Home Gramática da língua inglesa Forma Imperativa Em Inglês: Como Usar?

Forma Imperativa Em Inglês: Como Usar?

by Daniel Silva
0 comment

A forma imperativa é uma das estruturas mais fundamentais em qualquer língua, e desempenha um papel vital na comunicação direta e na expressão de comandos, ordens, instruções e solicitações. Na língua inglesa, por exemplo, o imperativo é uma estrutura gramatical que permite aos falantes expressar ações de uma forma direta e simples, muitas vezes omitindo o sujeito na sentença.

Nessa nova dica do portal inglês no teclado, exploraremos a forma imperativa na língua inglesa, seus usos, estrutura e exemplos de como empregá-la de maneira eficaz. Antes disso, no entanto, gostaríamos de te convidar para conhecer o nosso trabalho no Youtube. Há milhares de pessoas acompanhando o nosso trabalho por lá, diariamente. São aulas de inglês online para todos os níveis. Vem contar com a nossa ajuda para alcançar a tão sonhada fluência em inglês.

A forma imperativa é comumente usada para dar instruções, fazer solicitações ou expressar ordens. Em sua forma mais básica, o imperativo é construído usando o infinitivo do verbo, sem o sujeito explícito. Veja alguns básicos:

Ex: Close the door.

[feche a porta]

Advertisement

Ex: Please pass me the salt.

[por favor, me passe o sal]

Ex: Listen carefully.

[escute atentamente]

Observe que, nos exemplos acima, o sujeito “you” (você) está implícito, mas não é necessário mencioná-lo, uma vez ser possível subentender esse detalha a partir do contexto. O imperativo é especialmente útil quando se deseja comunicar de maneira clara e direta, economizando palavras na sentença.

Além de comandos diretos e instruções, o imperativo também pode ser usado para fazer pedidos educados e sugestões. Nesse caso, é comum adicionar a palavra “please” (por favor) à sentença para torná-la mais cortês. Veja alguns que preparamos:

Ex: Please, be quiet during the presentation.

[por favor, fique em silêncio durante a apresentação]

Ex: Could you please send me the report?

[você poderia por favor me enviar o relatório?]

Ao usar o imperativo de forma mais polida, a comunicação se torna mais respeitosa e gentil, tornando-o uma escolha apropriada em situações formais ou quando se interage com pessoas desconhecidas. Todo cuidado é pouco, não é verdade?

Deve-se frisar que o imperativo é uma estrutura flexível que permite variações na forma da sentença, dependendo do contexto e da intenção do falante. Por exemplo, o imperativo pode ser usado na forma negativa para expressar a proibição de ações. Veja como isso funciona em nos seguintes exemplos:

Ex: Don’t smoke in this area.

[não fume nesta área]

Ex: Don’t touch the artwork.

[não toque na obra de arte]

Novamente, o “don’t” (não) é usado para negar a ação, tornando o imperativo negativo uma maneira eficaz de expressar regras e restrições.

Além disso, o imperativo também é útil ao dar conselhos ou sugestões. Nesse caso, ele é frequentemente utilizado com verbos como “should” (deveria) ou “ought to” (deveria), que indicam o que é considerado aconselhável. Veja exemplos:

Ex: You should visit the museum while you’re in town.

[você deveria visitar o museu enquanto estiver na cidade]

Ex: You ought to try the local cuisine.

[você deveria experimentar a culinária local]

Nesses casos, o imperativo é usado para transmitir a ideia de que algo é altamente recomendado, embora de uma maneira mais sutil do que um comando direto.

Além dos usos mencionados acima, o imperativo também é frequentemente empregado em situações cotidianas, como pedir a alguém para esperar (“Wait a moment.” – Espere um momento.), convidar alguém para fazer algo (“Come join us.” – Venha se juntar a nós.), ou até mesmo expressar desejos e esperanças (“Have a great day!” – Tenha um ótimo dia!).

Um aspecto interessante do imperativo em inglês é que, ao contrário de algumas outras línguas, ele não faz distinção entre o singular e o plural. Independentemente de falar com uma única pessoa ou um grupo de pessoas, a forma do imperativo permanece a mesma. Todavia, quando se lida com um grupo, é comum usar “let’s” (vamos) seguido do infinitivo do verbo, para convidar o grupo a fazer algo juntos. Por exemplo:

Ex: Let’s go to the park.

[vamos ao parque]

Isso torna o imperativo uma ferramenta eficaz para coordenar ações em grupos. Percebe?

Trocando em miúdos, o imperativo é uma estrutura gramatical importante na língua inglesa que permite aos falantes expressar comandos, ordens, instruções, pedidos e sugestões de maneira clara e direta. É uma ferramenta versátil que pode ser usada em uma variedade de contextos e estilos de comunicação. Ao compreender e dominar o uso do imperativo, os falantes de inglês podem se comunicar de maneira eficaz e adequada em uma ampla gama de situações. Portanto, ao aprender a língua inglesa, é crucial adquirir habilidades sólidas no uso do imperativo. Afinal, a capacidade de dar comandos e fazer solicitações é fundamental em qualquer idioma.

Gostou dessa dica do inglês no teclado sobre a “imperative form”? Gostaria de esclarecer alguma dúvida ou fazer sugestões / críticas? Comente abaixo. Não se esqueça de dar uma olhada em nossas dicas de inglês no Youtube.

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy