Home Dicas para Aprender e Estudar Inglês Qual A Diferença Entre Língua e Idioma?

Qual A Diferença Entre Língua e Idioma?

by Daniel Silva
0 comment

Qual A Diferença Entre Língua e Idioma? Você sabe? Se não sabe vai aprender agora. Caso este seja o seu primeiro acesso a blog inglês no teclado, seja muito bem-vindo (a). Estamos no ar desde 2009. Por aqui passam milhares de pessoas todos os dias. Em nosso canal no Youtube, milhares de pessoas acompanham as nossas aulas de inglês online por lá. Vale muito a pena dar uma olhadinha.

Enfim, vamos ao que interessa. Qual é mesmo a “diferença entre língua e idioma”?

Qual A Diferença Entre Língua e Idioma?

O pessoal da cultura inglesa trouxe a seguinte explicação:

Você sabe a diferença entre língua e idioma? A língua é, um instrumento de comunicação, e é essa a sua maior finalidade. Ela pertence aos falantes, que dela apropriam-se para estabelecer interações com a sociedade onde vivem. Quando dizemos que a língua é um instrumento do povo, dizemos que, embora existam as normas gramaticais que regem um idioma, cada falante opta por uma forma de expressão que mais lhe convém, originando aquilo que chamamos de fala. Já o idioma é uma língua própria de um povo. Está relacionado com a existência de um Estado político, sendo utilizado para identificar uma nação em relação às demais. Por exemplo, no Brasil, o idioma oficial é o Português, comum à maioria dos falantes. Mesmo que existam comunidades que utilizem outros idiomas, apenas a língua portuguesa recebe o status de língua oficial. Existem países, como o Canadá, por exemplo, em que dois idiomas são considerados como oficiais, nesse caso, o francês e o inglês.

Perceba, portanto, que a língua é um elemento do idioma. O idioma é mais abrangente. Por exemplo, a língua inglesa, assim, como o dólar, é utilizada por pessoas de vários países (perguntamos: quantas línguas você fala? Não perguntamos: quantos idiomas você fala?). Porém, quando a língua inglesa é estudada à ótica de dado país – como algo característico a ele -, optamos pelo termo idioma.  O inglês, se tratado como mero instrumento de comunicação entre pessoas do mundo todo é uma língua. O inglês, quando analisado como traço característico dos Estados Unidos é o idioma, já que no Brasil o idioma é o Português.

Advertisement

Agora, observe, contudo, que se compararmos os Estados Unidos com a Inglaterra, não temos um elemento diferenciador em termos de idioma – o inglês é a língua oficial de ambos. No entanto, se comparamos o Brasil e Argentina, há um elemento que os diferencia: o idioma. No Brasil, seu povo fala Português. Na Argentina, seu povo fala espanhol.

Então é, isso. Ficou com alguma dúvida sobre a diferença entre as palavras língua e idioma? Comente abaixo para que possamos te ajudar. É um prazer interagir com os nossos leitores.

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy