Home Como Dizer em Inglês HORAS EM INGLÊS: explicação, exemplos e áudio

HORAS EM INGLÊS: explicação, exemplos e áudio

by Daniel Silva
0 comment

HORAS EM INGLÊS: explicação, exemplos e áudio – Falar as horas em inglês é certamente um dos primeiros assuntos que vemos na aula de Inglês. Como dizer as horas em inglês, professor? Além de como perguntar as horas em inglês? são alguns dos questionamentos que, geralmente, compõem esse assunto da língua inglesa e introduzem uma infinidade de explicações.

Nesse artigo, tentarei abordar todos os aspectos sobre como falar as horas em inglês, como escrever as horas em inglês e como ler as horas em inglês.

Se, ainda assim, após a leitura desse artigo você ficar com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo, a gente vai ter o maior orgulho de te responder!

Acho que umas das primeiras coisas que aprendemos em inglês é: que horas são? Não sei qual a sua escola de inglês ou qual curso você frequenta, mas não é verdade? Perguntar que horas são em inglês é algo muito simples. A dúvida de muitos alunos geralmente reside na construção do horário em inglês, isto é, como dizer as horas em inglês. Você sabe como dizer as horas em inglês? Nesse texto do inglês no teclado, vou tentar explicar de forma clara todos os detalhes para quem quer saber como dizer as horas em inglês.

Como dito, se mesmo após ler esse texto você tiver alguma dúvida, não esquece de deixar a sua pergunta ou comentário, porque, para a gente, é muito importante saber a sua opinião. Antes de começar a explicar como falar as horas em inglês, aí vai uma dica: existe um emaranhado de possibilidades. Isso mesmo! Existe uma gama grande de alternativas que acaba confundindo muitos estudantes da língua inglesa. Por isso, vamos explicar com passos de formiga, mas com vontade. Ah! Outra coisa, não esquece de conferir uma explicação que damos ao final sobre preposição para horas em Inglês, extremamente importante!

Advertisement
Falando das horas em Inglês: perguntas clássicas

Algumas perguntas muito comuns em inglês, para saber as horas, são:

  • What time is it?
  • What time is it by your watch?
  • Have you got the time?
  • Have you got the time on you?

O tempo sempre foi uma das maiores preocupações do ser humano. Falamos do tempo o tempo todo, mesmo quando não temos tempo. Além de aprender a falar as horas e escrever as horas em inglês, irei demonstrar expressões muito comuns na língua inglesa relacionadas ao tempo. Espero que você goste.
Algumas dessas perguntas são mais comuns no inglês britânico como, por exemplo, what time is it by your watch?

Isso, porque, em se tratando do inglês americano, a pergunta mais comum é: What time is it?
Uma expressão idiomática muito comum em inglês que fala sobre o tempo e que você muito provavelmente já ouviu por aí é time is money, ou seja, tempo é dinheiro.

Horas em Inglês: use o pronome pessoal it

Como já aprendemos em outro artigo do Blog em inglês teclado, usamos o pronome it para situações nas quais não é possível identificar o sujeito da oração. Veja, abaixo, alguns exemplos utilizando o pronome pessoal it:

Ex: It’s raining = está chovendo
Ex: it’s cold = está frio
Ex: it’s Monday = é segunda-feira

Já falamos sobre isso em um vídeo no nosso canal do Youtube —-> assista ao vídeo clicando aqui. Explicação rápida, porém muito importante.

No caso das horas em inglês, também iremos utilizar a estrutura acima para especificar que horas são. Você irá empregar o pronome pessoal it associado ao verbo to be na sua forma presente contraída, isto é, is. Veja um exemplo de como fazer isso:

Ex: It’s five o’clock.

[são cinco horas]

O uso da palavra clock para falar sobre as horas em Inglês

Quando estivermos falando sobre horas inteiras, em inglês, usaremos a palavra o’clock. Se você estiver se perguntando o que significa o’clock, uma possível explicação remonta essa palavra aos tempos em que um grande relógio na cidade era usado como referência, para as pessoas que não possuíam um relógio próprio. Uma espécie de sino. Dessa forma, quando alguém perguntava as horas, comumente a resposta viria na forma 5 of the clock. Isso, porque as pessoas se referiam ao grande relógio usado como referência à época (of the clock = do relógio). Então, of the clock com o passar dos anos virou o’clock.

como dizer as horas em inglês

HORAS EM INGLÊS: Por que dizemos o’clock em Inglês? Inglês no Teclado Te Explica! Imagem.

Isso explica, parcialmente, o porquê de dizermos o’clock – como equivalente à palavra horas em inglês. Não é que você esteja impedido de usar a palavra ‘hours’. Porém, nesse contexto, saiba que o adequado é usar a expressão o’clock. A palavra hours é empregada em contextos como:

Ex: It took me five hours to clean the house.

[levei 5 horas para limpar a casa]

Entretanto, como dito, dizemos one o’clock, two o’clock, three o’clock – e assim sucessivamente – para especificar que horas são, eram ou serão em um dado evento.

Sistema de horas em Inglês: 12 ou 24?

Agora que já falamos sobre alguns pontos essenciais, vamos aprofundar a nossa discussão sobre como falar as horas em Inglês. Diferentemente da nossa língua, em que existe a opção de trabalharmos com horário militar (24 horas) ou de 12 horas, países como Canadá e Estados Unidos trabalham com o sistema de 12 horas.

É muito comum fazermos confusão quando alguém diz “a reunião é às 6”. Isso, porque aguardamos a presença da pessoa convocada-  e apenas no outro dia ficamos sabendo que ela compareceu realmente às 6, porém às 6 da tarde.

Esse é um dos motivos pelo qual prefiro usar o sistema de 24 horas e costumo dizer às 14 horas, às 16 horas para não suscitar dúvidas. Considerando que meio dia é – como já diz sua definição – “metade do dia”, na língua inglesa é comum usarmos a simbologia AM e PM em Inglês – que vem do latim a.m. = ante meridiem = antes do meio dia e p.m. = post meridiem = após o meio dia. 

É importante saber isso, ou seja, meio dia é o limite que divide dois períodos e as equivalências abaixo advêm desse aspecto:

  • 13 horas = 1 pm
  • 15 horas = 3 pm
  • 18 horas = 6 pm

Como temos 2 horas da manhã e 2 horas da tarde, considerando que o dia começa a partir da meia noite, diferenciamos esses períodos, fazendo da seguinte forma:

  • 1 da manhã = 1 am
  • 1 da tarde = 1 pm

O que você não pode se esquecer, em se tratando das horas em inglês, é que o marco zero é a meia noite. Do contrário, você confunde o que vem antes e depois do meio dia. Veja uma sequência de horas, apenas para fins didáticos:

meia noite (midnight) –> uma da manhã (1 am) –> três da manhã (3 am) –> dez da manhã (10 am) –> meio dia (twelve noon ou simplesmente noon) –> uma da tarde (1 am) –> três da tarde (3pm) –> dez da noite (10 pm) –> meia noite (12 am = midnight).

Entendeu? Então, se você estiver se perguntando como dizer meio dia em inglês saiba que para meio dia dizemos noon, twelve (12) noon ou simplesmente midday. Você escolhe.

horas em Inglês

Como falar e escrever as horas em Inglês? A gente te explica!

Como dizer as horas em Inglês? Como ler as horas em Inglês?

Explicada a questão do sistema 12-24 horas, chegou a hora de aprendermos a como dizer as horas em inglês e como ler as horas em inglês. Como vimos acima, para dizer horas inteiras (1,2,3 e assim sucessivamente), você deve optar pela palavra o’clock.

Ex: It’s one o’clock

[são uma hora]

Ex: it’s two o’clock

[são duas horas]

Ex: It’s six o’clock

[são três horas]

A não ser em uma situação na qual a pessoa acorda de um sono profundo e ela te pergunta que horas são, sabemos muito bem se são duas da manhã ou duas da tarde, razão pela qual você não precisa usar am e nem pm para esse tipo de situação. Usar am e pm em Inglês é facultativo, isto é, você pode usá-los para esse contexto, ou optar por não usar essa simbologia.

Ex: it’s one pm.

Ex: it’s two pm.

Ex: it’s six am.

Lembre-se: usamos am e pm em inglês apenas para horas completas (como o caso desses últimos exemplos). Não usamos para horas quebradas.

Mas como dizer as horas em inglês no caso de horas não inteiras?

Você pode optar pelo arroz com feijão, ou seja, pelo básico – que nada mais é do que dizer coisas como “uma e cinco”, “três e vinte”, “cinco e quinze” e coisas do tipo. Exatamente como dizemos em Português. Veja alguns exemplos abaixo:

 Horário  Horário em forma escrita  Tradução do horário  Exemplo
09:25 nine twenty-five nove e vinte cinco It’s nine twenty-five
07: 15 seven fifteen sete e quinze  My class starts at seven fifteen
08:50 eigh fifty oito e cinquenta  I’ll meet her at eight fifty

Observe que há uma diferença evidente entre as horas em inglês e as horas em português. É que usamos ‘e’ e na língua inglesa não. Além disso, na presença de três números (como no primeiro exemplo: nove e vinte e cinco) usamos o hífen entre o segundo e terceiro número.

E seu eu quiser dizer ‘meia’ como em meia hora em inglês?

Você pode optar pela forma que apresentei acima – 08: 30 (eight thirty). Porém, uma forma muito comum em inglês, é construir frases como:

Ex: It’s half past eight.

Ex: I’m leaving by half past eight.

Ou seja, posicionamos a estrutura half past antes do número inteiro. Dessa forma, se você quiser dizer 7 e meia posicione half past antes de seven. Para o caso de cinco e meia, posicione half past antes de five.

Ex: It’s half past seven.

Ex: It’s half past five.

Se você correr os olhos no dicionário, vai perceber que half contém o sentido de metade e a palavra past dá o sentido de que algo já passou.

Horas em Inglês: aprenda a usar ‘a quarter’ em Inglês

Além das formas que já vimos até aqui, existe uma maneira bem específica e comumente utilizada na língua inglesa quando falamos de um quarto de hora. Se pegarmos 60 minutos e dividirmos por quatro, temos 15 minutos – intervalo que representa a expressão a quarter (ou um quarto, em uma tradução direta). Você pode dizer:

  • 07: 15 – seven fifteen
  • 10: 15 – ten fifteen
  • 03:15 – three fifteen

Exatamente como explicamos no caso de horas não inteiras em inglês. Ocorre que a forma mais habitual empregada por nativos da língua inglesa é a usando a expressão ‘a quarter’. Veja, abaixo, como a usamos:

Ex: It’s three and a quarter (03:15).

Ex: It’s a quarter past three.

O que fizemos no primeiro exemplo foi substituir fifteen por a quarter. Além disso, adicionamos a palavra ‘and’ (com o sentido de ‘e’). Lembra que eu disse que na língua inglesa isso não ocorre? Essa explicação é parcialmente correta, já que, como notamos no exemplo acima, no caso de optarmos pela expressão ‘a quarter’ ela será completada com ‘and a quarter’. Mas não caia no erro de dizer it’s three and fifteen (errado). O correto é it’s three fifteen ou it’s three and a quarter ou it’s a quarter past three.

A propósito a palavra past pode ser empregada para qualquer horário quebrado abaixo de 30 minutos, veja as variações:

Ex: It’s six twenty = It’s twenty past six = são seis e vinte.

Ex: It’s six eight = It’s eight past six = são seis e oito.

Caso a intenção seja falar sobre horários quebrados acima de trinta minutos, mencionamos quanto tempo falta para completar a hora cheia.

Ex: It’s 6:45 = it’s a quarter to seven = it’s six forty five = são quinze para as 7 = são seis e quarenta e cinco.

Mais alguma coisa que devo saber sobre Horas em Inglês?

Com certeza! Aprendemos nas primeiras linhas a como usar am e pm em inglês. Entretanto, ficou faltando eu dizer que você também pode usar expressões como in the morning e in the evening para diferenciar se estamos falando de um horário da manhã ou de um horário da noite, respectivamente.

Ex: We have a meeting at 9 o’clock in the morning.

Ex: We went for a beer at 11 o’clock in the evening.

Use a preposição correta para as horas em Inglês: at x by

Eu não cometei até agora, mas você já deve ter percebido qual a preposição para horas em inglês – que aparece com bastante frequência. Usamos at para as horas em Inglês quando queremos especificar um horário em termos estáticos. Você deve estar pensando como assim em termos estáticos? É que uma coisa é você dizer que a reunião é às 10 da manhã, outra é que você pretende sair às 10 da manhã. Por isso eu quis diferenciar a ideia de estaticidade (parado) e dinamicidade (em movimento). Isso, porque nem sempre usaremos at como preposição para horas em Inglês. Há casos nos quais optaremos por usar a preposição by. Vamos dar uma olhada na diferença entre at e by para as horas em Inglês..

Usamos at para demarcar a hora de um evento estático, reunião, hora de tomar um remédio, festa etc. Já no caso de eventos dinâmicos que dá a ideia de movimento, como  buscar uma criança na escola, sair de casa, fazer compras, optamos por by. O propósito de usar by para falar sobre o tempo em Inglês é transmitir a ideia de quando uma ação ocorrerá ou será finalizada. Veja os exemplos:

Ex: I hope to leave by 9.

[espero sair às nove]

Ex: I’ll meet Samantha at six.

[encontrarei a Samantha às seis] 

Ex: At night we had to be in our homes by eight o’clock. 

[à noite, tinha que estar em casa às oito] 

Ex: By eight o’clock in the morning, she had been prepared for surgery.

[às oito da manha, ela já estava pronta para a cirurgia] 

Ex: By six o’clock, my WhatsApp was full of pictures from friends.

[às 6 da manhã o meu WhatsApp já estava lotado de fotos de amigos]

Espero que através desse texto você tenha esclarecido muitas dúvidas e, acima de tudo, aprendido a como falar as horas em Inglês e ler as horas em Inglês. Como você deve ter percebido, foi um texto um pouquinho extenso, porém achei importante tentar cobrir a maioria dos tópicos sobre horas em Inglês. Saiba que nem tudo está presente nesse texto, mas muito em breve vamos falar novamente sobre esse assunto e aspectos extremamente importantes que não podem faltar. Se você tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo. Se você ainda não conhece o blog Inglês no Teclado, mas gostaria de acompanhar outras dicas de inglês como essa, recomendamos que você curta a nossa página oficial no Facebook. Essa é a melhor forma de se manter ligado nas nossas atualizações. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy