Dicas para Falar Inglês Fluente (insira na sua fala agora)

Aqui no Ingl√™s no Teclado o nosso objetivo √© dar dicas de como aprender Ingl√™s de um modo geral. Falamos sobre gram√°tica, collocations, express√Ķes idiom√°ticas, phrasal verbs, mas somos verdadeiramente apaixonados por o que chamamos de esquisitices do ingl√™s. ¬†Sem essas DICAS PARA FALAR INGL√äS FLUENTE, voc√™ nunca chegar√° a almejada¬†profici√™ncia em Ingl√™s. Voc√™ pode procurar pelas melhores escolas de ingl√™s, pesquisar por cursos de ingl√™s online, ter aula com professores nativos da l√≠ngua inglesa, mas se n√£o ter ci√™ncia de algumas coisas que fazem realmente diferen√ßa ao falar Ingl√™s, nunca sair√° do¬†intermediate plateau.

Não há nada mais frustrante do que patinar eternamente sem conseguir sair do lugar. Quando eu  tinha 14 anos e estudava em uma escola de Inglês já no Brasil [clique aqui para saber a minha história completa], e algo chamava a atenção da minha professora. Era a minha capacidade de memorizar diversas palavras em Inglês. Os meses se passavam, os anos se passavam e aquele vocabulário estava simplesmente estocado no meu cérebro, grudado, anexado, arquivado.  Eu sempre achei ser extremamente importante aprender inglês também por meio da memorização de palavras. De que adiantaria eu saber as estruturas necessárias para montar frases em Inglês se eu não sabia como dizer certas coisas em Inglês? Foi assim que construí o meu vocabulário de dezenas de milhares de palavras em Inglês [leia clicando aqui como eu consigo fazer isso até hoje].

Mas a forma que achei para me tornar fluente Inglês não se resume a apenas memorizar palavras, até porque se não sei como me expressar usando essas ferramentas, de nada adianta eu criar um estoque de vocabulário. Confira abaixo as minhas dicas de Inglês para falar inglês fluente.

Dicas para Falar Inglês Fluente

Se você está sempre aprendendo Inglês, parabéns! Acredito que o que realmente faz alguém ser fluente em Inglês é A forma como a qual a pessoa consegue usar as palavras de maneira difusa e totalmente natural.

√Č que de nada adianta voc√™ querer usar frases prontas de maneira totalmente posti√ßa se n√£o sabe improvisar ao falar ingl√™s. Ocorre que para improvisar em Ingl√™s voc√™ precisa ter ci√™ncia de pequenas t√©cnicas e macetes de fala que podem lhe ajudar de sobremaneira. Se ao final desse texto voc√™ curtir a explica√ß√£o e achar que esse artigo lhe foi √ļtil de alguma forma, n√£o esquece de compartilhar ele com os seus amigos. √Č muito importante divulgar esse tipo de informa√ß√£o!

#1 РDica  Para falar Inglês Fluente: Use Gap Fillers

Se você ainda não sabe o que são Gap Fillers não sabe o que está perdendo. Gap Fillers são ferramentas essenciais para destravar a sua fala em Inglês independentemente do seu nível de Inglês. Você deve usá-los como truque da fala para ganhar tempo ao tentar lembrar de alguma palavra ou estrutura. São palavras ou grupo de palavras em Inglês que não agregam muito sentido ou geram efeitos na nossa fala, mas que impedem que haja uma lacuna em forma de silêncio em nosso discurso. Alguns dos gap filler mais conhecidos em Inglês são:

  • You know
  • Like
  • Well
  • I mean

Imagine o seguinte. Você está falando algo em Inglês e alguém o escuta. Só que você precisa de tempo para pensar em certas coisas que irá dizer, você nem sempre está 100% determinado acerca do que irá discursar e por isso precisa de algum tempo-  ainda que milésimos de segundos Рpara colocar na ponta da língua aquela frase que está na sua mente. Veja alguns exemplos de gap fillers (em negrito).

DICA R√ĀPIDA  Como Dizer Perder A No√ß√£o Da Realidade Em Ingl√™s?

Ex: Well, I’ll talk to you later.

Ex: You know, it’s not easy to end a 5-year-relationship.

Ex: Like, I told she’d come but they wouldn’t¬†listen to me.

Tudo bem que enquanto falamos algumas coisas já pensamos em outras simultaneamente para que a nossa fala não cesse, mas nem sempre isso é possível.  Assim,  o truque aqui é embutir algo na fala para aniquilar o silêncio que se teria caso você tivesse que parar de falar em função do seu raciocínio que não consegue projetar a fala em decorrência de alguma incerteza ou desconhecimento do que será dito na sequência.

Há muito controvérsia em torno desse assunto já que para alguns linguistas a inserção de gap fillers implica em fragmentação da fala que pode dar uma característica informal excessiva.

Inclusive já falamos de maneira aprofundada sobre Gap Fillers aqui no Inglês no Teclado. Sugiro que você acesse o artigo: Porque Você Deve Usar Gap Fillers [clique aqui para ver como isso funciona].

#2 РFalar Inglês Fluente: Use Verbal Fillers

Agora que j√° falei sobre os gap fillers devo tamb√©m falar sobre os verbal¬†fillers. Uma outra estrat√©gia muito √ļtil para articularmos as nossas ideias quando estamos incertos do que dizer, isto √©, a escolha do que dizer est√° em descompasso √† nossa fala, s√£o os verbal fillers. Nesse caso usamos sons para, assim como os gaps fillers, indicar que estamos pensando no que dizer.

Aqui no Inglês no Teclado você encontra um texto completo explicando o que são verbal fillers e a diferença entre eles e gap fillers. Veja um exemplo abaixo em que é feito o uso de verbal filler (em negrito). Dá play!

Ex: We’ll get into São Paulo and make for the, ah, center of town.

[vamos chegar em são e seguir em direção ao centro]

 #3 РComo Falar Inglês Fluente: Use o Ritmo da Língua Inglesa

√Č engra√ßado quando dizemos usar o ritmo do ingl√™s at√© porque isso nos faz pensar em¬†m√ļsica , n√£o √© verdade? Mas algo que eu sempre destaquei aqui no Ingl√™s no Teclado √© o fato de que quando¬†aprendemos uma outra l√≠ngua diferente da nossa, naturalmente embutimos o seu canto caracter√≠stico em forma de ritmo na nova l√≠ngua que um dia desejamos ser fluentes.

Falar Inglês Fluente

Cada l√≠ngua possui o seu ritmo e um ponto crucial √© voc√™ saber discernir o ritmo de cada uma delas. No Uol, o professor Denilso de lima em conjunto com outros professores falou sobre a quest√£o do sotaque. Realmente o sotaque n√£o tem enorme peso, mas o ritmo do ingl√™s na minha opini√£o √© essencial. √Č poss√≠vel identific√°-lo e adot√°-lo na sua fala, seja voc√™ brasileiro, portugu√™s, angolano, japon√™s, alem√£o, franc√™s, enfim, n√£o importa a nacionalidade.

Inclusive há um texto com áudio muito interessante aqui no blog em que apontamos aspectos interessantes do sotaque americano  que, apesar de ser outra coisa diferente do ritmo,  está também relacionada a esse tópico. Vale muito a pena ouvir e aprender [clique aqui para ter acesso].

A questão toda é que não se trata de xenofobismo ou anular a cultura linguística do Português em favorecimento do Inglês, mas se você quer realmente soar claro e se tornar fluente em Inglês, deve aprender o ritmo do Inglês.

No vídeo abaixo (muito bem feito, por sinal) é possível conferir uma instrutora falando sobre os ritmo da língua inglesa. Vale a pena conferir.

#4 РUse os sons do Inglês

Essa √© uma dica fundamental a qual quem est√° aprendendo Ingl√™s deve ficar super atento. No texto Dicas de Pron√ļncia em Ingl√™s: Evite Esses Pequenos Crimes [clique aqui para ler] sob a √≥tica dos sons da l√≠ngua inglesa, descrevemos alguns exemplo de erros frequentemente cometidos por brasileiros em fun√ß√£o do desconhecimentos dos sons do Ingl√™s¬†e da tend√™ncia que muitos possuem de misturar os sons que encontram no portugu√™s com o Ingl√™s. Funciona assim, voc√™ pega emprestado o som presente em uma palavra da nossa l√≠ngua e aplica esse mesmo som ao pronunciar uma palavra em Ingl√™s. Por exemplo, como voc√™ pronunciaria a palavra dollar em Ingl√™s? Como no primeiro exemplo ou como no segundo exemplo?

DICA R√ĀPIDA  Chunks em Ingl√™s: o que s√£o chunks of language?

Ex: I have ten dollars.

Ex:  I have fifteen dollars.

Acredito que a maioria dos estudantes tende a pronunciar como no primeiro exemplo, j√° que para eles √© inconceb√≠vel o fato da letra ‘o’ tender ao som de ‘a’ (como no segundo exemplo). Repare novamente o que quero dizer com isso, como ¬†voc√™ pronunciaria a palavra poverty (pobreza) em Ingl√™s?

Ex: They are trying  to help with the issue of poverty.

[eles est√£o tentando ajudar com a quest√£o da pobreza]

Ex: This isn’t¬†going to reduce poverty.

[isso n√£o vai reduzir a pobreza]

Voc√™ sabia que um dos sons da letra ‘a’ (da l√≠ngua inglesa) est√° presente em¬†todas as palavras elencadas abaixo?

  • Car
  • Mom
  • Hot

√Č interessante manter uma pronuncia adequada das palavras em qualquer l√≠ngua. Isso evita com que sejamos mal entendidos (owner x honour | live x leave | put x pot ), al√©m de captar palavras novas mais facilmente em fun√ß√£o do dom√≠nio que temos com os sons do Ingl√™s. N√£o √© preciso dizer como a fala est√° intimamente ligada a quest√£o da escuta, n√£o √© mesmo? Falar Ingl√™s fluente envolve aperfei√ßoar esses aspectos.

#5 – Diferencie a gram√°tica normativa da fala oral

Um ponto importante que costuma passar despercebido por muitos estudantes do inglês é sobre o que eles costumam aprender no dia-a-dia em termos estritamente formais, totalmente diferente do que se ouve nas ruas. Por exemplo, a gente costuma aprender que na língua inglesa é necessário fazer uso de verbos auxiliares para identificar o tempo verbal em questão. Isso porque para fazer perguntas como:

  • voc√™ compra cachorro quente todo dia?
  • voc√™ comprou cachorro-quente?
  • voc√™ comprar√° cachorro-quente?

 

falar inglês fluente

 

Para perguntas, aprendermos que é necessário fazer uso dos verbos auxiliares correspondentes. O que ocorre, entretanto, é que, em se tratando da fala, muitos nativos da língua inglesa, por uma questão de informalidade e praticidade, tendem a não usar verbos auxiliares em perguntas Рnegligenciam o seu uso.

Observe a tabela abaixo :

O que aprendemos O que podemos ouvir O que significa Qual est√° correto?
Do you like chocolate? You like chocolate? Você gosta de chocolate? Depende
Did you buy it? You bought it? Comprou? Depende
Are you coming with us? You coming with us? Você vem conosco? Depende

Compare os seguintes √°udios abaixo:

  • Do you like chocolate? / You Like chocolate?
  • Did you buy it? / You bought it?
  • Are you coming with us? / You coming with us?

Essa questão da negligência de verbos auxiliares é muito comum na língua inglesa. Repare que em se tratando de perguntas envolvendo o simple past, simplesmente convertemos o verbo principal (to buy) para a sua forma no passado indo totalmente na contramão do que somos tradicionalmente ensinados a fazer para formar perguntas com o tempo verbal em questão (did you buy it?). Na pergunta are you coming with us? estamos fazendo uso do verbo to be em sua forma interrogativa.   O verbo to be no formato are fez papel de verbo auxiliar (está logo no começo da pergunta).

DICA R√ĀPIDA  WOULD - n√≠vel b√°sico, como usar, explica√ß√£o e exemplos

Um artigo em que falamos mais sobre esse assunto é o post: Omissão de Verbos Auxiliares e Afins. Vale muito a pena conferir!

#6 – Aprenda sobre Connected Speech e Reductions

Connected Speech é um dos temas mais importantes do Inglês. Quem quer aprender inglês deve ficar super atento a esse tema.

Essa foma de se expressar nada mais é do que a tendência que temos de unir duas ou mais palavras em Inglês ao pronunciá-las em favor da praticidade, facilidade e naturalidade.

A fala concatenada √© uma das principais raz√Ķes de estudantes nunca atingirem a flu√™ncia em Ingl√™s propriamente dita. Passam anos estudando e por algum motivo sentem enorme dificuldade em entender nativos da l√≠ngua inglesa.

Dicas para Falar Inglês Fluente blog Inglês no Teclado

No v√≠deo abaixo explicamos √† mi√ļde porque para falar ingl√™s fluente voc√™ deve aprender a usar¬†connected speech em Ingl√™s. D√° play!

Redu√ß√Ķes (reductions) tamb√©m s√£o muito comuns e causam espanto inclusive em estudantes gra√ļdos que nunca aprenderam a us√°-las. Assim como a connected speech, redu√ß√Ķes √© uma maneira de fundir palavras em Ingl√™s de forma a mudar o som que habitualmente se tenderia a ouvir. √Č como se ¬†simplesmente voc√™ n√£o se importasse com a pron√ļncia diferenciada de cada palavra. Alguns exemplos muito comuns em Ingl√™s s√£o:

Como aprendemos na escola:

Ex: What’s your name?

Ex: What are you doing?

Ex: What do you want?

Como alguns nativos do inglês dizem:

Ex: Whatcha ya name?  (como soa)

Ex: Whatcha doin?  (como soa)

Ex: Whaddayawant? (como soa)

Você tem alguma ideia de como ficaria a frase abaixo aplicando a redução?

Ex:  Some of my friends are coming.

#7 РPara falar Inglês fluente aprenda muitas collocations

Collocations são peças-chave para quem quer falar inglês fluente. Não vamos explicar novamente o que são collocations, mas você deve estar atento pois elas existem e aos montes. Sem elas, você não é ninguém, simples assim, mesmo aprendendo Inglês online, comprando curso de inglês, lendo revistas, vendo filmes, vídeos, pouco importa. Inclua esse grupo na sua meta para falar inglês fluente.

como falar inglês fluente

Nos artigos abaixo voc√™ consegue ter uma ideia do que estamos falando e porque voc√™ deve aprender o maior n√ļmero de collocations poss√≠vel. Se voc√™ quer falar ingl√™s fluente deve abra√ßa-las de vez. Leia:

Resumo das dicas para falar inglês fluente

Nesse texto lhe indicamos alguns caminhos √† serem perseguidos para falar Ingl√™s fluente. Mais precisamente demos dicas de aspectos que muitas vezes passam batidos por estudas da l√≠ngua inglesa. Para voc√™ que j√° est√° aprendendo ingl√™s ou vai come√ßar a aprender ingl√™s √© muito importante que voc√™ fique atento a esses pontos independentemente do seu n√≠vel de ingl√™s. Como eu disse, voc√™ pode procurar pelas melhores escolas de Ingl√™s, se matricular em um curso de ingl√™s online, se dedicar imensamente, mas se n√£o est√° com os olhos bem abertos para essas quest√Ķes, as chandes de voc√™ minar o seu desempenho s√£o imensas.

O Ingl√™s no Teclado √© um dos blogs de ingl√™s mais visitados no Brasil e est√° no ar desde 2009 disponibilizando conte√ļdo de alta qualidade para quem quer falar ingl√™s fluente ou simplesmente esclarecer alguma d√ļvida. ¬†Para ficar por dentro das nossas dicas de ingl√™s e n√£o perder mais nenhum dos nossos artigos, curta a nossa p√°gina oficial no Facebook. Sempre avisamos por l√° quando h√° novidade por aqui. Ajuda a gente, √© rapidinho!¬† ūüėČ

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