Como Aumentar o Vocabulário em Inglês: dicas valiosas

Aumentar o vocabulário em Inglês parece ser o maior sonho dos estudantes da língua inglesa. Você identifica o seu amigo desembolando a falar inglês como se pudesse escolher as palavra que ele quer usar de maneira confiante e com maestria e se sente muito mal por não conseguir entender como isso é possível. Você, por exemplo, passa alguns anos no cursinho de Inglês e o seu amigo que deu um pulo nos Estados Unidos parece ter absorvido e aprendido Inglês como se o tivessem injetado uma bomba de vocabulário em Inglês. É que ver e ouvir ele falando pode dar a impressão de apresentador de TV, uma vez que emenda uma palavra atrás da outra com enorme tranquilidade. E você? Só derrapa…

Esse tipo de sentimento é terrível, pois acaba lhe forçando a pensar que você não serve para o Inglês e talvez deveria aprender espanhol. Ou talvez, para aprender Inglês de verdade, só morando fora ou tendo contato com a língua inglesa desde os primeiros anos de vida.

Veja abaixo a minha sugestão sobre como memorizar vocabulário em Inglês. 

Como Aumentar o Vocabulário em Inglês

Dicas do tipo ouvir música para ganhar vocabulário e ver filmes para adquirir vocabulário não são engodo. Entretanto, para que elas realmente surtam efeito você deve seguir alguns passos que mais considero um macete. Somente com determinação você conseguirá colher resultados e se o seu interesse é realmente o de aumentar vocabulário em Inglês, essas sugestões são realmente uma mão na roda.

Veja abaixo sugestões para você ficar super ligado(a):

1. Conecte a origem do aprendizado ao vocabulário

O primeiro erro fatal de quem não consegue aumentar o vocabulário em Inglês ou em qualquer outra língua é, indo direto ao ponto, achar que simplesmente aprender o seu significado basta. Fosse assim, eu pegaria um dicionário e passaria debruçado sobre ele durante meses. Sinceramente, você acha que eu me lembro de todas as expressões que já comentei em mais de mil textos nesse blog de Inglês? Se considerarmos que há mais de 1 expressão por texto, digamos que uma média de 4, temos então 4 mil expressões em Inglês à serem memorizadas. É um caminhão de conhecimento. Fora todas as outras que aprendo todos os dias e que ainda não escrevi aqui no Inglês no Teclado (o que é mais provável).

Então, como eu ia dizendo, você acha que lendo uma única vez, uma vezinha só, você realmente será capaz de decorar um novo termo? Perda de tempo! O que você deve fazer é, como eu já disse em inúmeros textos aqui do blog Inglês no Teclado, associar onde você aprendeu aquele termo para nunca mais (ou perto disso) esquecê-lo. Aos poucos você vai montando o seu castelo de vocabulário em Inglês. Vou dar alguns exemplos para você ver como funciona isso na realidade.

Expressão ou palavra que aprendiSignificadoOnde exatamente aprendi
Chiken outfraquejar, dar para trás, amarelarlivro de curso de Inglês
Spin out of controldar a louca, mudar o rumo, sair do controleMúsica da banda Hoobastank
Leave High and Dry deixar na mãoMúsica da banda Thrice

Eu não aprendo uma expressão e “anoto em um caderninho de expressões” para nunca mais esquecer. O que eu faço é simplesmente memorizar o ambiente ou o contexto relacionado àquela expressão nova que aprendi. Saiba que eu aprendi essas expressões a anos (mais de 7), contudo ainda sou capaz de lembrar os seus respectivos significados e me viro para usá-las em uma conversa, caso necessário. Credito essa capacidade à mania que sempre tive de lembrar onde aprendi uma determinada expressão ou palavra – justamente como forma de marcá-la em meu cérebro e aumentar o meu vocabulário em Inglês. Entenda de uma vez por todas: aprender momentaneamente o significado de uma palavra apenas para atender a uma necessidade passageira é um equívoco. Para você atingir a casa de milhares de palavras e expressões decoradas e muito bem entendidas, você deve usar um suporte como elemento acessório no processo de memorização.

Observação: não estou dizendo que você deve ouvir músicas ou ler livros, prestar atenção na sua aula de Inglês (apesar de isso ser importante  🙂  também). Se um gringo é grosseiro comigo, ou se tenho uma experiência na vida com alguma estrangeira e ela usou uma palavra nova ou expressão que não conheço – assim que eu desvendar o seu significado, prendo aquele termo à situação que favoreceu o meu primeiro contato com o vocabulário recém-adquirido.

aprender vocabulário em inglês
Como aumentar o seu vocabulário em Inglês: memorize a origem do aprendizado. Só assim você expandi o vocabulário em Inglês.

2. Aprenda a aplicabilidade da palavra ou exemplo, não se limite ao significado

A nossa curiosidade acompanhada da nossa pressa ou urgência muitas vezes serve como uma droga paliativa no aprendizado da língua inglesa. Quem nunca, ao se deparar com uma palavra nova, recorreu de imediato a um dicionário (leia-se Google Tradutor) para saber o seu significado? Aqui não estou lhe dizendo “fique longe dos dicionários”, essa nunca foi a minha intenção. Todavia, o maior crime cometido por quem deseja ampliar o seu vocabulário em Inglês é se limitar ao significado de uma palavra recém-descoberta. Explico. Digamos que você está assistindo CNN ou lendo o New York Times e surge uma palavra  nova, ou seja, se trata muito possivelmente do seu primeiro contanto com a sua palavra. Você geralmente optaria por um dos dois caminho: ignoraria e não teria o trabalho de descobrir o seu significado ou recorreria ao dicionário com a sensação de “trabalho feito”. A maioria das vezes que alguém olha o significado de uma palavra no dicionário ela fica apenas nisso, descobre o seu significado. O problema gerado por essa abordagem é que, como eu mencionei anteriormente, se trata de um recurso paliativo para neutralizar o desconhecimento que tínhamos a respeito de uma dada palavra, isso porque passadas algumas semanas quiça dias, o significado que aprendemos irá “evaporar” e é como se nunca tivéssemos tido algum contato com aquele termo. É aí que mora o perigo. Como você irá aumentar o seu vocabulário dessa forma?

O que eu sugiro a todos que querem aumentar o vocabulário em Inglês é aprender não apenas o seu significa, mas como usá-la, isto é, questione: em que tipo de situação, construção essa palavra ocorre? Eu costumo olhar no site www.thefreedictionary.com, mas você pode usar qualquer outro dicionário que cite exemplos usando essa palavra. Essa é na minha opinião a melhor forma de você adquirir vocabulário em Inglês. Você estará favorecendo o processo de memorização, além é claro de diversificar as formas como poderá usar uma palavra em Inglês. Como dizemos na nossa língua, você acaba matando dois coelhos com uma paulada só, pois reduz as chances de esquecer como empregá-la e principalmente abre a mente inserindo a palavra em um ou mais contextos.

 

aumentar o vocabulário em inglês
Como aumentar o vocabulário em Inglês: Use o Merrriam-Webster Dictionary como ferramenta contextual

É muito importante que você descubra detalhes adicionais acerca de uma palavra e não ficar simplesmente focado no seu significado, já que esse escapa pelos dedos (ou da memória) com extrema naturalidade.

3. Se cerque de diferentes fontes de aprendizagem

A nossa terceira dica sobre como adquirir vocabulário em Inglês é se cercar de diversas fontes de aprendizagem. Isso porque, além de aprender novas palavras em Inglês, é importante que você esteja rodeado por meios que favoreçam o seu contato frequente com o mesmo termo – essa é a melhor forma de fixar o seu uso. Como eu já disse, as palavras que aprendemos somem em um piscar de olhos indo na contramão da nossa intenção de aumentar o vocabulário em Inglês. Assim sendo, se você beneficia a sua exposição à língua inglesa, elegendo diferentes canais de aprendizagem, as chances de memorizar um termo é muito grande. Quantas vezes você ficou impressionado pensando que uma palavra nova estava te perseguindo porque você acabara de aprender o seu significado? Ou seja, você aprendeu a poucos dias e lá está ela novamente em um filme, jornal, revista ou programa?  Isso é muito comum. Por isso, se você quer realmente aumentar o seu vocabulário em Inglês, a melhor forma de conseguir fazer isso é se expondo à língua inglesa por meio de filmes, revistas, livros, jornais, blogs, enfim, você escolhe a fonte.

Para fechar esse texto com dicas de como aumentar o vocabulário em Inglês, gostaria de citar uma frase muito conhecida do autor Joseph Rudyard Kipling:

Words are, of course, the most powerful drug used by mankind

Se você curtiu esse texto e quer ficar por dentro das novas dicas do blog Inglês no Teclado, curta a nossa página oficial no Facebook. A gente sempre avisa por lá quando há novidades por aqui. Você faz isso em 3 segundos e ajuda a gente a divulgar o nosso trabalho. Estamos no ar desde 2009! Ajuda a gente, é rapidinho!

Curtir página do Facebook

Download PDF

ARTIGOS SEMELHANTES

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta