Qual A Diferença Entre Língua e Idioma?

Qual A Diferença Entre LĂ­ngua e Idioma? VocĂȘ sabe? Se nĂŁo sabe vai aprender agora. Caso este seja o seu primeiro acesso a blog inglĂȘs no teclado, seja muito bem-vindo (a). Estamos no ar desde 2009. Por aqui passam milhares de pessoas todos os dias. Em nosso canal no Youtube, milhares de pessoas acompanham as nossas aulas de inglĂȘs online por lĂĄ. Vale muito a pena dar uma olhadinha.

Enfim, vamos ao que interessa. Qual Ă© mesmo a “diferença entre lĂ­ngua e idioma”?

Qual A Diferença Entre Língua e Idioma?

O pessoal da cultura inglesa trouxe a seguinte explicação:

VocĂȘ sabe a diferença entre lĂ­ngua e idioma? A lĂ­ngua Ă©, um instrumento de comunicação, e Ă© essa a sua maior finalidade. Ela pertence aos falantes, que dela apropriam-se para estabelecer interaçÔes com a sociedade onde vivem. Quando dizemos que a lĂ­ngua Ă© um instrumento do povo, dizemos que, embora existam as normas gramaticais que regem um idioma, cada falante opta por uma forma de expressĂŁo que mais lhe convĂ©m, originando aquilo que chamamos de fala. JĂĄ o idioma Ă© uma lĂ­ngua prĂłpria de um povo. EstĂĄ relacionado com a existĂȘncia de um Estado polĂ­tico, sendo utilizado para identificar uma nação em relação Ă s demais. Por exemplo, no Brasil, o idioma oficial Ă© o PortuguĂȘs, comum Ă  maioria dos falantes. Mesmo que existam comunidades que utilizem outros idiomas, apenas a lĂ­ngua portuguesa recebe o status de lĂ­ngua oficial. Existem paĂ­ses, como o CanadĂĄ, por exemplo, em que dois idiomas sĂŁo considerados como oficiais, nesse caso, o francĂȘs e o inglĂȘs.

DICA RÁPIDA  Palavras Em InglĂȘs Que Usamos No Dia-a-Dia No Brasil

Perceba, portanto, que a lĂ­ngua Ă© um elemento do idioma. O idioma Ă© mais abrangente. Por exemplo, a lĂ­ngua inglesa, assim, como o dĂłlar, Ă© utilizada por pessoas de vĂĄrios paĂ­ses (perguntamos: quantas lĂ­nguas vocĂȘ fala? NĂŁo perguntamos: quantos idiomas vocĂȘ fala?). PorĂ©m, quando a lĂ­ngua inglesa Ă© estudada Ă  Ăłtica de dado paĂ­s – como algo caracterĂ­stico a ele -, optamos pelo termo idioma.  O inglĂȘs, se tratado como mero instrumento de comunicação entre pessoas do mundo todo Ă© uma lĂ­ngua. O inglĂȘs, quando analisado como traço caracterĂ­stico dos Estados Unidos Ă© o idioma, jĂĄ que no Brasil o idioma Ă© o PortuguĂȘs.

DICA RÁPIDA  Conte Comigo: como dizer conte comigo em InglĂȘs (ĂĄudio)

Agora, observe, contudo, que se compararmos os Estados Unidos com a Inglaterra, nĂŁo temos um elemento diferenciador em termos de idioma – o inglĂȘs Ă© a lĂ­ngua oficial de ambos. No entanto, se comparamos o Brasil e Argentina, hĂĄ um elemento que os diferencia: o idioma. No Brasil, seu povo fala PortuguĂȘs. Na Argentina, seu povo fala espanhol.

DICA RÁPIDA  Rotina em InglĂȘs: como falar da sua rotina em inglĂȘs

EntĂŁo Ă©, isso. Ficou com alguma dĂșvida sobre a diferença entre as palavras lĂ­ngua e idioma? Comente abaixo para que possamos te ajudar. É um prazer interagir com os nossos leitores.

Download PDF

ComentĂĄrios

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta