Past Participle: o que é e como usar past participle (completo)

Past Participle: o que é e como usar past participle (completo)  – Você muito provavelmente deve ter lido inúmeros textos com exemplos de como usar past participles em Inglês. Mas você sabe exatamente o que são past participles? Eu poderia despejar uma definição do tipo past participles são estruturas verbais que refletem a conjugação especial para um dado verbo. Mas tenho certeza que isso não faria nenhum sentido para você. Nesse texto vou tentar ser o mais claro possível e explicar de forma minuciosa o que são past participles em Inglês e como você deve usá-los.

Mas vamos por etapas. Se ao final desse artigo você tiver alguma dúvida deixe o seu comentário abaixo. A gente sempre faz questão de responder a cada um dos nossos leitores. Mesmo que esse seja o seu primeiro acesso ao blog Inglês no Teclado, a gente te incentiva a perguntar, não faz sentido ficar com dúvidas sobre como usar past participles.  Ah! Não esquece de curtir a página oficial do blog Inglês no Teclado no Facebook. A gente sempre avisa por lá quando há novidades por aqui.  😉

O que é past participle?

Past participle é o nome dado a uma conjugação especial para verbos. Você pode olhar para um verbo e dizer se a forma que ele se apresenta é o seu past participle. Todo verbo, contanto que não modal ou auxiliar – leia sobre verbos auxiliares [clicando aqui] e descubra sobre verbos modais [clicando aqui] – possui um past participle. Veja a breve tabela abaixo:

Verbo em Inglês na forma infinitivaSignificadoPast Participle desse verbo
To buycomprar bought
To studyestudarstudied
To chooseescolherchosen

Para cada verbo teremos um past participle.  Não há como a partir de um verbo montarmos o seu respectivo past participle. A única forma de saber qual o past participle de um verbo é memorizando o maior número possível.

Como Saber o Past Participle do Verbo?

A maioria das escolas de Inglês tendem a ensinar verbos da língua inglesa como uma tabuada. Não dá errado, no meu caso funcionou, não sei se vai funcionar para você. Veja:

Verbo em Inglês na forma infinitivaSignificadoPassado desse verboPast Participle desse verbo
To chooseescolherchosechosen
To studyestudarstudiedstudied
To drivedirigirdrovedriven

Para memorizar o maior número de verbos possíveis e os seus respectivos formatos seja no passado ou past participle, antigamente se repetia em voz alta:

  • choose – chose – chosen
  • study – studied – studied
  • drive – drove – driven

E assim sucessivamente. Agora repare essa última tabela. Você percebeu que no caso do verbo to study (estudar) o formato no passado do verbo é igual ao formato past participle? É que existe uma classificação na língua inglesa do tipo verbos regulares x verbos irregulares. Para todos verbos que são classificados como regulares (caso do verbo to study) o passado do verbo será igual ao seu past participe. Isso significa que se você memorizar uma lista imensa de verbos regulares já sabe quais são os seus respectivos formatos no passado e past participle, já que, como dito, são iguais. No caso dos verbos irregulares você deve rebolar, pois o past participle não é igual ao formato do verbo no passado (caso de to chose e to drive na tabela cima).

Aqui no Inglês no Teclado disponibilizamos uma lista de past participles para verbos irregulares. Para ter acesso a essa lista de past participles e fazer o download [clique aqui].

Para que serve o past participle?

Como eu disse, se trata de um formato especial para determinadas ocasiões. Mas que ocasiões são essas? O que mais intriga estudantes da língua inglesa é que ao efetuar comparações entre o Inglês e Português não conseguem de jeito nenhum encaixar as suas ideias e permanecem patinando sem sair do lugar.

Use Past Participles com o Presente Perfeito

Vamos pensar o seguinte, qual a diferença das frases abaixo em se tratando do verbo perder?

  • Eu perdi as chaves;
  • Eu perdi as chaves na escola

Simplesmente o verbo perder assumiu o formato ‘perdi’. Também poderíamos dizer algo como: as chaves foram perdidas. Mas vamos nos ater ao formato ‘perdi’. Para todos os exemplos diríamos que o verbo perder está no passado. Óbvio, pois estamos nos referindo a algo que já ocorreu.

Na língua inglesa, não é assim que funciona. É que apesar de na língua inglesa também nos referirmos ao passado, temos a opção de embutir uma ideia adicional ao relato de que algo ocorreu. Vamos agora analisar o verbo to lose em Inglês (perder) que é classificado como irregular.  Vamos supor que você e um amigo estacionaram o carro em um local e ao voltar para o carro percebem que perderam as chaves. Você deixa um recado para o guarda do estacionamento público:

Dear parking official,

We have lost our key. We are trying to find it! Otherwise, we have to go and get another one out of town. Please take pity on us!

Em uma tradução direta temos a seguinte mensagem deixada por você e seu amigo:

Prezado guarda do estacionamento:

Nós perdemos a chave. Estamos tentando encontrá-la! Do contrário, iremos arranjar outra fora da cidade. Por favor tenha piedade de nós!

o que é past participle
Como Usar Past Participle em Inglês: use past participles corretamente com o Inglês no Teclado.

Você optou por usar a construção have lost em vez de simplesmente empregar o verbo to lose no passado (lost). Isso poque uma das funcionalidades do past participle é ser usado no tempo verbal presente perfeito e uma das possibilidades ao usar esse tempo verbal é indicar que algo ocorreu a pouco tempo, isto é, ocorreu no passado (ainda que muito breve) e de alguma forma esse evento ainda está ligado ao presente por gerar consequências no momento atual. Você perdeu as chaves (passado) e não pode entrar no carro (presente). No vídeo abaixo damos uma explicação mais do que completa sobre como usar past participle no tempo verbal presente perfeito. Dá play!

Use Past Participles na voz passiva

Outra ocasião na qual podemos usar past participles é a voz passiva. A voz passiva com past participles costuma dar um nó na cabeça de estudantes da língua inglesa, já que ela não é tão usada no português. Você pode dizer eu quebrei o carro ou o carro foi quebrado. Na primeira frase o foco está em quem executou a ação. Já no segunda, transferimos toda a atenção para a ação (o que exatamente ocorreu). O problema reside no fato de que nem sempre as frases ficam tão claras assim.

Ex: I broke the car = eu quebrei o carro

Ex: The car was broken = o carro foi quebrado

Veja a tabela abaixo:

Verbo em Inglês na forma infinitivaSignificadoPassado desse verboPast Participle desse verbo
To breakquebrarbrokebroken
To thinkpensarthoughtthought
To paypagarpaidpaid

Você poderia pensar que os verbos to think e to pay são regulares, pois os formatos no passado possuem o mesmo formato que o past participle. Mas não são. Uma característica de um verbo regular é que se compararmos o formato dele na forma infintiva (to study) vamos notar que a forma no passado não mudou tanto (studied). Agora analise novamente o verbo to think e seus respectivos formatos. Viu que mudaram bastante? Se você estiver questionando então porque o verbo to pay (pagar) não mudou tanto virando apenas paid e ainda assim é classificado como irregular, saiba que essa é uma exceção, por isso foi mencionado nesse texto.

De qualquer forma, a voz passiva na língua inglesa é geralmente combinada com verbos que indicam que alguém ou algo sofreu uma ação (seja ela positiva ou negativa):

  • get + past participle
  • be + past participle
  • have + past participle

Alguns exemplos:

Ex: Jack got paid.

Ex: Maria got sick.

No primeiro exemplo quem foi pago? Jack! Eu poderia muito bem dizer Bob paid Jack (Bob pagou Jack), mas preferi focar no fato de que Jack sofreu uma ação positiva (foi pago = recebeu dinheiro por algo). No segundo exemplo a intenção é simplesmente focar no fato de que Maria ficou doente.

Exemplos que exigem um pouco mais de técnica e compreensão afiadas são:

Ex: It is said to be freely acessible online.

Ex: The fire at a primary school is thought to be an arson attack.

Sugerimos que você leia os textos abaixo em que falamos mais sobe o assunto:

Use Past Participles no Passado Perfeito

O Passado Perfeito (tempo verbal que pede o uso de past participles) já foi explicado diversas vezes aqui no Inglês no Teclado, então não é necessário tecermos maiores explicações sobre o assunto. Caso você não tenha acompanhado nenhuma das explicações prévias, recomendamos que você veja o vídeo abaixo (um dos nossos mais assistidos no Youtube).

Bom. Acho que as explicações acima sobre como usar past participles devem ter sido suficientes para que você compreenda um pouco mais sobre o assunto. Se ainda assim você possui alguma dúvida, gostaria de esclarecer alguma coisa, deixe o seu comentário abaixo! A gente sempre faz questão de responder todos os nossos leitores! Ah! Só mais uma coisa, se assim como a gente você também acredita que aprender Inglês gratuitamente e via internet é um direito de todos, curta a nossa página oficial no Facebook! Estamos no ar desde 2009 trazendo conteúdo de alta qualidade para todos internautas! Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

Curtir página do Facebook

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta