No inglês, é possível transformar frases condicionais invertendo a ordem padrão das palavras. Isso se chama “Inversion in Conditionals” e confere um tom mais formal ou enfático às frases. Embora pareça complicado, é um recurso interessante para enriquecer seu inglês. Inclusive, em nosso canal no YouTube já falamos sobre hipérbatos da língua inglesa. Vale muito a pena dar uma espiadinha em nosso trabalho por lá.
COMO FUNCIONA A INVERSÃO EM CONDICIONAIS
Normalmente, usamos “if” para formar condicionais, mas com a inversão, retiramos o “if” e invertemos o sujeito e o verbo auxiliar. Vamos ver como isso funciona em diferentes tipos de condicionais. Este tópico também já foi abordado em nosso canal oficial. De todo modo, vejamos os tipos de condicionais e exemplos.
CONDICIONAIS DO TIPO 1
Em condicionais do tipo 1, que tratam de situações possíveis no futuro, usamos “should” na inversão. Repare na troca de palavras:
Ex: If he calls, tell him I’m busy
[se ele ligar, diga que estou ocupado]
Ex: Should he call, tell him I’m busy
[se ele ligar, diga que estou ocupado]
CONDICIONAIS DO TIPO 2
Para condicionais do tipo 2, que se referem a situações hipotéticas no presente ou futuro, usamos “were” com o sujeito. Veja a substituição que fizemos a seguir:
Ex: If I were you, I would take that job
[se eu fosse você, eu aceitaria esse emprego]
Ex: Were I you, I would take that job
[se eu fosse você, eu aceitaria esse emprego]
CONDICIONAIS DO TIPO 3
Nas condicionais do tipo 3, que falam de situações hipotéticas no passado, usamos “had” na inversão. Compare os seguintes exemplos:
Ex: If she had known, she would have acted differently
[se ela soubesse, teria agido de forma diferente]
Ex: Had she known, she would have acted differently
[se ela soubesse, teria agido de forma diferente]
Quais São as Vantagens de Usar Inversion in Conditionals?
Usar inversão em condicionais pode deixar seu inglês mais sofisticado e elegante. É uma maneira eficaz de variar a estrutura das frases e causar uma boa impressão, especialmente em contextos formais.
Então, é isso. Entendeu como usar “Inversion in Conditionals?” Para mais dicas incríveis como essa, inscreva-se no nosso canal no YouTube, Inglês no Teclado, e siga o Portal Inglês no Teclado no Instagram. Conte com o nosso apoio na sua jornada rumo à fluência e inglês! Nos vemos por aí!