Home Dicas de Pronúncia e Listening em Inglês LETRAS SILENCIOSAS EM INGLÊS (“Silent Letters”)

LETRAS SILENCIOSAS EM INGLÊS (“Silent Letters”)

by Daniel Silva
0 comment

A presença de letras silenciosas em palavras em inglês revela um aspecto fascinante e complexo do idioma, com raízes profundas em sua evolução histórica e influências etimológicas diversas. Compreender por que algumas letras são pronunciadas silenciosamente exige uma incursão nas origens e mudanças fonéticas ao longo do tempo.

Entretanto, antes de conferirmos a explicação sobre o uso de “silent letters” do inglês. Gostaríamos de te fazer um rápido convite: conheça as nossas aulas de inglês online no YouTube. Tem gente do mundo todo acompanhando as nossas dicas por lá e disposta a atingir a fluência em inglês [clique aqui para conhecê-lo].

De todo modo, uma explicação chave para a existência de letras silenciosas em inglês reside na história de empréstimos linguísticos e influências externas. Muitas palavras em inglês têm suas origens em línguas antigas, como latim e francês. Quando essas palavras foram assimiladas, a grafia frequentemente permaneceu intacta, mas a pronúncia passou por modificações. Esse processo, conhecido como evolução linguística, é um testemunho das transformações dinâmicas pelas quais o inglês passou.

Bora conferir alguns exemplos de letras silenciosas em inglês.

  1. Knight (Cavaleiro)
    1. A presença silenciosa da letra “k” transforma a pronúncia em “nait”.
  2. Debt (Dívida)
    1. O “b” silencioso conduz à pronúncia “det”.
  3. Honest (Honesto)
    1. A sutileza do “h” silencioso resulta em “on-est”.
  4. Castle (Castelo)
    1. A letra “t” silenciosa redefine a pronúncia para “casel”.
  5. Wrist (Pulso)
    1. A discreta “w” silenciosa molda a pronúncia como “rist”.

Essas letras aparentemente “invisíveis” não apenas desafiam os aprendizes de inglês, mas também oferecem uma janela para o passado, destacando as influências culturais e as transformações linguísticas ao longo dos séculos. A consciência dessa complexidade histórica contribui para uma apreciação mais profunda da riqueza do inglês e motiva os estudantes a aprimorar suas habilidades de pronúncia, conectando-se assim com as raízes intrincadas da língua.

Advertisement

Mass, afinal de contas, existem letras silenciosas em português?

Diferentemente do inglês, o português geralmente não possui letras silenciosas de maneira sistemática e tão marcante. No entanto, há algumas exceções e particularidades que podem ser consideradas equivalentes em certos contextos. Vejamos alguns deles?

  1. Letras Mudas:
    1. Em algumas palavras, especialmente aquelas de origem estrangeira, pode haver letras mudas. Por exemplo, a letra “h” em palavras como “húmus” ou “honorário” não é pronunciada, e a letra “u” em “quilo” é silenciosa.
  2. Vogais Átonas em Final de Palavra:
    1. Em alguns casos, as vogais átonas (não acentuadas) no final de uma palavra podem não ser totalmente pronunciadas. Por exemplo, em “papel”, a última vogal “e” é frequentemente pronunciada de forma sutil ou até mesmo omitida em alguns dialetos.
  3. Encontros Consonantais Específicos:
    1. Alguns encontros consonantais podem levar à supressão de uma das letras na pronúncia, como o “s” em “escrever”, que muitas vezes é pronunciado como “escrever” com apenas um “e”.
  4. Dialeto e Variações Regionais:
    1. Variações regionais e dialetos podem influenciar a pronúncia de certas palavras. Em algumas regiões, é possível que letras se tornem menos audíveis ou sejam omitidas em certos contextos.

Embora o português tenha suas próprias complexidades fonéticas, a presença de letras totalmente silenciosas, como é comum em inglês, não é uma característica proeminente no português padrão.

Então, é isso. Esperamos que essa rápida explicação sobre letras silenciosas em inglês (silent  letters) lhe tenha ajudado de alguma forma. Confira as dicas de nossos professores de inglês no YouTube. Nos vemos por lá?

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy