Qual a Diferença Entre Presente Perfeito e Presente Simples? Você sabe qual é a diferença entre simple present e present perfect? Sabe mesmo? Essa é uma das dúvidas mais recorrentes de estudantes de inglês e, pensando nisso, resolvemos tecer algumas palavras sobre esse assunto.
Além do blog Inglês no Teclado – página repleta de artigos e textos de inglês – você também conta com as nossas aulas de inglês via Youtube. Isso mesmo, são aulas de inglês para todos os níveis. Há milhares de pessoas de todos os cantos do mundo seguindo a gente por lá. Essa é uma forma de você continuar aprendendo inglês online constantemente. Como sempre dizemos aqui no blog, escolas de inglês e cursos de inglês são importantes, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecer].
Diferença Entre Presente Perfeito e Presente Simples: construções das frases
Em termos de construção gramatical, o presente simples na sua forma afirmativa pode ser estabelecido com o verbo to be nos seus formatos (am, is ou are) ou com a forma base de um verbo qualquer, ou ainda a sua forma base modificada. O que define o formato do verbo que você irá usar é o pronome pessoal da frase ou o nome que poderá ser substituído por um dos pronomes (I, He, She, It, You, They, We, You). A regra completa sobre o verbo to be você consegue conferir [clicando aqui].
Mas como eu ia dizendo, tudo irá depender do que exatamente você quer dizer.
Ex: Mary is beautiful (verbo to be: is)
[Maria é bonita]
Ex: I usually go to school at 8 am (forma base do verbo: go)
[eu geralmente vou para a escola às 8]
Ex: She speaks English very well (forma base modificada do verbo: speaks)
[ela fala inglês muito bem]
No caso do presente simples na sua forma negativa, incluímos a palavra not logo após o verbo to be. Já para os outros verbos, usamos os verbos auxiliares do ou does, também associados a palavra not. Você pode conferir uma explicação completa sobre o uso de do e does [nesse vídeo, clique].
Ex: He is not tall = he isn’t tall
[ele não é alto]
Ex: I do not like chocolate = I don’t like chocolate
[não gosto de chocolate]
Ex: She does not speak English = she doesn’t speak English.
[ela não fala inglês]
Em se tratando de perguntas do presente simples, para frases compostas pelo verbo to be, o posicionamos logo no começo da pergunta e em se tratando dos outros verbos, posicionamos o verbo auxiliar correspondente também no começo da frase.
Ex: Are you tired? (construção: are no começo da pergunta)
[você está cansado?]
Ex: Is Jack american? (construção: is no começo da pergunta)
[o Jack é americano?]
Ex: Do you speak English? (construção: do no começo da pergunta)
[você fala inglês?]
Ex: Does Maria enjoy swimming? (construção: does no começo da pergunta)
[a Maria gosta de nadar?]
O tempo verbal presente perfeito, por sua vez, exige o uso de have ou has como verbo auxiliar, tanto em frases na afirmativa como em frases na negativa. Assim, fazemos o uso de have not = haven’t e has not = hasn’t para frases na negativa. Saiba que have e has (aqui) não possuem o sentido de ter ou possuir, mas sentidos neutros, como se fossem outras palavras com função meramente estrutural.
Outra diferença entre presente perfeito e presente simples é que no caso do perfeito usamos uma conjugação única e especial para os verbos da nossa frase chamada past participle. Você necessita decorar um número razoável de past participles dos verbos para ter um bom desempenho na língua inglesa.Para entender mais sobre os past participles [leia esse artigo super completo, clique].
Logo, a construção fica have ou has + past participle. O uso de have ou has também está ligado ao pronome pessoal da frase ou sujeito o qual poderá ser substituído pelo pronome pessoal à ser adotado.
Ex: I have never been to Bahia (construção: have been)
[nunca fui na Bahia]
Ex: I’ve been in class for 27 minutes. (construção: have been)
[estou na sala há 27 minutos]
Ex: I’ve been in class since nine o’clock this morning .(construção: have been)
[estou na sala de aula desde as nove da manhã]
Ex: I haven’t seen here since then. (construção: have seen)
[não a vejo desde então]
Ex: It’s been a hard day’s night. (construção: have seen)
[têm sido uma noite difícil]
Ex: What have you done? (construção: have done)
À propósito, se você ainda não domina o uso de contrações em inglês sugiro que veja [esse vídeo, clique].
Observe que, assim como o presente simples, posicionamos o verbo auxiliar no começo da pergunta. Se na pergunta algum pronome interrogativo for necessário como what where, when e outros mais, ele vem antes do verbo auxiliar como no último exemplo. Essa regra também é válida para o presente simples.
Diferença Entre Presente Perfeito e Presente Simples: sentidos das frases
Em termos estruturais a diferença entre presente perfeito e presente simples se resume ao uso do verbo auxiliar com um past participle. Já quanto ao sentido da frase, a diferença entre o present perfet e o simple present não é tão simples assim. As frases do present perfect podem ser traduzidas com um viés de tempo verbal diferente do que estamos acostumados na nossa língua. É que não existe uma equivalência perfeita entre as línguas, não há um paralelismo absoluto.
Exemplo em Português | Tradução para o Inglês | Tempo Verbal em Inglês |
estou nessa cidade desde 1985 | I’ve been in this city since 1985 | Presente Perfeito |
tenho esse livro há quatro anos | I’ve had this book for four years | Presente Perfeito |
a quanto tempo você tem esse carro? | How long have you had this car? | Presente Perfeito |
A forma mais fácil de você aprender a usar o presente perfeito é identificando os usos do presente perfeito, isto é, os contextos em que ele é empregado. É por isso que se você traduz uma frase ao pé da letra do português para o inglês pode cometer diversos erros.
Para dizer que você está em uma cidade desde 1985 você pode pensar em dizer:
Ex: I am in this city since 1985. [incorreto, usamos o presente perfeito e não simples]
Para dizer que você possui um livro há tantos anos em inglês, você pode pensar em dizer:
Ex: I have this book for four years. [incorreto, usamos o presente perfeito e não simples]
Nessa última frase a palavra have é usada com o sentido de ter possuir, não se trata do verbo auxiliar have o qual possui a mesma pronúncia e grafia.
Observe abaixo dois exemplos comparando o uso de have com o sentido de possuir (no presente simples) e have compondo a frase do presente perfeito como verbo auxiliar:
Ex: I have two cars. [presente simples]
[tenho dois carros]
Ex: I have had two cars for four years. [presente perfeito]
[tenho dois carros há quatro anos]
O past participle do verbo have (ter, possuir) é had. A palavra have que apareceu no segundo exemplo é o verbo auxiliar que possui função meramente estrutural.
Então é isso. Para aprender ainda mais sobre a Diferença Entre Presente Perfeito e Presente Simples, confira nossas aulas de inglês no Youtube. Elas certamente vão lhe dar uma base muito boa para alçar voos ainda maiores [clique aqui para conhecer]. Se ainda assim você permanece com alguma dúvida sobre esse assunto, deixe a sua mensagem abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui como artigos e textos novos. Ajuda a gente, é rapidinho! 😉
[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]
[imagem desse texto]