COMO ESTUDAR INGLÊS SOZINHO

Já perdi a conta de quantas pessoas me perguntaram sobre como ESTUDAR INGLÊS SOZINHO. O tal do DIY ou do it yourself. Quantas dicas sobre como estudar inglês sozinho você já leu? Aprender Inglês sozinho é uma prática que pode gerar resultados ridículos bem como campeões. Isso vai depender muito das coordenadas e da forma que você toca essa empreitada. Pensando nisso resolvi escrever esse texto para você que anda aprendendo Inglês quase que parando. Devo procura por escolas de Inglês ou não?

Se você gosta de aprender inglês online, o blog Inglês no Teclado é o melhor lugar para fazer isso. Confira abaixo as dicas de como estudar inglês sozinho e não esquece de compartilhar esse texto nas redes sociais! É muito importante que pessoas tenham acesso a esse tipo de informação!

Estudar Inglês Sozinho: Aprender Inglês Online ajuda?

Uma das primeiras coisas que costumo ouvir de quem quer aprender Inglês ou anda aprendendo Inglês sem muitos resultados é: aprender Inglês online ajuda? É que a maioria das escolas de inglês tradicionais justificam que aprender Inglês online não gera muitos resultados devido a ausência do contato que há entre pessoas, diferentemente de uma escola de inglês física.

estudar inglês sozinho

Vou te contar um segredo e essa é a primeira vez que estou falando sobre isso: estamos preparando um artigo completo avaliando cada escola de inglês online no Brasil. Esse será um super texto em que falaremos sobre o desempenho de todas elas. Se você quiser ser avisado quando esse novo artigo estiver disponível, curta a nossa página oficial no Facebook. A gente vai avisar por lá quando esse texto estiver disponível.

De qualquer forma, aprender inglês online nunca foi um crime e nunca será contanto que você não se limite a apenas esse tipo de expediente. O que quero dizer com isso é que a melhor forma de aprender Inglês sozinho é e sempre será estabelecer um aprendizado que ocorre de maneira difusa e continuada.  Além da escola de inglês online que o estudante escolher, se ele se comprometer a se expor a inúmeros tipos de fontes, maiores serão as chances de  aprender inglês sozinho de verdade.

Repetindo: para aprender inglês sozinho você deve inseri-lo na sua vida pra valer. Inclusive já falei sobre esse assunto aqui no blog Inglês no Teclado e você deve ler os outros textos em que explico como isso efetivamente deve ocorrer.

É possível aprender Inglês sozinho?

Sim, é possível aprender inglês sozinho, sem mesmo o uso de aulas de inglês online. O que ocorre, entretanto, é que no caso da escola de inglês online há um elemento disciplinador no sentido de praticamente lhe forçar à comparecer às aulas de inglês. Isso porque, como na academia, se você paga, você se sente obrigado a comparecer. Do contrário estará jogado dinheiro fora. Ainda assim reconheço que é possível estar matriculado em uma escola de inglês e não ver resultados consistentes. Isso porque não adianta apostar todas as suas fichas na escola de inglês porque aprender inglês não é como matemática que você aprende uma coisa aqui e outra ali através de meros exercícios que irão lhe manter afiado. No caso da língua inglesa a exposição exaustiva ao idioma é, como eu disse acima, o melhor método.

Inclusive já falei aqui no Inglês no Teclado sobre coisas loucas que escolas de Inglês ensinam e que considero totalmente sem noção. Leia esse texto: 4 Coisas Toscas que Escolas de Inglês Ensinam.

Para aprender inglês sozinho preciso sair do pais?

Sair do país como parte de um intercâmbio é sempre uma experiência interessante. Veja a minha experiência em 2007 quando fiz um intercâmbio para os Estados Unidos [clicando aqui]. Nesse texto falo sobre os maiores erros dos estudantes da língua inglesa ao optarem pelo intercâmbio.

estudar inglês sozinho

Quanto a dúvida se devemos sair ou não para aprender inglês definitivamente, eu considero que se você quer aprender inglês sozinho, não é preciso sair do país. Agora se você deseja atingir um nível de proficiência em Inglês inquestionável, não basta apenas sair do país e se expor á língua inglesa, é preciso estar ciente do que chamo de esquisitices da língua inglesa. Toda língua possui as suas esquisitices. Por exemplo, já percebeu como na língua portuguesa a gente tem a mania de responder “é” com o sentido de sim?

Ex: Pedro: você vai levar a Maria na escola primeiro? João: é.

Vai explicar isso para um estrangeiro. “É” no caso acima não tem nada ver com o “é” da frase “ela é brasileira”. Ou tem?

Como qualquer língua, você deve estar atento a essas esquisitices para captar com mais facilidade e precisão aspectos que irão te ajudar a estudar inglês sozinho, ou seja, aprender inglês por conta própria. Para ilustrar melhor o que estou dizendo, veja um dos nossos textos mais acessados que foi inclusive recomendado pelo Denilso de Lima, um dos blogueiros brasileiros mais influentes no quesito ensino da língua inglesa. Leia o texto: Porque você deve usar Gap Fillers para Falar Inglês [clique aqui para ler]. Também sugerimos que você leia o artigo Sotaque Americano: aspectos que vale a pena ficar ligado [clique aqui para ler]. Ambos esses artigos ilustram bem os cuidados que se deve ter ao estudar Inglês sozinho.

Como faço para estudar Inglês Sozinho?

É importante que mesmo que você não se comprometa com uma escola de inglês ou curso de inglês online, tu defina metas no sentido de que “no mês que vem devo estar craque em tal assunto”. Mas não apenas isso. É importante que você comece do começo com os estudos iniciais do tempos verbais em Inglês e dos verbos auxiliares. Aqui no blog Inglês no Teclado você encontra diversos textos em que falamos sobre esses assuntos de maneira superficial e inclusive aprofundada. Contanto que você não tente alçar vôos maiores antes mesmo de dominar o básico, as chances de se ter sucesso nessa empreitada aumentam.

Sugiro que, além do estudo ortodoxo essencial para você dominar estruturas gramaticais que lhe darão suporte ao resto do aprendizado – podendo estudar inglês sozinho através dos nossos textos de gramática – recomendo que você fique ligado nos blogs de inglês mais famosos mantidos por brasileiros. O nosso blog de Inglês está no ar desde 2009 trazendo conteúdo de alta qualidade, mas também existem outros blogs de Inglês que você deve ficar ligado se quer realmente estudar inglês sozinho.

como estudar inglês sozinho

Por isso, no artigo 5 Blogs de Inglês para Você Salvar nos Favoritos [clique aqui para conferir] damos dicas extremamente valiosas de sites para quem quer estudar inglês sozinho. Essa é uma tática para se expor muito ao Inglês por meio de fontes diversas.

Também recomendamos que você se inscreva no canal do Inglês no Teclado no Youtube [clique aqui para conhecer]! Lá você tem acesso a diversos vídeos e não perde a chances de descobrir mais esquisitices da língua inglesa, justamente como explicamos no vídeo abaixo o qual chamamos de “Falar Inglês como um Americano”, dá play!

Resumo de como estudar inglês sozinho

Nesse texto vimos alguns pontos importantes para quem quer estudar inglês sozinho. O primeiro deles diz respeito a aprender Inglês online. Você deve optar se prefere adotar o estudo em escolas de Inglês no Brasil tradicionais com aulas em grupo ou a modalidade online. Se não gosta de aulas em escolas e quer literalmente estudar inglês sozinho, deve dar a devida importância a estruturas básicas da língua inglesa que irão pavimentar o seu caminho do aprendizado.  Além disso, deverá devotar parte do seu tempo a aprendizado das chamadas “esquisitices da língua inglesa” por meio de acesos aos blogs de Inglês mais conhecidos no Brasil.

Se esse texto lhe foi útil de alguma forma, curta a página oficial do Inglês no Teclado. Sempre avisar por lá quando há novidades aqui , além de essa ser uma chance de você ficar sabendo de todas as nossas novas publicação.

Se como a gente, você também acredita que aprender inglês online é um direito de todos, curta a nossa página oficial no Facebook. Ajuda a gente, é rapidinho!

Curtir página do Facebook

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta