz questão de responder todos os nossos leitores.

Para continuar ligado nas nossas próximas dicas de inglês e melhorar a sua escuta e pronúncia em inglês, conheça o nosso canal de inglês no Youtube. Essa é a melhor maneira de você aprender inglês online e esclarecer todas as suas dúvidas com a gente [clique aqui para conhecê-lo]. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy