Diferença Entre Let’s e Let Us (Como Usar Let)

Qual A Diferença entre let’s e let us? Como Usar Let Em Inglês? O que Significa Let em Inglês e Português?

Não sei se algum dia você já percebeu, mas há uma tremenda esquisitice em inglês no que se refere ao uso de let’s e let us. Na língua inglesa a forma como usamos uma mesma palavra pode resultar em um sentido completamente diferente do esperado. Não basta que você decore as palavras isoladamente, é importante que você aprenda a como combiná-las, como moldá-las em uma frase, por exemplo.

Esse é o caso de let’s e let us. Não é tão fácil responder a pergunta: como usar let em inglês?

Nas primeiras aulas de inglês somos ensinados que let’s = le us, ou seja, se trata da forma contraída entre as palavras let e us. Ocorre, entretanto, que ainda que essa assertiva seja procedente, ela não nos dá a liberdade de ora optarmos por let’s ora por let us à nossa bel prazer. Isso mesmo. Apesar de estudarmos sobre as contrações em inglês e termos a falsa impressão de que o emprego de contrações é facultativo, essa ideia parcialmente correta.

Antes de falarmos da diferença entre let’s e let us gostaríamos de te convidar para conhecer o canal do Inglês no Teclado no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas acompanhando o nosso trabalho diariamente por lá. Essa é uma chance incrível de você aprender inglês online com o Inglês no Teclado. Lembre-se sempre que escolas de inglês e cursos de inglês são importantes, mas blogues de inglês também [clique aqui para conhecer].

Let’s e Let Us: Qual A Diferença?

Além da forma contraída, você consegue notar outra diferença entre as duas frases abaixo?

  • Let’s go for a beer
  • Please Let us know

O verbo to let é comumente usado quando queremos dar sugestões ou conselhos em inglês e nos incluímos na ação a ser executada. Nesse caso, como muito bem explicado [nesse artigo, clique], você recomenda uma ação na qual você também fará parte.

Ex: It’s hot today. Let’s go have a beer.

[está quente hoje. Vamos tomar uma cerveja] 

Ex: Let’s talk to him.

[vamos conversar com ele] 

Ex: Nothing can be done about it now, so let’s wait and see.

[não há nada mais que possa ser feito, então vamos aguardar] 

É de fato uma das formas de usarmos o imperativo na língua inglesa e, nesse caso, optamos pela forma contraída necessariamente. É que se você faz uso de let de maneira separada como em:

  • Let us
  • Let me
  • Let it
  • Let her
  • Let him
  • Let them

Como no caso dos exemplos:

Ex: Le me go! Please, I beg you. Let me go!

Ex: Please let us know if you have any questions.

A ideia aqui é de pedido. Isso mesmo, você está pedindo algo, diferentemente do formato contraído de let’s em que não se pede, mas sim se recomenda algo. Por isso você pode pedir para que alguém lhe lembre mais tarde acerca de um afazer:

Ex: Let me nort forget to water the plants before we leave.

[não me deixe esquecer de molhar as plantas antes de partirmos]

Temos o sentido de permissão ou concessão. Isso pode parecer super estranho para quem nunca parou para pensar nessa diferença e se habituou a ouvir os dois formatos sem se perguntar o porquê disso.

O engraçado é que o formato contraído entre os object pronouns (em especial na forma escrita) ocorre apenas entre let e us e não entre me, him her, them etc – a não ser no caso das contrações informais.

Uma exceção quanto ao uso de let em inglês é que para montar frases na negativa como  sugestão de ação na qual nos incluímos, não optamos por don’t, mas sim not. O padrão a ser adotado é let’s not. Outra aspecto importante é que inexiste contração com a palavra not nesse caso.

Ex: Let’s not talk about it

[não vamos falar disso]

Ex: Let’s not do it.

[não vamos fazer isso] 

Apesar de algumas especulações tentarem indicar o motivo das coisas serem assim e não assado, o mais aceitável nesse caso é embarcar na convenção de anos a qual se estabeleceu na língua inglesa. Isso porque entendendo a diferença entre let’s e let us, em especial os contextos em que são empregadas, você sai na frente.

Para quem se pergunta como usar let em inglês, espero que essa explicação lhe tenha ajudado de alguma forma. Se ainda assim você permanecer com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo, a gente faz questão de responder todos os nossos leitores. Para continuar aprendendo inglês online, conheça o nosso canal no Youtube. Essa é uma ótima chance para você turbinar o seu inglês de verdade [clique aqui]. No Facebook sempre avisamos quando há novidade por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

Curtir página do Facebook

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta