Home Gramática da língua inglesa Present Continuous e pronomes interrogativos em Ingles

Present Continuous e pronomes interrogativos em Ingles

by Daniel Silva
0 comment
Hoje, antes de entrarmos em um assunto novo, gostaria de deixar uma dica para aqueles que estão chegando agora. Antes de ler os textos mais recentes, procurem ler os texto anteriores como forma de seguir uma linha de raciocínio e estudo.

Entraremos agora em um assunto interessantíssimo: o tempo verbal Present Continuous. Ainda estamos no presente, mas agora com uma certa característica peculiar que o faz  muito especial.

Muitos alunos aprendem que usar o tempo verbal Present Continuous implica em transmitir a ideia de que algo no presente ainda está acontecendo, nos dando a sensação de gerundismo.

Digamos que a sua irmã ou o seu irmão (um amigo talvez) esteja assistindo à um filme. Portanto, esse filme ainda não acabou e a pessoa ainda está sentada na frente da TV. Estamos nos referindo ao presente e à uma ação que ainda está sendo executada.

Vamos considerar o verbo to watch (assistir).

Vejamos alguns exemplos:

Advertisement

Ex: Maria is watching TV.

Ex: I am watching TV.

Ex: They are watching TV.

Como é possível notar, ao verbo to watch, foram acrescentadas as letras ing De fato, essa é a marca principal do tempo verbal Present Continuous. Quer dizer então que caso encontremos qualquer palavra seguida das letras ing trata-se do tempo verbal Present Continuous? Eu disse que as letras ing somadas ao  final de um verbo é a marca principal e não exclusiva do presente contínuo em Inglês.

E quanto àquela regra que diziz  que quando um pronome  pertencesse ao grupo {He, she, it} no presente em afirmativas teríamos que adicionar a letra “s” ou até mesmo”ies” dependendo do verbo?

Aquela regrinha é para o Simple Present! Estamos estudando agora o Present Continuous!

Não se desespere, pois no Present Continuous, independente de qual for o sujeito da ação ou do pronome a ser usado, iremos implementar a modificação do verbo na mesma forma: adicionando ing.

Veja os exemplos abaixo:

 Ex: I am watching TV right now.

Ex: It is watching TV right now.* 

*se quisermos nos referir a um cachorro, a um papagaio etc.

Nos exemplos apresentados acima, estamos transmitindo a ideia de que algo está acontecendo no momento e, para enfatizar isso, utilizei a expressão right now (que significa agora/no momento/nesse momento).

Para dar continuidade ao nosso estudo, gostaria de introduzir algumas palavras importantes que serão usadas a partir de agora como ferramentas para o nosso aprendizado.

Question Words  (pronomes interrogativos em Inglês)

WHAT

Relacionada à coisas, nomes, ruas, endereços, localizações, idade.

Palavras equivalentes no Português: o que, qual, que, quais, quê! , quanto, aquilo que, até quanto.

Realmente, no Inglês temos uma palavra para designar todas essas mencionadas. De qualquer forma, você irá facilmente entender quando o pronome interrogativo acima for utilizado. Procure compreender o contexto!

WHEN

Relacionada ao tempo, momento, usada quando nos referimos à hora, ao dia , ao mês, ao ano, etc.

Palavras equivalentes no Português:  quando, assim que, depois que, a hora etc.


HOW

Palavra relacionada ao modo como algo ocorre/ocorreu/ocorrerá.

No Português, temos várias palavras, dentre elas: como, de que modo, de que forma.

WHO 

No Português, a palavra”quem” é equivalente.

WHOSE

Com o sentido de pertencer à alguém. No Português, alguns equivalentes são:  de quem, que pertence à ele, que é dele.

WHY

Palavra utilizada em perguntas quando o interesse é descobrir razões, motivos.

No Português, temos: por quê, por qual motivo, a que proposta.

No próximo texto, continuaremos a estudar o tempo verbal Present Continuous e veremos como utilizar esses pronomes interrogativos!

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy