Exercícios de Speaking Exercícios de Speaking Em Inglês são essenciais para quem quer muito praticar a fala em inglês e, por via de consequência, melhorar a habilidade listening também. De nada adianta aprendermos um milhão de regras em inglês se não conseguimos nos comunicar com fluidez, clareza e em compasso com o que falantes de inglês propõe. Tudo deve estar na mais perfeita sintonia.

Pensando nisso, decidi disponibilizar um exercício de speaking para quem procura treinar e lapidar a sua fala de verdade.

De qualquer forma, antes de conferirmos os exercícios de speaking em inglês, eu gostaria de te dizer que caso você queira conferir mais dicas de inglês além dessas, pode conhecer o nosso canal de inglês no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas acompanhando as nossas aulas de inglês por lá. Tem gente do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e muito mais. Como sempre dizemos por aqui, escola de inglês e curso de inglês são importantes, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecê-lo]. Você com certeza não vai se arrepender!

Exercícios de Speaking Em Inglês

Abaixo listamos alguns exercícios que com certeza vão lhe ajudar a falar um inglês mais natural a ponto de lhe auxiliar a se comunicar de uma maneira mais fluida. Se ao final dos exercícios de speaking você tiver alguma dúvida, deixe a sua mensagem abaixo. A gente faz questão de ajudar os nossos leitores. Uma última dica antes de você começar: preze pela repetição. Repita quantas vezes for necessário e salve essas dicas nos seus favoritos para justamente treinar quando for preciso. Ao final do artigo vou disponibilizar os links para você fazer download e praticar em casa, no metrô, no banho – a melhor hora para você. Good luck! 

Exercício de Speaking #1

Em inglês é muito comum o uso de reduções vocálicas [já explicado nesse aula, clique] como forma de agilizar a fala ou simplesmente torná-la mais eficiente. Não raro um estudante principiante de inglês enfrenta dificuldades por não estar habituado a esse expediente fonético. Um exemplo prático é a pergunta what are you going to do? que soa como “whatcha gonna do?”. Escute no áudio abaixo:

Advertisement

Embora em Português esse fenômeno também ocorra, raramente paramos para pensar nisso. É o caso da frase “tenho um blog de inglês” que soa como “tenhum blogdinglês”. Confira abaixo exemplo na nossa língua:

Para os próximos exemplos empregue a redução vocálica nas frases tomando por base o que você acabou de aprender. Antes de conferir as respostas nos áudios tente decifrar como ficaria cada frase adotando as reductions.

a) What do you say?

Solução: a sequência de palavras what do you soa como se fosse uma única palavra. Então, como você pode checar no áudio abaixo, fica assim: whatda say? 

b) What do you mean?

Solução: a sequência de palavras what do you soa como se fosse uma única palavra. Então, como você pode checar no áudio abaixo, fica assim: whatda mean?

c) Did you eat?

Solução: a combinação did e you quando formando perguntas soa como ‘didja’ em que o som de uma exerce influência no som da outra. Gera-se uma sensação de que a frase é composta apenas por duas palavras ‘didja’ e ‘eat’. O locutor pergunta: você comeu? Aprenda mais sobre isso [clicando aqui].

d) Do you want to dance?

Solução: a combinação do e you quando formando perguntas soa como ‘doya’ em que o som de uma exerce influência no som da outra. Além disso, foi feito uso da contração informal wanna que substitui want to (como veremos no exercício abaixo).

e) Are you out of your mind?

Solução: um exemplo clássico de redução vocálica em inglês é a combinação das palavras out e of que quando usadas em conjunto simbolizam o verdadeiro inglês falado. Pode-se citar como exemplo a clássica pergunta are you out of your mind? que soa “are you outta ya mind?” e significa você está fora da sua mente? Ou melhor, você está fora de si? Para checar uma explicação completa sobre o uso em conjunto dessas duas palavras [clique aqui].

f) Go get them!

Solução: esse é um detalhe bem interessante do inglês. Como explicado [nesse vídeo, clique], o uso them para dadas combinações implica em uma espécie de apagamento. Isso não acontece apenas com them, pode suceder com him e outros mais. Você pode dizer you tell ‘em em vez de you tell them. Confira no áudio!

Exercício de Speaking #2

As contrações informais em inglês compõem um tópico muito importante para quem quer ficar com o inglês na ponta da língua. Sem elas a fala fica exageradamente formal, distante da forma como nativos da língua inglesa se comunicam e o falante que opta por não adotá-las em conversas do dia-a-dia passa a ser visto como um extraterrestre.

Para os próximos exemplos empregue as contrações informais nas frases tomando por base o que você acabou de aprender e o que se supõe que já saiba. Antes de conferir as respostas nos áudios tente decifrar como ficaria cada frase adotando as contrações.

a) I am going to kill you.

Solução:  não sei se é novidade para você, mas lembre-se que nativos da língua inglesa ao lançar mão de going to, substituem essa estrutura por gonna. A explicação completa sobre essa contração informal do inglês pode ser conferida [aqui]. No final soa assim: I’m gonna kill ya.

b) I have got to go now.

Solução: empregue a contração informal I gotta go now. Como já explicamos [nesse artigo, clique], dominar o uso dessa contração informal é imprescindível para se comunicar melhor em inglês.

c) I want to kiss you.

Solução: como previamente citado no exercício de speaking acima, want to é convertida em wanna – há de fato um distanciamento entre o inglês falando e o inglês escrito.  É por isso que, em vez de dizemos I want to (três palavras) podemos dizer uma versão encurtada que é I wanna (duas palavras) em que wanna substitui want to. Assim, não faz sentido pesquisarmos a respeito da diferença entre wanna e want to, já que o significado é mesmo, o que muda é apenas a versão adotada. A gramática formal de opõe a essa versão encurtada de want to, mas no dia-a-dia, ao menos oralmente, é muito mais comum dizermos I wanna do que I want to.

Exercício de Speaking #3

A gramática normativa (aquela ensinada em sala de aula) se opõe ao inglês falado o qual pede facilitações, simplificações e corte de palavras em excesso, sempre primando pela singeleza sem com isso prejudicar a comunicação clara e direta.  Aqui mesmo na nossa página [leia esse artigo, clique], já falamos da importância de ficar ligado quanto a esse aspecto. O verbo to be é geralmente alvo desse padrão da fala. Se alguém pergunta em inglês You Okey? é o mesmo que perguntar “Are you Okey?”, ou seja, você está bem?. Basta assistir filmes que você constata esse traço particular do inglês falado. É fundamental estar ciente desse modus operandi para que o seu nível de compreensão não seja impactado.

Para os próximos exemplos empregue as contrações informais nas frases tomando por base o que você acabou de aprender e o que se supõe que já saiba. Antes de conferir as respostas nos áudios tente decifrar como ficaria cada frase adotando as contrações.

a) Do you like chocolate?

Solução: em inglês, o uso de verbos auxiliares é importante, mas no inglês formal vira-e-mexe é possível escutar alguém negligenciar o emprego dessas palavras. Assim, para o exemplo em questão temos: you like chocolate?

b) Did you go to Bob’s party?

Solução: O uso do verbo auxiliar did associado a um verbo na forma base é uma regra da gramática da língua inglesa. Embora a gramática normativa imponha esse tipo de formulação para perguntas, não se espante se alguém lhe perguntar: you went to Bob’s party? em que deliberadamente troca-se o verbo na forma base pelo verbo no seu formato passado – indo contra os ditames gramaticas da língua inglesa.

c) Are you sure you don’t wanna go for a walk?

Solução: como explicado no começo desse exercício de speaking, o verbo to be é um dos maiores alvos quando o assunto envolve a omissão de palavras em perguntas. A pergunta é cotidianamente feita da seguinte forma: you sure you don’t wanna go fork a walk? 

Para baixar os áudios, clique nos arquivos abaixo com o botão esquerdo do mouse. Assim que abrir em uma tela preta clique em qualquer local da tela com o botão direito e na sequência clique em “salvar como”.

Gostou dos exercícios de speaking com respostas? Caso você tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores. Para contar com a nossa ajuda e continuar aprendendo inglês online, conheça o nosso canal de inglês no Youtube. No momento milhares de pessoas de todo o mundo acompanham o nosso trabalho por lá. Essa é uma excelente oportunidade para você aprender inglês online e ainda contar com a nossa cooperação para turbinar o seu conhecimento [clique aqui para conhecê-lo]. Você não vai gastar nada com isso e ainda tem a chance de melhorar a sua pronúncia e escuta. São vídeos para todos os níveis: básico, intermediário, avançado e proficiente. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui como dicas, artigos e textos novos. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir Página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

 

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy