Quando se estuda inglês, não há quem nunca tenha ficado com dúvidas sobre a temática envolvendo PREPOSIÇÕES DE TEMPO, ou seja, como usar e quais são as “prepositions of time” da língua inglesa. Não é preciso se envergonhar caso você também esteja nesse barco. Saiba que o uso de “in”, “on” e “at” realmente envolve circunstâncias diferentes que podem dar um nó na cabeça de qualquer um. Constantemente alguém me pede uma explicação sobre as preposições de tempo em inglês.

Antes de tudo, vamos por uma pá de cal sobre esse questionamento. Não existe uma equivalência perfeita em português. Não se pode afirmar que tal preposição é somente utilizada assim e tal preposição é somente utilizada assado.

É muito importante que o sujeito interessado em estudar uma outra língua, seja capaz de interpretar os significados de expressões, não se apegando aos equivalentes do Português, já que eles, como dito, nem sempre existirão. Por mais que isso possa parecer algo inseguro, pois simplesmente lhe é recomendado que desfaça o laço entre a sua língua pátria e se entregue à imersão de outra, só o tempo é capaz de provar ao homem que esse é o melhor caminho.

Superada essa questão, veja abaixo uma explicação sobre como usar preposições de tempo em inglês.

Como Usar Preposições de Tempo Em Inglês: In On e At

As preposições de tempo do inglês podem ocorrer em situações que nada tem a ver com o tempo. Isso mesmo! Temos um dado conjunto de palavras (como in, on e at) que podem atuar como preposições de lugar, por exemplo, em contextos completamente diferentes. Assim, quando pessoas buscam memorizar que in, on e at são preposições de tempo em caráter exclusivo, caem do cavalo.

Advertisement

De todo modo, é fundamental você se lembrar do contexto em que ora empregamos uma preposição, ora empregamos outra. Nesse sentido, ao falar das horas, é preciso saber que:

Usamos at para as horas em Inglês quando queremos especificar um horário em termos estáticos. Você deve estar pensando como assim em termos estáticos? É que uma coisa é você dizer que a reunião é às 10 da manhã, outra é que você pretende sair às 10 da manhã. Por isso eu quis diferenciar a ideia de estaticidade (parado) e dinamicidade (em movimento). Isso, porque nem sempre usaremos at como preposição para horas em Inglês. Há casos nos quais optaremos por usar a preposição by. Vamos dar uma olhada na diferença entre at e by para as horas em inglês.

Usamos at para demarcar a hora de um evento estático, reunião, hora de tomar um remédio, festa etc. Já no caso de eventos dinâmicos que dá a ideia de movimento, como  buscar uma criança na escola, sair de casa, fazer compras, optamos por by. O propósito de usar by para falar sobre o tempo em inglês é transmitir a ideia de quando uma ação ocorrerá ou será finalizada. Veja os exemplos:

Ex: Please meet me at 9:30.

[por favor me encontre às 09:30]

Ex: I hope to leave by 9.

[espero sair às nove]

Ex: I’ll meet Samantha at six.

[encontrarei a Samantha às seis] 

Ex: At night we had to be in our homes by eight o’clock. 

[à noite, tinha que estar em casa às oito] 

Ex: By eight o’clock in the morning, she had been prepared for surgery.

[às oito da manha, ela já estava pronta para a cirurgia] 

Ex: By six o’clock, my WhatsApp was full of pictures from friends.

[às 6 da manhã o meu WhatsApp já estava lotado de fotos de amigos]

Além desses dois casos estudados acima, cabe o uso da preposição de tempo at para outras ocasiões em que precisamos o momento exato de dado evento (no horário do café da manhã ou no horário em que você for se deitar, por exemplo). Observe:

Ex: I was there at breakfast.

[eu estava lá no café da manhã]

Ex: A multivitamin supplement should be taken at bedtime. 

[um suplemento multivitamínico deve ser tomado ao ir para cama]

Ex: I’m very busy at the moment.

[estou muito ocupado no momento]

Ex: What determines the colors of the sky at sunrise and sunset?

[o que determina as cores do céu ao nascer e ao pôr do sol?]

Ex: At the end of the day, you’re another day older.

[no final do dia, você está um dia mais velho]

Repare que, nos exemplos acima, especificamos o momento nos baseando na ocorrência de um evento. Assim, optamos por at.

No caso de datas, como já explicado no inglês no teclado, costumo pensar que o dia (seja do mês ou da semana) sempre predomina sobre os demais casos. Então, independente da ordem dos fatores (dia, mês, ano), se eu quero falar o dia isoladamente ou combinado a qualquer mês e/ou ano, irei optar por on.

Ex: On 07/02/2015 there will be a big pool party.

[em 02/07/2015 vai rolar uma grande festa com piscina]

Ex: I met him on Tuesday.

[o encontrei na terça-feira]

Se eu tratar do ano ou do mês opto por in:

Ex: I will see you again in 2030.

[te vejo novamente em 2030]

Ex: It usually rains a lot in January.

[geralmente chove muito em janeiro]

Ocorre que, partindo do princípio envolvendo collocations, certas palavras pedem o uso da preposição in, é o caso de estruturas como:

  • In the afternoon;
  • In the evening;
  • In the future;
  • In the morning;
  • In the past;
  • In the seventies;
  • In the summer;
  • In this century.

Então, é isso. Gostou dessa explicação sobre preposições de tempo em inglês? Confira nossas aulas de inglês online no Youtube. Tem muitas pessoas dispostas a aprender inglês com a gente, por lá. Se você gostou desse post, ajuda a gente curtindo a nossa página no Facebook porque ficaremos extremamente satisfeitos! É rapidinho e não dói nada  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”green” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy