No woman No Cry: InglĂȘs com MĂșsica

Aqui no InglĂȘs no Teclado somos apaixonados por mĂșsicas. Em se tratando de inglĂȘs com mĂșsica entĂŁo, nem se fala. É por isso que vira-e-mexe resolvemos falar de alguma mĂșsica em inglĂȘs em especĂ­fico para expandirmos cada vez mais o entendimento dos nossos leitores acerca do inglĂȘs. Para esse artigo super curto escolhemos a mĂșsica No Woman No Cry de Bob Marley.

Antes de iniciarmos a nossa aula de inglĂȘs com mĂșsica de hoje, gostarĂ­amos de te convidar para conhecer o canal oficial do InglĂȘs no Teclado no Youtube. Atualmente sĂŁo milhares de pessoas nos seguindo por lĂĄ. Tem gente do Brasil todo, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Holanda e muito mais. É uma Ăłtima oportunidade para vocĂȘ aprimorar a sua pronĂșncia e escuta [clique aqui para conhecer].

NO WOMAN NO CRY: InglĂȘs com MĂșsica

VocĂȘ alguma vez na sua vida jĂĄ se perguntou o real significado de No Woman No Cry? Uma das formas mais cruĂ©is de assassinar a gramĂĄtica da lĂ­ngua inglesa Ă© confundir o uso das palavras no, not e don’t. JĂĄ falamos sobre esse tema de maneira mais aprofundada em um vĂ­deo exclusivo, inclusive esse Ă© um dos nossos vĂ­deos de maior sucesso no nosso canal do Youtube [clique aqui para ver]. De qualquer forma, vamos tentar sintetizar a problemĂĄtica acerca dessa mĂșsica em inglĂȘs.

DICA RÁPIDA  Como Dizer NĂŁo Liga Para Em InglĂȘs?

Quando queremos dar comandos, isto Ă©, usar o imperativo em inglĂȘs na forma negativa para indicar proibição ou dar uma ordem a alguĂ©m como em “nĂŁo faça isso”, usamos do + not  – don’t quando unimos essas palavras em forma de contração. Assim, vocĂȘ diz:

  • don’t smoke = nĂŁo fume
  • don’t talk to me = nĂŁo fale comigo
  • don’t do this = nĂŁo faça isso

VocĂȘ tambĂ©m pode dizer em inglĂȘs coisas como nĂŁo tenho dinheiro ou nĂŁo sei. Nesse caso, nĂŁo sĂŁo ordens, sĂŁo meras constataçÔes. De qualquer forma, veja como fica:

Ex: I don’t have money.

[eu nĂŁo tenho dinheiro]

Ex: I don’t know.

[eu não sei] 

AlĂ©m da opção I don’t have money para indicar que vocĂȘ nĂŁo tem um tostĂŁo. TambĂ©m Ă© possĂ­vel dizer em inglĂȘs:

DICA RÁPIDA  MĂșsicas Em InglĂȘs Com Connected Speech

Ex: I have no money.

Veja que nesse caso a negativa nĂŁo ficou no começo da frase com o uso de ‘don’t’. Essa função foi transferida para a estrutura no + money (substantivo). NĂŁo Ă© comum dizermos em PortuguĂȘs “tenho nĂŁo dinheiro”. Dizemos “nĂŁo tenho dinheiro”. Na lĂ­ngua inglesa, no entanto, essa construção Ă© possĂ­vel jĂĄ que a palavra ‘no’, nesse caso, nĂŁo contĂ©m esse sentido estrito que na maioria das vezes nos limitamos, ou seja, o sentido de ‘nĂŁo’ estĂĄ ausente nesse exemplo. Assim, vocĂȘ pode usar a construção no + substantivo para indicar ausĂȘncia de algo:

  • no milk
  • no money
  • no hope

Na nossa lĂ­ngua costumamos dizer coisas como “sem dinheiro”, “sem leite” sem esperança”.  JĂĄ na lĂ­ngua inglesa usamos a palavra ‘no’.

Ou seja, na mĂșsica de Bob Marley, ele deveria ter dito don’t cry (para dar uma ordem). Por outro lado, a palavra cry pode ser tratar de um substantivo em no cry e ele quis dizer ‘sem choro’. Logo, a tradução ‘nĂŁo chore’ para a nossa lĂ­ngua Ă© meramente artĂ­stica jĂĄ que descumpriria frontalmente a gramĂĄtica normativa. Bon deveria ter dito: no, woman don’t cry. Ou, como apontamos, o que ele diz na verdade Ă©: nada disso mulher, sem choro.

DICA RÁPIDA  MĂșsica em InglĂȘs: porque nĂŁo consigo entender nem a pau?

Essa, entĂŁo, foi a nossa aula de inglĂȘs com mĂșsica de hoje. Caso vocĂȘ ainda tenha alguma dĂșvida, deixe o seu comentĂĄrio abaixo. A gente faz questĂŁo de responder todos os leitores do inglĂȘs no Teclado e todos os internautas sĂŁo bem vindos. Para contar com a nossa ajuda e aprender mais sobre o assunto, conheça o nosso canal de inglĂȘs no Youtube. Como jĂĄ dissemos, sĂŁo milhares de pessoas inscritas atualmente [clique aqui para conhecer]. VocĂȘ tambĂ©m pode curtir a nossa pĂĄgina oficial no Facebook para ser avisado quando novos textos estiverem disponĂ­veis. A gente sempre avisa por lĂĄ quando hĂĄ novidades por aqui. Ajuda a gente, Ă© rapidinho!  😉

Curtir pĂĄgina do Facebook

Download PDF

ComentĂĄrios

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta