EXERCÍCIO AVANÇADO DE PREPOSIÇÕES EM INGLÊS

Olá, leitores. Mais uma vez estamos aqui com exercícios de preposições em inglês. No entanto, esse se trata de um exercício avançado de preposições em inglês. Ou seja, nele focaremos no “uso avançado de preposições”. De nada adianta apenas focarmos no essencial quando o propósito da maioria, creio, é se tornar fluente em inglês algum dia. Se esse é o seu propósito, seja muito bem-vindo (a). Meu nome é Daniel e sou o fundador dessa página – no ar desde 2009. É bem verdade que ela passou por uma reformulação em 2015, com mudança de nome e tudo. Mas, enfim. Já falei sobre isso em um outro texto. Esse artigo visa a dar uma noção aos internautas sobre como preposições podem cair em provas e até mesmo em concursos – derrubando muita gente.

Enfim, vamos treinar? Não esquece de conferir as respostas ao final, combinado? Ah! Só mais uma coisa, por favor, cite a fonte / referência caso você decida utilizar algum dos exercícios em inglês abaixo.

1. Na frase “You can’t go because you are not old enough”, a conjunção poderá ser substituída por:

a) for.

b) to.

c) in.

d) on.

2. Na frase “The boss has no qualms about firing who do not perform well”, a conjunção e o verbo adjacente poderão ser substituídos por:

a) in firing.

b) to fire.

c) in fire.

d) to firing.

3.  Escolha a alternativa adequada de forma a completar a frase “I cannot speak _____ that matter over the telephone”.

a) in.

b) on.

c) to.

d) for.

4. Observe o diálogo a seguir. Daniel: I told you to not buy that. Jack: But dad, how come you don’t have any money in the bank? Escolha a opção correta a respeito do diálogo entre pai e filho. 

a) Jack estruturou a sua frase inadequadamente assim como o seu pai Daniel.

b) Daniel estruturou a sua frase adequadamente assim como o seu pai Jack.

c) Daniel  estruturou a sua frase inadequadamente. Já Jack, estruturou a sua frase corretamente.

d) Jack estruturou a sua frase inadequadamente. Já o seu pai Daniel, estruturou a sua frase corretamente.

5. Observe o diálogo a seguir. Bob: Bye, Samantha. Bob: Goodbye, Bob. I look forward ______soon.  Escolha a opção correta para completar a lacuna assim. 

a) to seeing you soon.

b) to see you soon.

c) for seeing you soon.

d) see you soon.

6. Em ” I’m sorry, but I can’t help you move this weekend. It’s final-exams week at LSU”, é possível unir ambas as frases por meio da preposição:

a) What with

b) With what

c) With

d) For what

7. Complete a frase: “I’m very tired, ______________”. 

a) because travel all day yesterday.

b) what with travel all day yesterday.

c) what with having a disturbed night.

d) what with have a disturbed night.

8. Observe o diálogo a seguir. Daniel: I was shocked to what happened to his brother. Jack: So was I. Assinale a alternativa que contém a versão correta do diálogo em questão. 

a) Daniel: I was shocked with what happened to his brother. Jack: So were I.

b) Daniel: I was shocked with what happened to his brother. Jack: I was either.

c) Daniel: I was shocked at what happened to his brother. Jack: Neither was I.

d) Daniel: I was shocked at what happened to his brother. Jack: So was I.

9. Observe o diálogo a seguir. Samantha: I love the way you smile at me. Daniel: You mean the whole wide world to me. Assinale a alternativa que contém a versão correta do diálogo em questão. 

a)  Samantha: I love the way you smile for me. Daniel: You mean the whole wide world to me.

b) Samantha: I love the way you smile to me. Daniel: You mean the whole wide world for me.

c) Samantha: I love the way you smile at me. Daniel: You mean the whole wide world to me.

d) Samantha: I love the way you smile me. Daniel: You mean the whole wide world to me.

GABARITO

1 – a) for | já falamos sobre  uso particular de for com o sentido de because aqui no blog. Nesse caso, não estamos diante de uma preposição, mas sim de uma conjunção. Para conferir o uso de for como conjunção e não de preposição – que é o mais conhecido – [clique aqui].

2 – a) in firing | esse tema foi tratado em um tema específico aqui na página em que expliquei o uso de have no qualms. Cabe dizer have no qualms about e have no qualms in como você poderá conferir [nesse artigo, clique].

3 – b) on | aqui temos mais uma vez o uso de outra palavra que poderá fazer as vezes de about. Fique atento, pois esse uso é muito recorrente em provas.

4 – c) Daniel  estruturou a sua frase inadequadamente. Já Jack, estruturou a sua frase corretamente | foi invertida a ordem adequada das palavras em que o correto é I told not to (e não I told you to not). Para aprender mais sobre esse tema [clique aqui].

5 – a) to seeing you soon. | Esse tópico é clássico! Não há como negligenciá-lo haja vista gerar muita confusão entre estudantes de inglês, por isso mesmo, cair com bastante frequência em provas. Para dominá-lo de vez sugiro que confira [essa dica, clique].

6 –  a) What with | Se você desconhecia o uso dessa combinação de palavras, então acabou de aprender algo novo e expandir o seu vocabulário. O uso de what with está atrelado a alguma justificativa como explique [nesse texto, clique].

7 – c) what with having a disturbed night | aqui você deve fica super atento, pois há um verbo ocorrendo após a preposição with e, sendo assim, o verbo deverá vir no formato ing [como explicado nesse texto, confira].

8 – d) Daniel: I was shocked at what happened to his brother. Jack: So was I.| a verdade é que não há qualquer erro na frase citada. Você deve ficar atento ao uso de at em ocasiões como a apresentada. Sugiro que confira [essa dica, clique]. Vale a pena ficar ligado no uso dessa preposição com alguns verbos, de forma estratégica.

9 – c) Samantha: I love the way you smile at me. Daniel: You mean the whole wide world to me. | mais uma vez não há qualquer erro nessa frase. O uso de at aqui está adequado (como no exercício anterior) e o uso de to também.

Então, é isso. Como eu disse no começo desse artigo, caso você decida usar essas dicas de alguma forma, por favor dê os devidos créditos ao blog. Se ficou com alguma dúvida, é só deixar o seu comentário para que possamos auxiliá-lo (a). Até a próxima!  😉

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta